A disciplina desenvolve uma prática sobre os elementos construtivos e constitutivos do desenho, os sinais gráficos e suas materialidades, visando à organização dos elementos plásticos básicos no campo bidimensional, para a articulação de conjuntos significantes. Exercícios de desenho e noções sobre sua história introduzem ao aluno possibilidades de reflexão, que ativem a capacidade analítica e a realização de trabalhos particulares. A disciplina desenvolve a observação e a representação dos elementos cromáticos, a partir do uso do lápis de cor, passando para as tintas a óleo, visando à organização dos elementos plásticos básicos no campo da pintura. Exercícios de observação e representação introduzem ao aluno possibilidades de reflexão, que ativem a capacidade analítica e a realização de trabalhos particulares. A formação didático-pedagógica do professor de artes visuais está contemplada nos conteúdos e práticas desta disciplina.
Organização dos elementos plásticos cromáticos básicos no campo bidimensional para a articulação de conjuntos significantes.
a. Imagem e conceito: desenho e história b. Inter-relação de imagens: analogias e composições: analogia e composição. c. Figura e contexto: forma e esquema visual d. Interferências na organização do campo: noções sobre composição e ritmo. e. Organização de conjuntos: reordenação e alteração de significados. f. Observação e representação de texturas coloridas em elementos da natureza (conchas, folhas, pedras) g. Observação e representação de objetos em arranjos segundo a tradição da pintura – natureza-morta h. Observação e representação da figura humana – modelo vivo i. Figura e contexto: forma e esquema visual j. Organização do campo: composição e ritmo. l. Organização de conjuntos: reordenação e alteração de significados. *15 horas dos créditos trabalho da disciplina serão consideradas como Atividades Extensionistas.
HICKETHIER, Alfred. Le Cube des Couleurs. Dessain et Tolra, Paris, 1973. KUPPERS, Harold. La couleur Office du Livre, Suisse, 1975. ALBERS, Josef. Interaction of color. New Haven/London, Yale University Press, 1975. GAGE, John, A Cor na Arte, São Paulo: Martins Fontes, 2012 GOETHE, J. W. Doutrina das Cores, (apresentação e apêndice Marco Giannotti), São Paulo, Nova Alexandria, 1993 ITTEN, Johannes, Kunst der Farbe, Ravensburg: Otto Maier, 2000 PEDROSA, Israel, Da Cor à Cor Inexistente, 10a. ed., 3a. reimpressão, Rio de Janeiro: Senac Editoras, 2014 RICHMOND, Leonard, The Technique aof Colour Mixing, New York/London: Piman, s/d. WITTGENSTEIN, Ludwig, Anotações sobre as Cores – Edição Bilíngüe, Lisboa: Edições 70, s/d