O curso pretende analisar questões fundamentais que estão presentes no dia a dia de um pintor em busca da pintura contemporânea. Aspectos temporais, indagações técnicas e conceituais estão imbricados com a prática artística. Além das aulas, seminários serão realizados a fim de discutir a produção pictórica do aluno
Da Cor- luz à superfície superfície.
I . Pintura e história II. O museu imaginário III. O lugar do observador IV. Janelas V. Pintura e percepção VI. Cor e olhar VII. Técnica e poética VIII O pintor e seu estúdio. IX. Pintura e arquitetura X.Pintura e fotografia XI. Pintura e cinema. XII.Pintura e colagem XIII.Pintura e as novas tecnologias XIV. Pintura e politica XV Avaliação e seminários XVI Avaliação e seminários XVII 6 Avaliação e seminários Encerramento das aulas
AUMONT, Jacques O Olho interminável. Cosac & Naify, 2004. BARTHES, R. A Câmara Clara – Nota Sobre a Fotografia. Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira S. A., 1984 BATTOCK, Gregory. A Nova Arte. Editora Perspectiva. COSTA. Heloise Waldemar Cordeiro e a Fotografia CRARY, J . Técnicas do observador Suspensões da percepção: atenção, espetáculo e cultura moderna 2013, 384 P. FRANCASTEL, Pierre. Imagem, Visão e Imaginação. Martins fontes, 1983. FRIEDBERG, A. The Virtual Window – From Alberti to Microsoft. Cambridge: MIT Press, 2006 FORES. Laura González Fotografia e Pintura: Dois Meios Diferentes? GAGE, J. Colour and culture: practice and meaning from antiquity to abstraction. London: Thames and Hudson, 1993. 335 p. FRIED, Michael-Fried-Why-Photography-Matters-as-Art-as-Never-Before GIANNOTTI, M. Breve historia da Pintura Contemporânea. Claridade 2009. SONTAG. Susan Sobre a fotografia. Cia das Letras, 1977 OBRIST, H.U. [org]. Gerhard Richter – The Daily Practice of Painting. MIT Press, 1998 WALL, Jeff: Works and Sellected papers, 2007