Para os alunos que ingressam no curso de artes visuais, a disciplina introduz as questões próprias da forma tridimensional no campo da Arte, em seus diferentes contextos históricos, assim como propõe a ação sobre a matéria na criação de formas: construir, modelar, dobrar, cortar, escavar, deformar, colar, montar, grudar, amassar, inflar, aglomerar, justapor, replicar, etc. Iniciam-se em experiências que evidenciam a interdependência entre obra e espaço e a concepção da escultura no campo ampliado, para além de um gênero artístico ou dos limites da linguagem e da representação. A formação didático-pedagógica do professor de artes visuais está contemplada nos conteúdos e práticas desta disciplina.
Disciplina de teor experimental, essencialmente prática, na qual estudantes exploram através de exercícios em atelier, os conceitos e noções apresentados nas aulas expositivas (com imagens e leituras de obras de artistas) relacionados a construção de formas e suas relações com o espaço.
Nos exercícios de criação individual estudantes operam com corte, dobra e encaixe de planos, usando caixas de papelão; criam assemblagens com materiais e objetos encontrados; experimentam com linhas e variados materiais instaladas em espaços arquitetônicos, etc. Em todos os exercícios é assinalada a atenção ao processo, em oposição à ênfase no produto final. O último exercício é realizado coletivamente. *15 horas dos créditos trabalho da disciplina serão consideradas como Atividades Extensionistas.
AMARAL, Aracy. Textos do Trópico de Capricórnio: Artigos e Ensaios (1980-2005): Modernismo, Arte Moderna e o Compromisso com o Lugar -Vol. 1, e Circuitos de Arte na América Latina e no Brasil: Vol. 2 São Paulo: Editora 34, 2006. ANDRADE, Gênese (org). Modernismos 1922-2022. São Paulo: Companhia das Letras, 2022. BASBAUM, Ricardo (org.). Arte Contemporânea Brasileira (1970-1999) – texturas, dicções, ficções, estratégias. Rio de Janeiro: Editora Circuito, 2021. FERREIRA, Gloria. Escritos de artistas: Anos 60/70. São Paulo: Ed Zahar, 2006 GULLAR, Ferreira. A experiência Neo-concreta. São Paulo: Cosac & Naify, 2007. HELGUERA, Pablo e HOFF, Monica. Pedagogia No Campo Expandido. Porto Alegre: Fundação Bienal de Artes Visuais do Mercosul, 2011. KRAUSS, Rosalind. Caminhos da Escultura Moderna. São Paulo: WMF Martins Fontes, 1998. RANCIÈRE, Jacques. O Mestre Ignorante. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.