O curso tem como objetivo introduzir o aluno aos fundamentos da linguagem tridimensional que possibilitam o desenho e a construção de objetos, a composição espacial, a articulação de materiais e a operacionalidade com instrumentos.A formação didático-pedagógica do professor de artes visuais está contemplada nos conteúdos e práticas desta disciplina.
O curso tem como objetivo introduzir o aluno aos fundamentos da linguagem tridimensional que possibilitam o desenho e a construção de objetos, a composição espacial, a articulação de materiais e a operacionalidade com instrumentos.
a. Linguagem das formas tridimensionais: principais direções espaciais. Ponto, Linha, Plano, Estruturas e Sólidos. b. Semântica dos materiais: cor, textura, resistência e rigidez em materiais dúcteis laminares e rígidos. c. Processos tridimensionais: escultura, modelagem, modagem, construção, montagem, articulação. d. Modelagem de formas orgânicas: hápticas e visuais. e. Construção de formas geométricas: módulos, sub-módulos e sistemas. f. Projeto e modelos: adequação aos instrumentos e materiais.
AMARAL, Aracy. Textos do Trópico de Capricórnio: Artigos e Ensaios (1980-2005): Modernismo, Arte Moderna e o Compromisso com o Lugar -Vol. 1, e Circuitos de Arte na América Latina e no Brasil: Vol. 2 São Paulo: Editora 34, 2006. ANDRADE, Gênese (org). Modernismos 1922-2022. São Paulo: Companhia das Letras, 2022. BASBAUM, Ricardo (org.). Arte Contemporânea Brasileira (1970-1999) – texturas, dicções, ficções, estratégias. Rio de Janeiro: Editora Circuito, 2021. FERREIRA, Gloria. Escritos de artistas: Anos 60/70. São Paulo: Ed Zahar, 2006 GULLAR, Ferreira. A experiência Neo-concreta. São Paulo: Cosac & Naify, 2007. HELGUERA, Pablo e HOFF, Monica. Pedagogia No Campo Expandido. Porto Alegre: Fundação Bienal de Artes Visuais do Mercosul, 2011. KRAUSS, Rosalind. Caminhos da Escultura Moderna. São Paulo: WMF Martins Fontes, 1998. RANCIÈRE, Jacques. O Mestre Ignorante. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.