A disciplina se organiza na forma de aulas teóricas e discussões de trabalhos dos alunos. Seu objetivo é estimular a produção de trabalhos individuais e coletivos a partir de uma reflexão sobre o espaço pictórico contemporâneo, com ênfase na composição e na cor como seus elementos constitutivos. Por meio da relação entre pintura e cinema pretende-se estabelecer fundamentos para a compreensão da produção artística contemporânea e estimular a execução de obras que sejam reflexo da situação contemporânea.
A disciplina consiste no estabelecimento de relações entre a representação pictórica e o contexto histórico de produção, por meio da apresentação de obras de artistas e cineastas e da discussão de trabalhos dos alunos.
1. Configurações do espaço pictórico 2. Alterações no espaço e no tempo. 3. Moderno X Pós-moderno: de Pollock a McCarthy 4. O não-pintor: Vinyl de Andy Warhol 6. Desconstrução do herói e dos gêneros: Trash, Flesh e Heat de Paul Morrissey. 7. Punk e a Bad Painting: Magnicídio de Derek Jarman 8. A abstração e os afetos: Yves Klein 9. Sensation e Jackass: Gummo de Harmony Korine. 10. Fotografia e feminismo: Mentes Paranoicas de Cindy Sherman 11. Pintura, cinema e softwares: O livro da imagem de Godard
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