Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Comunicações e Artes
 
Artes Plásticas
 
Disciplina: CAP0206 - Pintura e Cinema
Painting and Cinema

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2024 Desativação:

Objetivos
A disciplina se organiza na forma de aulas teóricas e discussões de trabalhos dos alunos. Seu objetivo é estimular a produção de trabalhos individuais e coletivos a partir de uma reflexão sobre o espaço pictórico contemporâneo, com ênfase na composição e na cor como seus elementos constitutivos. Por meio da relação entre pintura e cinema pretende-se estabelecer fundamentos para a compreensão da produção artística contemporânea e estimular a execução de obras que sejam reflexo da situação contemporânea.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
457984 - Dora Longo Bahia
 
Programa Resumido
A disciplina consiste no estabelecimento de relações entre a representação pictórica e o contexto histórico de produção, por meio da apresentação de obras de artistas e cineastas e da discussão de trabalhos dos alunos.
 
 
 
Programa
1. Configurações do espaço pictórico
2. Alterações no espaço e no tempo.
3. Moderno X Pós-moderno: de Pollock a McCarthy
4. O não-pintor: Vinyl de Andy Warhol
6. Desconstrução do herói e dos gêneros: Trash, Flesh e Heat de Paul Morrissey.
7. Punk e a Bad Painting: Magnicídio de Derek Jarman
8. A abstração e os afetos: Yves Klein
9. Sensation e Jackass: Gummo de Harmony Korine.
10. Fotografia e feminismo: Mentes Paranoicas de Cindy Sherman
11. Pintura, cinema e softwares: O livro da imagem de Godard
 
 
 
 
Avaliação
     
Método
1. Aulas expositivas com informações teóricas relacionadas a cada um dos tópicos do programa.
2. Coordenação de trabalhos práticos.
3. Análise crítica e discussão dos resultados.
4. Auto-avaliação
Critério
1. Participação.
2. Prática de trabalho.
3. Capacidade de sistematização, transposição e associação.
Norma de Recuperação
O aluno deverá apresentar um trabalho, referente ao programa desenvolvido durante o semestre letivo, determinado pelo professor, até o primeiro dia de aula do semestre seguinte.
 
