a) Pesquisa teórica sobre os princípios filosóficos, sociológicos, estéticos ou psicológicos do ensino da arte, enfocados no contexto da contemporaneidade e/ou no contexto histórico, com a possibilidade de pesquisa de campo comprobatória.b) Pesquisa de campo sobre os efeitos da arte no desenvolvimento social, afetivo, cognitivo, gráfico e motor da criança e adolescentes. Exploração metodológica em ação, com aulas projetadas teoricamente e analisados os resultados em função dos objetivos propostos.c) Trabalho prático que demonstre princípios de ativação da obra de arte e que ajude os alunos de 1º e 2º graus a entender e apreciar a obra de arte; jogos audiovisuais são produtos possíveis.
O Projeto de Graduação na Licenciatura em Artes Plásticas será desenvolvido pelos alunos, sobre tema a ser apresentado em um anteprojeto entregue previamente, dentro das regras constantes das normas que lhe serão oferecidas por ocasião da sua matrícula. Todos os professores que lecionam no curso poderão participar do referido Projeto, ficando a cargo de um docente indicado pelo aluno, a orientação específica de seu projeto.
Determinado pelo projeto individual que o aluno desenvolverá.Linhas de Pesquisa Optativas:a) Fundamentos da arte na educação.b) Métodos do ensino da arte.c) Produção de material didático.
Fundamentos da Arte na Educação:AFRICANO, T. Il problema dell'arte infantile. Roma: Palombi, 1938.ARNHEIM, Rudolf. Arte y percepcion visual. Buenos Aires: Eudeba, 1972.____. El pensamiento visual. Buenos Aires: Eudeba, 1973.BARBOSA, Anna Mae. Arte-Educação: conflitos e acertos. São Paulo: Max Limonad, 1989.BATTCOK, Gregory. New ideas in art education. New York: A. Dutton Papperback, 1972.DEWEY, John. Art and education. 3rd ed. Barnes Foundation Press, 1954.____. Art as experience. New York: Capricorn books, G. P. Putnam's Sons, 1958.____. Democracy and education. New York: Macmillan, s.d.DOFRENNE, M. The phenomenology of aesthetic experience. Evans Northwestern University Press, 1973.EHRENZWEIG, Anton. The psychoanalysis of artistic vision and hearing. New York: Braziller, 1965.EISNER, Elliot. Education artistic vision. London: Macmillan, 1972.GOMBRICH, E. M. Arte e ilusão: um estudo da psicologia da representação pictórica. São Paulo: Martins Fontes, 1986.Métodos do Ensino da Arte:ADSNAR Y MORENO, J. La enseñanza del dibujo en las escuelas primarias y normales de España. Madrid: Hernando, 1949.BARRET, Maurice. Art education: a strategy for course design. London: Heinemann Education Books, 1979.DECROLY, O. La psicologia del dibujo y el desarrollo de aptitud gráfica. Bélgica: 1912.DEWEY, John. The child and curriculum. Chicago: University of Chicago Press, 1902.DUARTE, Maria de Souza. A educação pela arte: o caso Brasília. Brasília: Thesaurus, 1983. KELLOG, Rhoda. Analysing children's art. National Press Books, 1969.LUQUET, G. M. Le dessin enfantin. Paris: Lib Félix Alcan, 1927.WALLON, Henry & LILIANE, Lurçat. El dibujo del personaje por el Niño. Buenos Aires: Proteo, 1968.Produção de Material Didático:EISNER, Elliot. Education artistic vision. London: Macmillan, 1972.HUDSON, Tom. Educação criadora. Rio de Janeiro: Escolinha de Arte do Brasil, 1972.GREGORY, R. L. The inteligent eye. London: Weindelfeld & Nicolson, 1971.LOPES, Joana. Pega teatro. São Paulo: Centro de Teatro e Editora Popular, 1981.MAUCO, Georges. Education de la sensibilidade en El Niño. Acguilar, s.d.OSTROWER, Fayga. Universos da arte. Rio de Janeiro: Campus, 1983.KEPES, Gyorgy. El lenguage de la visión. Buenos Aires: Infinito, s.d.READ, Herbert. As origens da forma na arte. Rio de Janeiro: Zahar, 1967.____. A redenção do robo. São Paulo: Summus, 1986.SAUNDERS, Robert J. Relating art and humanities to the classroom. Dubuque/Jowa: W.M.C. Brown, 1972.