Fornecer ao aluno elementos de metodologia operativa como instrumental para as realizações estéticas individuais.
a. Preparação de telas, bases b Colagem e descolagem: processos e significados c. Moagem de Pigmentos para preparação de tintas d. A encáustica como veículo para pintura e. Têmperas magras e gordas f. afresco (pintura mural) g outros materiais possíveis para a composição cromática
BELLANGER, Camilo. El pintor: manual de pintura. Buenos Aires, Albatroz, 1943. DOERNER, Max. The materials of the artist and their use in painting with notes on the techniques of the old masters. London: Granade, 1977. HAYS, Colin. Guia completo de pintura y dibujo: técnicas y materiales. Madrid, Blume, 1980. LEGER, Fernand. Funções da pintura. Lisboa: Bertrand, 1965. LICHTENSTEIN, Jacqueline (org.) Pintura – Textos essenciais (vol 1 a 17), Sao Paulo: Editora 34, 2004-10 KANDINSKY, Wassily. De lo Espiritual en el Arte . Barcelona: Barral, 1983 KLEE, Paul. Écrits sur l'art II: le pensée creatrice. Paris: Dessain et Tolra, 1980. ____. Écrits sur l'art II: histoire naturalle infinil. Paris: Dessain et Tolra, 1980. MARLING, Karal A., Wall to Wall America – A Cultural History of Post-Office Murals in the Great Depression, Minneapolis: University of Minnesota Press, 1982 MAYER, Ralph, The Artist’s Handbook, New York: Viking, 4a. Ed., 1985 (Há edições mais novas da Martins Fontes e em Protuguês) MOTTA, Edson e SALGADO, Maria Luiza Guimarães, Iniciação à Pintura, Rio de Janeiro: Zahar, 1976 SIQUEROS, David, Como se pinta un mural, Mexico, 1957