Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Comunicações e Artes
 
Artes Plásticas
 
Disciplina: CAP0224 - Xilogravura
Woodcut

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 90 h ( Práticas como Componentes Curriculares = 15 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2024 Desativação:

Objetivos
Formar um conhecimento básico de xilogravura, através de sua história, conceitos e atividades de gravação e impressão.
A formação didático-pedagógica do professor de artes visuais está contemplada nos conteúdos e práticas desta disciplina.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2796840 - Marco Francesco Buti
 
Programa Resumido
História da xilogravura desde as primeiras manifestações até o presente, e atividades individuais no ateliê.
 
 
 
Programa
Apresentação do desenvolvimento histórico da xilogravura dentro e fora do campo da arte, a fim de poder pensar sua realização hoje, integrando o desenho, o aprendizado e a experimentação de cada aluno com as possibilidades de gravação e impressão.

*15 horas dos créditos trabalho da disciplina serão consideradas como Atividades Extensionistas.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Qualidade dos resultados apresentados, tentativas e experiências; participação do aluno durante o curso.
Critério
Acompanhamento dos processos de trabalho em desenvolvimento e seus resultados.
Norma de Recuperação
Continuar desenvolvendo o trabalho iniciado durante o semestre, em busca de uma realização mais adequada.
 
Bibliografia
     
- ARGAN, Giulio Carlo. O Valor Crítico da Gravura de Tradução, in Imagem e Persuasão: Ensaios sobre o Barroco. Companhia das Letras, São Paulo, 2004.
-ARMSTRONG, Elizabeth (org.) et alii. Tyler Graphics: the extended image. Minneapolis, Walker Art Center; New York, Abbeville Publishers, 1987.
-BARATA, Mario (org.) et alii. Mostra da Gravura Brasileira; catalogo da Bienal Nacional 1974. São Paulo, Fundação Bienal, 1974.
-BERONÄ, David A. Wordless books. The original graphic novel. Abrams, New York, 2008.
-BERSIER, Jean E. La Gravure, les Procedés, l' Histoire. Paris, Berger-Levrault, 1963..
- BROWN, Kathan. Ink, PAPER, Metal, Wood. Painters and Sculptors at Crown Point Press. Chronicle Books, San Francisco, 1996.
-BRUNNER, Felix. A Handbook of Graphic Reproduction Processes. Stuttgart, Gerd Hartje, 1984.
-CARVALHO, Gilmar de. Madeira Matriz. Cultura e Memória. São Paulo, Annablume, 1999. 
-CASTLEMAN, Riva. Prints of the XX Century (revised and enlarged edition). Londres, Thames and Hudson, 1988.
-   Seven Master Printmakers: innovations in the Eighties. The Museum of Modern Art, New York, 1991.
- DIDI-HUBERMAN, Georges. L’Empreinte. Center Georges Pompidou, Paris, 1997.
-EICHENBERG, Fritz. The Art of the Print: masterpieces, history, techniques. New York, Harry n. Abrahams, 1976.
FERREIRA, Orlando da Costa. Imagem e Letra; introdução à bibliografia  brasileira. São Paulo, Melhoramentos/EDUSP, 1977.
-FINE, Ruth E. Gemini G.E.L.: Art and Collaboration. New York, Abbeville Press Publishers; Washington, National Gallery of Art, 1984.
-HAYTER, Stanley William. About Prints. Londres, Oxford University Press, 1962
-HERSCOVITZ, Anico. Xilogravura: arte e técnica.  Porto Alegre, Tchê, 1986.
-HIND, Arthur M.   An Introduction to the History of Woodcut. New York, Dover Publications Inc. 2 vol.
-IVINS JR. W.M. Imagen Impresa y Conocimiento; analisis de la imagen pre-fotografica. Barcelona, Gustavo Gili, 1975.
		     Notes on Prints. New York, Da Capo Press, 1967.
-KOSSOVITCH, Leon; LAUDANNA, Mayra; RESENDE,Ricardo. Gravura Brasileira. São Paulo, Cosac & Naify, 2000. 
- KRISTELLER, Paul. Gravures sur Bois: illustrations de la Renaissance Florentine. L’Aventurine, Paris, 1996.
-LARAN, Jean.  L' Estampe. Paris, P.U.F. 1979, 2 vol.

-LEITE, José Roberto Teixeira. A Gravura Brasileira Contemporanea. Rio de Janeiro,
Editora Civilização Brasileira, 1976.
-MAXADO, Franklin. Cordel: xilogravura e ilustrações. Rio de Janeiro, Codecri, 1982.
-MAYOR, A. Hyatt. Prints & People: a social history of printed pictures. New York, The Metropolitan Museum of Art, 1971.
-NARAZAKI, Muneshige. The Japanese Print: its evolution and essence. Tokyo, Kodansha International, 1979.
- O’CONNELL, Sheila. The Popular Print in England – 1550/1850.  British Museum Press, London, 1999.
-PARSHALL, Peter; SELL, Stacey; BRODIE,Judith. The Unfinished Print.  National Gallery of Art, 2001.
ISBN 0-85331-820-4 
-PARSHALL, Peter; LANDAU, David. The Renaissance Print 1470- 1550. Yale University Press, 1994.
ISBN 0-300-05739-3 
-PARSHALL,Peter; SCHOCH, Rainer. Origins of European Printmaking. National Gallery of Art, Washington; Germanisches Nationalmuseum, Nuremberg; Yale University Press, 2005.
ISBN 0-300-11339-0
PARSHALL, Peter; HOLLIS CLAYSON,S.;HERTEL, Christiane; PENNY, Nicholas. The darker side of light:Arts of privacy 1850-1900.  Lund Humphries Publishers, 2009.
ISBN 978-1848220218
-PON,Lisa. Raphael, Dürer, and Marcantonio Raimondi. Copying and the Italian Renaissance Print. Yale Univerrsity Press, 2004.
ISBN 0-300-09680-1
REISENFELD, Robin. The german print portfolio 1890-1930. Serials for a private sphere. Philip Wilson Publishers Limited, London, 1992.
- de SOUSA NORONHA, Jorge. L’estampe, Objet Rare. Édition Alternatives, Paris, 2002.
-SPARKS, Esther. Universal Limited Artists Edition. A History and Catalogue. The first 25 years. New York, The Art Institute of Chicago and Harry N. Abrahams, 1987.
-TYLER, Kenneth; ARMSTRONG, Elizabeth; GILMOUR, Pat. Tyler Graphics: catalogue raisonné, 1974/1985. Minneapolis, Walker Art Center; New York, Abbeville Press Publishers, 1987.
TYLER, Linda, e WALKER, Barry, editores. Hot off the press: prints & politics. University of New Mexico Press, 1994.
- Vários Autores. Xilografie Italiane del Quattrocento, da Ravenna e altri luoghi. Longo Editore, Ravenna, 1987.
-Vários autores. The painterly print: Monotypes from the seventeenth to the twentieth century. The Metropolitan Museum of Art, New York,1980.
-WESTHEIM, Paul. El Grabado en Madera. Fondo de Cultura Economica, Mexico, 1992.   
- WYE, Deborah. The Thinking Print: Books to Billboards. 1980/1995. The Museum of Modern Art, New York, 1996.
Douar, Fabrice et Wasche, Matthias k. Peut-on enseigner l’art? Édition établie par. École Nationale Supériure des Beaux-Arts/Louvre. Paris, 2004.

 

Clique para consultar os requisitos para CAP0224

Clique para consultar o oferecimento para CAP0224

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP