Estimular pesquisas no campo da pintura, visando desenvolver os princípios criativos que fundamentam esta prática artística. Orientar a concretização destes princípios durante a realização de trabalhos individuais. Desenvolver a análise e a reflexão sobre as relações entre as obras produzidas e o contexto mais geral da arte.
Determinado pelos projetos individuais que o aluno apresentará e desenvolverá durante o semestre. Os projetos poderão inscrever-se em três linhas de pesquisa optativas: técnicas, processos, instrumentos e suportes (ênfase nos meios); linguagem visual (ênfase na sintaxe, sua articulação e significados); interdisciplinar (ênfase na relação com outros campos artísticos). Os alunos poderão optar também por um trabalho sem a predeterminação de projeto (ênfase na expressão). Em qualquer das opções, as realizações deverão ser acompanhadas por um material descritivo que sintetize seu desenvolvimento.
Determinado pelos projetos individuais que o aluno apresentará e desenvolverá durante o semestre.Os projetos poderão inscrever-se em três linhas de pesquisa optativas: a. Técnicas, processos, instrumentos e suportes (ênfase nos meios). b. Linguagem visual (ênfase na sintaxe, sua articulação e significados). c. Interdisciplinar (ênfase na relação com outros campos artísticos). Os alunos poderão optar também por um trabalho sem a predeterminação de projeto (ênfase na expressão). Em qualquer das opções, as realizações deverão ser acompanhadas por um registro que sintetize o processo de seu desenvolvimento. A forma deste registro será determinada pelas singularidades do trabalho realizado, podendo utilizar um ou vários suportes lingüísticos: visual, verbal, digital, audiovisual, etc.
ARNHEIM, Rudolf. El "Guernica"de Picasso: Gênesis de una pintura. Barcelona: Gustavo Gili, 1976. (Col. Comunicación Visual).BERGER, John. Modos de ver. Lisboa: Martins Fontes, 1980.GOMBRICH, E. H. Arte e ilusão: um estudo de psicologia da representação pictórica. São Paulo: Martins Fontes, 1980.____. The image and the eye: further studies in the psichology of pictorial representation. Oxford: Phaidon Press, 1982.MENNA, Filiberto. La opción analítica en el arte moderno: figuras y íconos. Turin:Einaudi, 1975.PANOFSKY, Erwin. Significado nas artes visuais. São Paulo: Perspectiva, 1976.WOLFE, Tom. The painted world. New York: Bantam Books, 1976.