Fundamentar o conhecimento do sistema, do método e do registro da “forma”, do sistema de informação dimensional, da relação entre “forma” espacial e forma “gráfica”, dos elementos de perspectiva artificial e perspectiva óptica. Instrumentalizar o aluno no uso da linguagem gráfica codificada, proporcionando o conhecimento da representação da imagem tridimensional em um suporte bidimensional. A formação didático-pedagógica do professor de artes visuais está contemplada nos conteúdos e prática desta disciplina.
A imagem tempo-espacial e a figura gráfica. Modos e meios na representação adequada do espaço, e uso de fabricação digital.
I. Os registros gráficos da representação espacial a. código geométrico; b. justificativa geométrica (estrutura gráfica). II. O registro como código a. o campo como “fundo infinito”; b. entidades geométricas; c. sistema “geométrico-descritivo”. III. Projeção cônica a. perspectiva exata; b. sistema; c. aplicação. IV. Sombras V.Perspectiva natural a.observação; b. intuitiva; c. sistema de diagonais – Teorema de Talles. VI. Perspectiva circular a. projeto; b. sistema; c. aplicação.
DA VINCI, Leonardo. Tratado de Pintura. Madrid, Nacional, 1976.DESARGUES, Pierre. Perspective. New York, Henry N. Abrams, 1976.CHING, Francis D. K.; JUROSZEK, Steven P. Representação gráfica para desenho e projeto. Barcelona: Dustavo Gili, 2001.FLOCON, Albert; TATON, René. A Perspectiva. São Paulo: Difel, 1967.FRAGOSO, Suely. O espaço em perspectiva. Rio de Janeiro: E-Papers Serviços Editoriais, 2005.FRENCH, Thomas; Vierck, Charles. Desenho técnico e tecnologia gráfica. São Paulo: Globo, 2002.DOMINGUEZ, Fernando. Curso de croquis y perspectivas. Buenos Aires: nobuKo, 2003. GIESECKE, Frederick [et al]. Comunicação gráfica moderna. Porto Alegre: Bookman, 2002.GREGORY, R. L. Olho e cérebro: psicologia da visão. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1979.KANDINSKY, Wassily. Ponto linha plano. Lisboa: Edições 70, s.d.MONTENEGRO, Gildo A. A perspectiva dos profissionais. Sao Paulo : Edgard Blucher, 1983PANOFSKY, Erwin. La perspectiva como forma simbólica. Barcelona: Tusquets Editor, 1980.PARRAMÓN, José M. A perspectiva na arte. Lisboa: Editorial Presença, 1998.Uma bibliografia complementar poderá ser acrescida.