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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Comunicações e Artes
 
Artes Plásticas
 
Disciplina: CAP0226 - Escultura I
Sculpture I

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2013 Desativação: 31/12/2018

Objetivos
A disciplina Escultura I é obrigatória para os estudantes optantes do Bacharelado em Escultura e optativa para os demais alunos. Busca enfocar as relações e vínculos entre a representação bidimensional que visa à produção tridimensional. Avalia modos e práticas de artistas escultores e suas formas representação do pensamento abstrato que almeja à formulação de uma proposição espacial. Interessa a reflexão acerca dos distintos níveis de registro, desde a anotação gestual de uma ideia incluindo os processos de trânsito entre desenho, fotografia, fotomontagem; sua elaboração em forma de projetos executivos e plantas usando recursos digitais ou não; a construção de maquetes e protótipos, até a inserção [montagem e instalação] de obras no espaço físico real. A disciplina parte da produção individual de cada aluno e busca elaborar um mapeamento da produção do grupo como forma de compartilhar ideias e expandir o vocabulário de cada um. Busca estimular a capacidade reflexiva, por meio de exercícios de crítica em grupo, do questionamento dos processos, meios e linguagens e estimula a pesquisa para a formação de um repertório consistente e atualizado.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2091181 - Ana Maria da Silva Araujo Tavares
 
Programa Resumido
Estudo da forma escultórica a partir do desenvolvimento do conceito de desenho no campo da tridimensionalidade: O Desenho da Escultura e na Escultura: Processos e Projetos. Os alunos serão incentivados a examinar as possibilidades de usos de materiais e técnicas a fim de realizar trabalhos tridimensionais a partir de diversos modos de representações: o esboço, a projeto executivo em seus vários formatos e ainda o desenvolvimento de soluções técnicas com funções estéticas (a técnica como meio), transcendendo processos construtivos para transformá-los em valores estéticos e conceituais da obra.
 
 
 
Programa
A partir de propostas de produção de trabalhos artísticos individuais cada aluno será incentivado a examinar com profundidade os modos de representação de suas ideias, do esboço ou desenho livre ao projeto executivo/programa; da elaboração de maquetes e/ou protótipos, que o conduzirá às etapas de planejamento para a construção da obra tridimensional ou da intervenção no espaço. Será ainda conduzido a elaborar um banco de dados gráfico, o qual irá criar renovadas formas de representação, seja por meio do desenho ou de documentação fotográfica, colagem ou ainda  a combinação e várias outras linguagens, a fim de o conduzir ao desenvolvimento da final da obra. O programa visa pensar o desenho como meio e como fim, o desenho obtido como recurso gráfico a partir de escolhas de materiais e processos construtivos. Serão enfatizados: os materiais e os procedimento, a técnica de construção como desenho; a estrutura aparente como forma final; a cor incorporada/somada/subtraída; as relações de contrastes: o real e o virtual na escultura.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas; exercícios, prática na oficina e orientação em grupo. Reflexão teórica e desenvolvimento da prática crítica realizada em grupo. Realização de pesquisa e leitura recomendada e adequação do resultado ao exercício proposto. Visitas à exposições e ateliers de artistas. Palestras de artistas visitantes.
Critério
Desenvolvimento dos exercícios em aula (nas oficinas), realização de pesquisa e leitura recomendada e adequação do resultado ao exercício proposto.
Norma de Recuperação
O aluno deverá prestar uma prova que versará sobre o conteúdo do programa. A prova será realizada no final do semestre seguinte.
 
Bibliografia
     
BENEDICT JR, Otis. Manual prático de fundição. São Paulo, Melhoramentos, s.d.
BOURDAIS, Marcel. Mil e um segredos de oficinas. Lisboa, Livraria Bertrand - Rlinhold, 1972.
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ELDERFIELD, John. Essays on Assemblage Studies in Modern Art 2. New York: The Museum of Modern Art, 1992.
ELDERFIELD, John. American Art of the 1960s - Studies in Modern Art 1. New York, NY: The Museum of Modern Art, 1991.
GEIST, S. Brancusi - a Study of the Sculpture. London: Studio Vista, 1968.
GROSS, Chaim & PETER, Robinson. Sculpture in progress. New York, Van Nostrand Rlinhold, 1972.
MALTESE, Corrado. Las técnicas artísticas. Madrid, Cátedra, 1985.
MIDGLEY, Barry. Guia completo de escultura, modelado y cerâmica: técnicas y materiais. Barcelona, Hermann Blume, 1982.
MILLER, W. R. & STEELE, G.L. Plastics: basic industrial arts. Bloomington/Illinois, Mcknight Publishing - co, 1978.
MILLER, W. R. & STEELE, G.L. Acrílico: técnica e prática de trabalho. Rio de Janeiro, Ao Livro Técnico, 1975.
GROSS, Chain. The Technique of Wood Sculpture. New York, Arco Publishing Co., 1977.
KRAUSS, Rosalind. Passages in Modern Sculpture. Cambridge, & London: The MIT Press, 1977.
MARSHALL, Richard. Developments in Recent Sculpture. New York, Whitney Museum of American Art, 1981.
MEILACH, Dona Z. Contemporary Art with Wood. Creative techniques and Appreciation. New York, Crown Publishers, 1975.
NEWMAN, Thelma R. Plastics as sculpture. Radnor, Pennsylvania, Chilton Book Co, 1974.
PECCININI, Daisy vale Machado. O Objeto na Arte: Brasil anos 60. São Paulo, Fundação Armando Álvares penteado, 1978. 263 p. ilus.
TOMKING, Calvin Off the Wall. Robert Rauschemberg art and the Art World of Our Time. New York: Penguin Books, 1980.
TOMKING, Calvin. The Bride and The Bachelors. Fire Masters of the Avant - Garde Duchamp, Tinguely, Cage, Rauschemberg, Cunningham. New York: The Viking Press, 1968.
WITTKOWER, Rudolf. La Escultura: Processos y Princípios. Madrid, Aliança Editorial,1980-1981.
 

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