Desenvolvimento da prática artística com ênfase na relação ARTE E ARQUITETURA por meio de estudos de casos contemporâneos, do contexto brasileiro e internacional, que possam explicitar distintas e relevantes formas de construção no campo das artes visuais voltadas para a relação entre arte e contextuo. Parte-se da desconstrução da ideia de neutralidade dos espaços em geral e do 'cubo branco' para uma investigação que conduza à conscientização dos significados e sentidos inerentes aos lugares e suas práticas. A disciplina trata de abordar as implicações políticas e sociais; o legado histórico e a vida atual dos espaços da arte para investigar a reverberação destes nas proposições artísticas bem como as estratégias e metodologias de artistas na instauração de suas poéticas.
Desenvolver de projetos para intervenções em arquiteturas específicas e espaços de arte, a partir do estudos dos significados e conceitos inerentes ao lugar. Conceituar lugar e tempo específico para a obra. Planejar formas de intervenção; construir repertório teórico e desenvolver a reflexão crítica sobre o próprio trabalho.
Realizar estudos de casos a partir da eleição de uma série de espaços de arte –"arquiteturas autorais" e intervenções artísticas que partam da relação entre arte e arquitetura para construir uma crítica e/ou poética específica. Realizar estudo aprofundado do desenvolvimento da arte a partir da relação com o lugar e tempo específicos. Elaborar projetos de caráter contextual a partir de uso e desenvolvimento de linguagem própria, da elaboração de registros gráficos, plantas, projetos executivos e detalhamentos, maquetes.
CRIMP, Douglas. On The Museum’s Ruins. Cambridge, Massachusetts: The MIT Press, 1993.FOUCAULT, Michel. Of Other Spaces in Mirzoeff, Nicholas (ed.) "Visual Culture Reader", London, Routledge, 1998, pp 237-244.FLUSSER, Vilém. A Dúvida. Relume Dumará. Rio de Janeiro, 1999.GROSSMANN, Martin. Do Ponto de Vista à Dimensionalidade in Item, nº 3., fevereiro 1996, Rio de Janeiro, pp. 29-37.KRAUSS, Rosalind. Caminhos da Escultura Moderna, Martins Fontes, São Paulo, 1998.KWON, Miwon. One Place after Another; site-specific art and locational identity. Cambridge, MIT, 2002MC EVILLEY, Thomas. Art & Discontent: Theory at the Millenium. Document/Text McPherson & Company. New York, 1993.MEIROWITZ, J., No Sense of Place, New York, Oxford University Press, 1985.MIRZOEFF, Nicholas (ed.). Visual Culture Reader, London, Routledge, 1998.O’DOHERTY, Brian. No interior do Cubo Branco, a ideologia do espaço da arte. São Paulo: Martins Fontes, 2002.OITICICA, Hélio. Aspiro ao Grande Labirinto. Rio de Janeiro: Rocco, 1986.SUDERBURG, Erika. (ed.). Space, SITE, Intervention; situating Installation art, Minneapolis, University of Minnesota Press, 2000TAVARES, Ana Maria. Armadilha para os Sentidos: uma experiência no espaço-tempo da arte, Tese de Doutorado, ECA-USP, 2000VIDLER, Anthony. Warped Space; Art, Architecture, and Anxiety in Modern Culture. Cambridge, MIT, 2000.WELCHMAN, John. From the White Cube to the Rainbow Net. ART + TEXT. No. 53. 1996 pp. 58-65.