Informações da Disciplina

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Comunicações e Artes
 
Artes Plásticas
 
Disciplina: CAP0227 - Escultura III
Sculpture II

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2019 Desativação:

Objetivos
Desenvolvimento da prática artística com ênfase na relação ARTE E ARQUITETURA por meio de estudos de casos contemporâneos, do contexto brasileiro e internacional, que possam explicitar distintas e relevantes formas de construção no campo das artes visuais voltadas para a relação entre arte e contextuo. Parte-se da desconstrução da ideia de neutralidade dos espaços em geral e do 'cubo branco' para uma investigação que conduza à conscientização dos significados e sentidos inerentes aos lugares e suas práticas. A disciplina trata de abordar as implicações políticas e sociais; o legado histórico e a vida atual dos espaços da arte para investigar a reverberação destes nas proposições artísticas bem como as estratégias e metodologias de artistas na instauração de suas poéticas.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2091181 - Ana Maria da Silva Araujo Tavares
 
Programa Resumido
Desenvolver de projetos para intervenções em arquiteturas específicas e espaços de arte, a partir do estudos dos significados e conceitos inerentes ao lugar. Conceituar lugar e tempo específico para a obra. Planejar formas de intervenção; construir repertório teórico e desenvolver a reflexão crítica sobre o próprio trabalho.
 
 
 
Programa
Realizar estudos de casos a partir da eleição de uma série de espaços de arte –"arquiteturas autorais" e intervenções artísticas que partam da relação entre arte e arquitetura para construir uma crítica e/ou poética específica. Realizar estudo aprofundado do desenvolvimento da arte a partir da relação com o lugar e tempo específicos. Elaborar projetos de caráter contextual a partir de uso e desenvolvimento de linguagem própria, da elaboração de registros gráficos, plantas, projetos executivos e detalhamentos, maquetes.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas; exercícios práticos na oficina; orientação individual e discussão em grupo dos resultados e avaliação. Visitas à instituições de arte e exposições. Programa de artistas palestrantes.
Critério
Desenvolvimento dos projetos e adequação dos resultados às propostas e objetivos dos trabalhos. Frequência e participação nas aulas e outras atividades propostas.
Norma de Recuperação
O aluno deverá cumprir os projetos propostos ao longo do semestre, realizar provas e/ou apresentar trabalhos teóricos quando solicitados.
 
Bibliografia
     
CRIMP, Douglas. On The Museum’s Ruins. Cambridge, Massachusetts: The MIT Press, 1993.
FOUCAULT, Michel. Of Other Spaces in Mirzoeff, Nicholas (ed.) "Visual Culture Reader", London, Routledge, 1998, pp 237-244.
FLUSSER, Vilém. A Dúvida. Relume Dumará. Rio de Janeiro, 1999.
GROSSMANN, Martin. Do Ponto de Vista à Dimensionalidade in Item, nº 3., fevereiro 1996, Rio de Janeiro, pp. 29-37.
KRAUSS, Rosalind. Caminhos da Escultura Moderna, Martins Fontes, São Paulo, 1998.
KWON, Miwon. One Place after Another; site-specific art and locational identity. Cambridge, MIT, 2002
MC EVILLEY, Thomas. Art & Discontent: Theory at the Millenium. Document/Text McPherson & Company. New York, 1993.
MEIROWITZ, J., No Sense of Place, New York, Oxford University Press, 1985.
MIRZOEFF, Nicholas (ed.). Visual Culture Reader, London, Routledge, 1998.
O’DOHERTY, Brian. No interior do Cubo Branco, a ideologia do espaço da arte. São Paulo: Martins Fontes, 2002.
OITICICA, Hélio. Aspiro ao Grande Labirinto. Rio de Janeiro: Rocco, 1986.
SUDERBURG, Erika. (ed.). Space, SITE, Intervention; situating Installation art, Minneapolis, University of Minnesota Press, 2000
TAVARES, Ana Maria. Armadilha para os Sentidos: uma experiência no espaço-tempo da arte, Tese de Doutorado, ECA-USP, 2000
VIDLER, Anthony. Warped Space; Art, Architecture, and Anxiety in Modern Culture. Cambridge, MIT, 2000.
WELCHMAN, John. From the White Cube to the Rainbow Net. ART + TEXT. No. 53. 1996 pp. 58-65.
 

Clique para consultar os requisitos para CAP0227

Clique para consultar o oferecimento para CAP0227

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2021 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP