Formar um conhecimento básico de xilogravura, através de sua história, conceitos e atividades de gravação e impressão. A formação didático-pedagógica do professor de artes visuais está contemplada nos conteúdos e práticas desta disciplina.
História da xilogravura desde as primeiras manifestações até o presente, e atividades individuais no ateliê.
Apresentação do desenvolvimento histórico da xilogravura dentro e fora do campo da arte, a fim de poder pensar sua realização hoje, integrando o desenho, o aprendizado e a experimentação de cada aluno com as possibilidades de gravação e impressão. *15 horas dos créditos trabalho da disciplina serão consideradas como Atividades Extensionistas.
- ARGAN, Giulio Carlo. O Valor Crítico da Gravura de Tradução, in Imagem e Persuasão: Ensaios sobre o Barroco. Companhia das Letras, São Paulo, 2004. -ARMSTRONG, Elizabeth (org.) et alii. Tyler Graphics: the extended image. Minneapolis, Walker Art Center; New York, Abbeville Publishers, 1987. -BARATA, Mario (org.) et alii. Mostra da Gravura Brasileira; catalogo da Bienal Nacional 1974. São Paulo, Fundação Bienal, 1974. -BERONÄ, David A. Wordless books. The original graphic novel. Abrams, New York, 2008. -BERSIER, Jean E. La Gravure, les Procedés, l' Histoire. Paris, Berger-Levrault, 1963.. - BROWN, Kathan. Ink, PAPER, Metal, Wood. Painters and Sculptors at Crown Point Press. Chronicle Books, San Francisco, 1996. -BRUNNER, Felix. A Handbook of Graphic Reproduction Processes. Stuttgart, Gerd Hartje, 1984. -CARVALHO, Gilmar de. Madeira Matriz. Cultura e Memória. São Paulo, Annablume, 1999. -CASTLEMAN, Riva. Prints of the XX Century (revised and enlarged edition). Londres, Thames and Hudson, 1988. - Seven Master Printmakers: innovations in the Eighties. The Museum of Modern Art, New York, 1991. - DIDI-HUBERMAN, Georges. L’Empreinte. Center Georges Pompidou, Paris, 1997. -EICHENBERG, Fritz. The Art of the Print: masterpieces, history, techniques. New York, Harry n. Abrahams, 1976. FERREIRA, Orlando da Costa. Imagem e Letra; introdução à bibliografia brasileira. São Paulo, Melhoramentos/EDUSP, 1977. -FINE, Ruth E. Gemini G.E.L.: Art and Collaboration. New York, Abbeville Press Publishers; Washington, National Gallery of Art, 1984. -HAYTER, Stanley William. About Prints. Londres, Oxford University Press, 1962 -HERSCOVITZ, Anico. Xilogravura: arte e técnica. Porto Alegre, Tchê, 1986. -HIND, Arthur M. An Introduction to the History of Woodcut. New York, Dover Publications Inc. 2 vol. -IVINS JR. W.M. Imagen Impresa y Conocimiento; analisis de la imagen pre-fotografica. Barcelona, Gustavo Gili, 1975. Notes on Prints. New York, Da Capo Press, 1967. -KOSSOVITCH, Leon; LAUDANNA, Mayra; RESENDE,Ricardo. Gravura Brasileira. São Paulo, Cosac & Naify, 2000. - KRISTELLER, Paul. Gravures sur Bois: illustrations de la Renaissance Florentine. L’Aventurine, Paris, 1996. -LARAN, Jean. L' Estampe. Paris, P.U.F. 1979, 2 vol. -LEITE, José Roberto Teixeira. A Gravura Brasileira Contemporanea. Rio de Janeiro, Editora Civilização Brasileira, 1976. -MAXADO, Franklin. Cordel: xilogravura e ilustrações. Rio de Janeiro, Codecri, 1982. -MAYOR, A. Hyatt. Prints & People: a social history of printed pictures. New York, The Metropolitan Museum of Art, 1971. -NARAZAKI, Muneshige. The Japanese Print: its evolution and essence. Tokyo, Kodansha International, 1979. - O’CONNELL, Sheila. The Popular Print in England – 1550/1850. British Museum Press, London, 1999. -PARSHALL, Peter; SELL, Stacey; BRODIE,Judith. The Unfinished Print. National Gallery of Art, 2001. ISBN 0-85331-820-4 -PARSHALL, Peter; LANDAU, David. The Renaissance Print 1470- 1550. Yale University Press, 1994. ISBN 0-300-05739-3 -PARSHALL,Peter; SCHOCH, Rainer. Origins of European Printmaking. National Gallery of Art, Washington; Germanisches Nationalmuseum, Nuremberg; Yale University Press, 2005. ISBN 0-300-11339-0 PARSHALL, Peter; HOLLIS CLAYSON,S.;HERTEL, Christiane; PENNY, Nicholas. The darker side of light:Arts of privacy 1850-1900. Lund Humphries Publishers, 2009. ISBN 978-1848220218 -PON,Lisa. Raphael, Dürer, and Marcantonio Raimondi. Copying and the Italian Renaissance Print. Yale Univerrsity Press, 2004. ISBN 0-300-09680-1 REISENFELD, Robin. The german print portfolio 1890-1930. Serials for a private sphere. Philip Wilson Publishers Limited, London, 1992. - de SOUSA NORONHA, Jorge. L’estampe, Objet Rare. Édition Alternatives, Paris, 2002. -SPARKS, Esther. Universal Limited Artists Edition. A History and Catalogue. The first 25 years. New York, The Art Institute of Chicago and Harry N. Abrahams, 1987. -TYLER, Kenneth; ARMSTRONG, Elizabeth; GILMOUR, Pat. Tyler Graphics: catalogue raisonné, 1974/1985. Minneapolis, Walker Art Center; New York, Abbeville Press Publishers, 1987. TYLER, Linda, e WALKER, Barry, editores. Hot off the press: prints & politics. University of New Mexico Press, 1994. - Vários Autores. Xilografie Italiane del Quattrocento, da Ravenna e altri luoghi. Longo Editore, Ravenna, 1987. -Vários autores. The painterly print: Monotypes from the seventeenth to the twentieth century. The Metropolitan Museum of Art, New York,1980. -WESTHEIM, Paul. El Grabado en Madera. Fondo de Cultura Economica, Mexico, 1992. - WYE, Deborah. The Thinking Print: Books to Billboards. 1980/1995. The Museum of Modern Art, New York, 1996. Douar, Fabrice et Wasche, Matthias k. Peut-on enseigner l’art? Édition établie par. École Nationale Supériure des Beaux-Arts/Louvre. Paris, 2004.