Bibliografia
     
AGAMBEN, Giorgio. O que é o contemporâneo? e outros ensaios. Chapecó, SC: Argos, 2009.
____. Estâncias: A palavra e o fantasma na cultura ocidental. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2011.
BADIOU, Alain. Cinema. Translation: Susan Spitzer. Cambridge: Polity Pres, 2013.
____. Pequeno manual de inestética. São Paulo: Estação Liberdade, 2002.
BENJAMIN, Walter. A obra de arte na época de sua reprodutibilidade técnica. Porto Alegre: Editora Zouk, 2012.
____. Sobre Arte, Técnica, Linguagem e Política. Lisboa: Relógio D’Água Editores, 1992.
BERGALA, Alain. Jean-Luc Godard par Jean-Luc Godard. Paris: Cahiers du cinéma - Editions de l'Etoile, 1985.
BOURDON, David. Warhol. New York: Harry N. Abrams, Inc, 1989.
BROOKS, Rosetta; Rian, Jeff; SANTE, Luc. Richard Prince. London: Phaidon Press Limited, 2003.
BUCK-MORSS, “Estética e anestética: uma reconsideração de a obra de arte de Walter Benjamin”. In: T. Capistrano (Ed.), Benjamin e a obra de arte: técnica, imagem, percepção / Walter Benjamin (et al.). Tradução: Marijane Lisboa e Vera Ribeiro. Rio de Janeiro: Contraponto, 2012.
BUTLER, Judith. Problemas de gênero: feminismo e subversão da identidade. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2013.
CHELPA FERRO [ZERBINI, Luiz; MEKLER, Sergio; BARRÃO]. Chelpa Ferro. Texto: Moacir dos Anjos. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2008.
COLEGRAVE, Stephen; SULLIVAN, Chris. Punk: A life apart. London: Cassel Illustrated, 2004.
EISENSTEIN, Sergueï M. Notes pour une histoire générale du cinéma. Edition: Naoum Kleiman, Antonio Somaini. Traduction du russe: Catherine Perrel. Notes: F. Albera, N. Kleiman, C. Perrel, A. Somaini. Paris: Association Française de Recherche sur l’Histoire du Cinéma, 2013.
HARVEY, David. Condição pós-moderna: Uma pesquisa sobre as origens da mudança cultural. Tradução: Adail Ubirajara Sobral, Maria Stela Gonçalves. São Paulo: Edições Loyola, 1992.
JACQUES, Paola Berenstein (Org.). Apologia da deriva: Escritos situacionistas sobre a cidade. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2003.
_ JE vous salut Sarajevo. Direção: Jean-Luc Godard. França: 1993. Disponível em: http://youtu.be/LU7-o7OKuDg. Acesso em: 7 de fevereiro de 2012.
JEAN-LUC GODARD. Documents: catálogo. Paris: Éditions Centre Pompidou, 2006. Catálogo: Voyage(s) en utopie, Jean Luc-Godard, 1946-2006.
KRAUSS, Rosalind. KRAUSS, Rosalind. A voyage on the North Sea: art in the age of the post-medium condition. London: Thames and Hudson, 2000.
______. O fotográfico. Tradução: Anne Marie Davée. Barcelona: Editorial Gustavo Gili SA, 2002.
____. The Originality of the avant-Garde and other Modernist Myths. Cambridge / London: The MIT Press, 1985.
LIPPARD, Lucy; CHANDLER, John. “A desmaterialização da arte”. Tradução: Fernanda Pequeno e Maria P. Menezes de Andrade. In: Arte & Ensaios 25, Revista do Programa de Pós- Graduação em Artes Visuais – EBA – UFRJ. Ano XX, n. 25, maio 2013. Disponível em: http://www.ppgav.eba.ufrj.br/wp-content/uploads/2013/12/ae25_lucy.pdf. Acesso em: 4 de janeiro de 2016.
LÖWY, Michael. Walter Benjamin - aviso de incêndio: Uma leitura das teses “Sobre o conceito de história”. São Paulo: Boitempo, 2005.
MAMMI, Lorenzo. Mortes recentes da arte. Novos Estudos CEBRAP, São Paulo, no 60, julho 2001. MEDINA, Cuauhtémoc. “Contemp(t)orary: eleven theses”. In: E-flux journal, no 12, janeiro 2010. Disponível em: http://worker01.e-flux.com/pdf/article_8888103.pdf. Acesso em: 18 de dezembro de 2015.
RANCIÈRE, Jacques. A fábula cinematográfica. Tradução: Christian Pierre Kasper.
Campinas, SP: Papirus, 2013.
______. A partilha do sensível. Tradução: Mônica Costa Netto. São Paulo: Exo/Editora 34, 2005.
______. O inconsciente estético. Tradução: Mônica Costa Netto. São Paulo: Exo/Editora 34, 2009.
SAFATLE, Vladimir. A paixão do negativo: Lacan e a dialética. São Paulo: Editora UNESP, 2006.
______. “David Lynch e a arte de construir estradas com ruínas”. In: Revista Trópico, 4 setembro 2003. Disponível em: http://www.revistatropico.com.br/tropico/html/textos/1682,1.shl. Acesso em: 27 de fevereiro de 2015.
SMITHSON, Robert. “Entropy and the new monuments”. In: Essays: Selected writings by Robert Smithson. Disponível em: http://www.robertsmithson.com/essays/entropy_and.htm. Acesso em: 24 de novembro de 2015.
U.N.E.F. STRASBOURG. De la misère en milieu étudiant: considérée sous ses aspects économique, politique, psychologique, sexuel et notamment intellectuel et de quelques moyenspour y remédier. 1966. Disponível em: http://library.nothingness.org/articles/SI/fr/display/12. Acesso em: dezembro de 2014.
ZIZEK, Slavoj. Bem-vindo ao deserto do real: cinco ensaios sobre o 11 de setembro e datas relacionadas. São Paulo: Boitempo, 2003. 
______. On David Lynch. Lacan dot com, 2012. Disponível em:
http://www.lacan.com/thesymptom/?page_id=1955. Acesso em: 8 de dezembro de 2015.
______. The art of the ridiculous sublime: on David Lynch’s Lost Highway. Washington: Washington Univ. Pr., 2000.

 

Clique para consultar os requisitos para CAP0206

Clique para consultar o oferecimento para CAP0206

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP