Informações da Disciplina

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Comunicações e Artes
 
Artes Plásticas
 
Disciplina: CAP0225 - Análise e Exercício de Técnicas de Materiais Expressivos III (introdução à Escultura)
Analysis and Practice of Techniques of Expressive Materials III (introduction to Sculpture)

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h ( Práticas como Componentes Curriculares = 15 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2015 Desativação: 31/12/2018

Objetivos
Estudo teórico da evolução das técnicas escultóricas e da forma tridimensional na história da arte do ocidente, acompanhado por práticas de ateliê.
A formação didático-pedagógica do professor de artes visuais está contemplada nos conteúdos e práticas desta disciplina.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
1614087 - Mario Celso Ramiro de Andrade
 
Programa Resumido
Do ponto de vista teórico a disciplina oferece um estudo panorâmico da história da escultura no ocidente, com ênfase na arte contemporânea, seus principais artistas, teóricos e movimentos. O programa analisa a genealogia das técnicas de transformação da matéria escultórica e das revoluções estéticas daí decorrentes. Do ponto de vista prático a disciplina enfoca o trabalho com a forma tridimensional resultante dos processos de moldagem a frio, a fundição de materiais solidificáveis em moldes, a construção de maquetes e modelos tridimensionais com materiais de fácil manipulação.
 
 
 
Programa
Programa teórico
– Um modelo da evolução da história da cultura, segundo Vilém Flusser.
– Vida e morte da imagem – uma história do olhar no Ocidente, segundo Régis Debary.
– As funções da escultura: seu papel no mundo antigo, suas relações com a arquitetura, as relações entre arte e a religião dominante no Ocidente.
– A dualidade entre corpo e espírito, matéria e idéia.
– Uma outra história da escultura: o papel dos ex-votos, máscaras mortuárias e moldes anatômicos, segundo George Didi-Huberman.
– As cinco etapas de evolução da escultura, segundo Moholy-Nagy.
– Os modelos, desenhos e projetos de escultores.
– O espaço da modernidade, rupturas e o surgimento do objeto.
– A especificidade do lugar da obra. Site specific, land art, intervfenções urbanas.
– Escultura e tecnologia, arte e ciência. A fotografia e o campo da tridimensionalidade.

Programa de atividades práticas
– Moldagens direta sobre formas vivas e inanimadas.
– Fundição a frio, fundição em gesso.
– Projeto e construção de maquetes.
– Construção de estruturas tridimensionais com materiais flexíveis.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Avaliação continuada dos conteúdos estudados nas aulas expositivas e avaliação dos exercícios propostos em atividades práticas.
Critério
Realização de leituras recomendada; desenvolvimento dos exercícios propostos e criação de trabalho final a partir dos exercícios propostos.
Norma de Recuperação
O aluno deverá redigir um ensaio sobre um conteúdo específico do programa, além de apresentar um trabalho autoral de conclusão, com base nas práticas realizadas ao longo do semestre.
 
Bibliografia
     
Auguste Rodin. A porta do inferno (catálogo). São Paulo: Pinacoteca do Estado de São Paulo, 2001.
Basbaum, R. (org.). Arte contemporânea brasileira: texturas, dicções, ficções, estratégias. Rio de Janeiro: Rios Ambiciosos, 2001.
Debray, Regis. Vida e morte da imagem – uma história do olhar no ocidente. Petrópolis, R.J.: Vozes, 1993
Didi-Huberman, G. L’empreinte. Paris: Musée national d’arte moderne, 1997.
Didi-Huberman, G. O que vemos, o que nos olha. São Paulo, Editora 34, 1998.
Flusser, Vilém. Ins Universum der Technischen Bilder. Göttingen: European Photography, 1992. O universo das imagens técnicas: elogio da superficialidade. São Paulo: Anna Blume, 2008.
Flusser, Vilém. A filosofia da caixa preta. São Paulo: Ed. Hucitec, 1985.
From the sculptor’s hand: Italian baroque terracottas from the State Hermitage Museum. (catálogo). Chicago: The Art Insititute of Chicago, 1998.
Krauss, Rosalind. Caminhos da escultura moderna. São Paulo: Martins Fontes, 1998.
Kuryluk, Ewa. Santa Verônica e o Sudário - história, simbolismo, lendas e estrutura da imagem ‘verdadeira’. São Paulo: Ibrasa, 1993.
Kwon, Miwon. Um lugar após o outro” anotações sobre site specificity. October 80 – spring 1997.
Leroi-Gourhan, A. As religiões da pré-história. Lisboa: Edições 70, 1985.
Moholy-Nagy, L. Von Material zu Architektur, Munique: Bauhaus Edit. 1929.
Moholy-Nagy, L. La nueva visión y Reseña de un artista, Buenos Aires: Ediciones Infinito, 1972.
Nova Objetividade Brasileira (catálogo). Rio de Janeiro: Museu de Arte Moderna, 1967.
Tassinari, Alberto. O espaço moderno. São Paulo: Cosac & Naify Edições, 2001.
Tucker, William. A linguagem da escultura. São Paulo: Cosac & Naify, 2001.
Wittkower, Rudolf. Escultura. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
Zanini, Walter. Tendências da escultura moderna. São Paulo: Cultrix, Museu de Arte Contemporânea da USP, 1971.
Zielinski, Siegfried. Arqueologia da mídia: em busca do tempo remoto das técnicas do ver e do ouvir. São Paulo, Annablume, 2006.

A disciplina ainda oferece diversas referências de sites e blogs de artistas, utilizadas extensamente ao longo do semestre. 

 

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