Fornecer informações teórico-práticas que facilitem a compreensão e utilização adequada dos meios pictóricos na realização de trabalho individuais.
Da Cor- luz à superfície superfície.
a) . observação da luz como geradora de imagem. b). O espaço, a forma e a composição pictóricas. c). Materiais, instrumental e técnicas para pintura a óleo, encáustica, têmpera e resinas sintéticas, incluindo a preparação dos suportes específicos. d). Estudo das características dos pigmentos, aglutinantes e solventes.
AUMONT, Jacques O Olho interminável. Cosac & Naify, 2004. BARTHES, R. A Câmara Clara – Nota Sobre a Fotografia. Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira S. A., 1984 BATTOCK, Gregory. A Nova Arte. Editora Perspectiva. COSTA. Heloise Waldemar Cordeiro e a Fotografia CRARY, J . Técnicas do observador Suspensões da percepção: atenção, espetáculo e cultura moderna 2013, 384 P. FRANCASTEL, Pierre. Imagem, Visão e Imaginação. Martins fontes, 1983. FRIEDBERG, A. The Virtual Window – From Alberti to Microsoft. Cambridge: MIT Press, 2006 FORES. Laura González Fotografia e Pintura: Dois Meios Diferentes? GAGE, J. Colour and culture: practice and meaning from antiquity to abstraction. London: Thames and Hudson, 1993. 335 p. FRIED, Michael-Fried-Why-Photography-Matters-as-Art-as-Never-Before GIANNOTTI, M. Breve historia da Pintura Contemporânea. Claridade 2009. SONTAG. Susan Sobre a fotografia. Cia das Letras, 1977 OBRIST, H.U. [org]. Gerhard Richter – The Daily Practice of Painting. MIT Press, 1998 WALL, Jeff: Works and Sellected papers, 2007