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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Comunicações e Artes
 
Artes Plásticas
 
Disciplina: CAP0222 - Cerâmica
Ceramics

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h ( Práticas como Componentes Curriculares = 15 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2019 Desativação:

Objetivos
Introduzir o aluno nos fundamentos da linguagem da cerâmica por meio de técnicas e procedimentos de construção e modelagem próprias da cerâmica, de processos de coloração e de uso de queimas, visando um desenvolvimento poético singular integrando a livre experimentação à consciência no uso da matéria. A disciplina vista também a integração entre linguagens visuais bidimensionais, como a da gravura, fotografia, fotocópia e pintura e a linguagem da cerâmica, caracterizada pela produção de formas tridimensionais e pela ocupação no espaço, por meio de atividades experimentais e de reflexões advindas deste processo.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
1614087 - Mario Celso Ramiro de Andrade
 
Programa Resumido
Desenvolver os fundamentos da modelagem específica para gesso e cerâmica, das suas pigmentações e suas queimas, como desenvolver uma interface entre a cerâmica, pintura e gravura, cópia reprográfica, e outras técnicas de impressão
 
 
 
Programa
Fundamentos da modelagem para gesso e cerâmica pelos processos de rolos, placas, bloco e pinch-pot
Secagem e queimas em atmosfera oxidante e atmosfera redutora (raku)
Pigmentação de massas cerâmicas, engobes e vitrificação.
Apresentações de informações com material áudio visual
Técnicas de modelagem de placas e painéis – utilização de moldes – prensagem e colagem.
Pintura e impressões – massas coloridas, engobes, vidração com esmaltes coloridos sobre baixo esmalte (UG), sobre esmalte (OG) , cópia reprográfica, serigrafia, decalques cerâmicos.
Interferências na massa cerâmica – adição de cargas na massa: chamotes, minerais, fibras orgânicas etc..
 
 
 
Avaliação
     
Método
Desenvolvimento de projeto e trabalho prático, com ênfase na experimentação, leitura de textos, visitas a exposições, sempre com resenhas e reflexões sobre os temas. Análise crítica conjunta ou individual dos trabalhos realizados
Critério
Parte prática – peso 2 Avaliação passo a passo do desenvolvimento do trabalho individual. Avaliação final do trabalho individual. Parte teórica – peso 1 Apresentação de resenhas de exposições, reflexões sobre o trabalho realizado e/ou análise de trabalhos comparativos de artistas. Norma de Recuperação Avaliação da produção de trabalhos, práticos e teóricos, realizados.
Norma de Recuperação
Análise da produção de trabalhos, práticos e teóricos, realizados pelos alunos durante o curso.e durante o prazo de recuperação.
 
Bibliografia
     
ARAUJO, Olivio Tavares de . Brennand. São Paulo, Métron, 1998 
BARDI, Pietro Maria. Arte da cerâmica no Brasil. São Paulo. Banco Sudameris do Brasil S/A. Raízes Artes Gráficas: 1980.
CHAVARRIA, Joaquim. Moldes. Barcelona: Parramon Ediciones S.A., 2006
CHITI, Jorge Fernandez. Curso Practico de Ceramica. Buenos Aires, Argentina. Ediciones Condorhuasi. Tomo 2 . 1995
CHITI, Jorge Fernandez. El libro del ceramista. Buenos Aires: Condorhuasi, 1994.
COOPER, Emmanuel. Historia de la cerâmica. Barcelona: Ediciones CEAC, 1987.
FOURNIER, Robert. Illustrated Dictionary of Practical Pottery. Radnor Pennsylvania: Chilton Book Company, 1992.
GIOVANNINI, Rolando. La serigrafia em la cerámica - escuela, arte, industria.Barcelona:Ediciones Omega,S.A. 1989
KOPLOS, Janet; BORKA, Max. The unexpected - Artists' Ceramics of the 20th Century. Harry N. Abrams, Inc., Publishers
LEMMEN, Hans Van. Azulejos na Arquitetura. Lisboa. Editorial Caminho, 1994.
NORTON, F. H. ceramica para el artista alfarero.10ed. México: Compañia EditorialContinental
RHODES, Daniel. Arcillas e vidriados para el ceramista. Madrid: CEAC, s/data. pp.11-75. 1973
SOALHEIRO, Máximo. Tipografia/Cerâmica. Belo Horizonte: Soalheiro, 2006

 

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