O curso pretende discutir os diferentes elos entre a fotografia e a pintura ao longo da história, indagações técnicas e conceituais estão imbricadas com a prática artística que envolve estas duas linguagens. Além das aulas teóricas, os alunos devem sobretudo desenvolver um trabalho pessoal envolvendo a prática da fotografia e da pintura.
Teoria e prática parecem sempre se dissociar na graduação, bem como o ensino das diferentes linguagens artísticas. O curso pretende integrar a pratica da pintura com a fotografia como um modo de apreender a se situar no tempo e saber indagar o estatuto da imagem no mundo contemporâneo.
Observação: o aluno deve ter um conhecimento mínimo de fotografia a pintura Programa I. Pintura e história II. O lugar do observador III O museu imaginário IV. Técnica e poética V. Cor e olhar VI A câmara obscura e a pintura VI. Pintura e percepção VII. O pintor e o seu estúdio VIII. Impressionismo e a fotografia IX. Fotógrafos pintores X. Pintores fotógrafos XI. Pintura e o advento da fotografia colorida XII Pintura e colagem (fotomontagem) XIII. Retratos e autorretratos na pintura e na fotografia XV. Questões sobre a pintura e a fotografia atualmente. XVI.A revolução digital e a pintura XVII Avaliação das obras realizadas durante o curso XVIII. Avaliação das obras realizadas durante o curso
AUMONT, Jacques O Olho interminável. Cosac & Naify, 2004. BARTHES, R. A Câmara Clara – Nota Sobre a Fotografia. Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira S. A., 1984 BATTOCK, Gregory. A Nova Arte. Editora Perspectiva. COSTA. Heloise Waldemar Cordeiro e a Fotografia CRARY, J . Técnicas do observador Suspensões da percepção: atenção, espetáculo e cultura moderna 2013, 384 P. FRANCASTEL, Pierre. Imagem, Visão e Imaginação. Martins fontes, 1983. FRIEDBERG, A. The Virtual Window – From Alberti to Microsoft. Cambridge: MIT Press, 2006 FORES. Laura González Fotografia e Pintura: Dois Meios Diferentes? GAGE, J. Colour and culture: practice and meaning from antiquity to abstraction. London: Thames and Hudson, 1993. 335 p. FRIED, Michael-Fried-Why-Photography-Matters-as-Art-as-Never-Before GIANNOTTI, M. Breve historia da Pintura Contemporânea. Claridade 2009. SONTAG. Susan Sobre a fotografia. Cia das Letras, 1977 OBRIST, H.U. [org]. Gerhard Richter – The Daily Practice of Painting. MIT Press, 1998 WALL, Jeff: Works and Sellected papers, 2007