Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Comunicações e Artes
 
Artes Plásticas
 
Disciplina: CAP0234 - Litografia
Printmaking III (lithography)

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2024 Desativação:

Objetivos
A disciplina tem como objetivo introduzir o aluno ao conhecimento da Litografia por meio da instrução de seus procedimentos básicos e da reflexão a respeito de suas bases conceituais. Com o uso de metodologia empírica, pretende-se a formação de um repertório elementar no campo específico da expressão visual litográfica, conciliando duas perspectivas basilares: uma de natureza crítico-conceitual e outra de caráter poético-estético, ambas desenvolvidas no âmbito de uma lógica da sensação capaz de juntar teoria e prática. Espera-se, no fluxo das atividades didáticas, estimular a potência interdisciplinar do meio litográfico exercitando, laboratorialmente, misturas tecnológicas diversas. Incentivar pesquisas interdisciplinares, nesse contexto, significa expandir a capacidade expressiva característica da Litografia em direção a outros processos técnicos de criação inaugurados com o aparecimento de novos meios de produção gráfica. Em razão disso, o quadro de referências conceituais e metodológicas do programa procura abranger de forma pontual os modos contemporâneos de produção e multiplicação de imagens poéticas. A coordenação das experimentações no domínio da litografia acompanha à pauta da contemporaneidade dos processos técnicos artesanais e digitais, implicados nas etapas de execução tecno-poética dos projetos discentes, desde a concepção até a sua conclusão. Além dos propósitos já elencados e como consequência das atividades empreendidas, espera-se desenvolver recursos de metalinguagem e sistematização adequados às formas de apresentação e documentação da pesquisa em arte.

 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2794831 - Branca Coutinho de Oliveira
 
Programa Resumido
Estudo empírico da Litografia (lithos – pedra e graphein – escrever) como meio de expressão artística em Gravura, cuja especificidade técnica é convergente a uma poética da multiplicidade. Trata-se de introduzir às técnicas de gravação e impressão planográfica, desenvolvidas sobre base calcárea (rocha sedimentar carbonática) para a criação, fixação e multiplicação de imagens poéticas. 

 
 
 
Programa
• A invenção de Senefelder e os meios gráficos: as especificidades da litografia e suas primeiras aplicações.
• A litografia e a gravura “original”: a autografia do gesto, o trabalho colaborativo e a reprodutibilidade técnica.
• A litografia no universo expandido da reprodutibilidade técnica.
• Matrizes litográficas: pedras calcáreas planas e chapas metálicas.
• Óleofilia e Hidrofilia: bases materiais envolvidas nos processos químicos da produção litográfica - insumos, instrumentos, ferramentas, equipamentos e aparatos auxiliares.
• Litografias monocromáticas e policromáticas: projeto, planejamento técnico executivo, registro e separação de cores, procedimentos variados de produção, fixação e impressão de imagens.
• Impressão litográfica: preparação da tinta de impressão, confecção de registros.
• Substratos para impressão litográfica: os materiais e suas características qualitativas.
• Equipamento, instalações, instrumental e diferentes técnicas de impressão.

Metodologia
O curso é ministrado por meio de uma holarquia didático-pedagógica: aulas expositivas, com apresentação oral das informações teóricas, do quadro histórico e dos conceitos ligados a uma poética da multiplicidade que abrangem o campo expandido da Gravura Planográfica; aulas dialógicas, com debate das questões problemáticas, e, por fim, aulas práticas, vinculadas às modalidades anteriores, mas empenhadas em demonstração empírica dos procedimentos básicos envolvidos nas variadas técnicas do processo litográfico, incluindo nesse item, o uso de materiais, ferramentas e equipamentos específicos. Na sequência de cada experiência demonstrativa é proposto ao aluno a realização de exercícios similares para experimentação individual dos conteúdos apresentados. Com o objetivo de apoiar e estimular o estudante a desenvolver experimentos poéticos nesse campo de conhecimento, são disponibilizados nas aulas materiais auxiliares de referências bibliográficas, livros, revistas, catálogos; PowerPoints; documentários audiovisuais; tutoriais etc. O discente é acompanhado e assistido pelo professor e corpo técnico, em atelier litográfico devidamente equipado, durante todo o desdobramento de suas experimentações, assim como na execução de seus projetos individuais e/ou coletivos. A coordenação das etapas de experimentações se dá segundo a organização prévia de um cronograma de atividades a serem desenvolvidas, visando o cumprimento integral do programa, desde o estágio inicial com a exploração expressiva do meio, por parte do estudante, até a criação e execução do projeto poético discente, concluindo com a apresentação de trabalho final acompanhada de um diário de curso descritivo da evolução completa do processo desenvolvido, ambos indicadores para avaliação do conhecimento adquirido. A forma desse registro será determinada pelas singularidades do trabalho realizado, podendo utilizar um ou vários meios: visual, verbal, digital, audiovisual. Por fim, são realizadas análises críticas durante as etapas dos processos criativos e executivos dos exercícios propostos.
 
 
 
Avaliação
     
Método
A avaliação é realizada a partir do acompanhamento das pesquisas e estudos feitos pelo discente para o desenvolvimento dos exercícios propostos em aula e análise dos resultados, considerando o seu envolvimento na exploração poética dos processos experimentais no campo da Litografia. Esta verificação é contínua e realiza-se por meio do registro das observações, in loco, acerca do desempenho do aluno. À parte desse sistema, a avaliação concentra três estratégias básicas. A primeira, que acontece ao final de cada um dos dois conjuntos iniciais de experimentações, consiste na aferição, pelo professor, dos resultados alcançados quanto às potencialidades gráficas do meio litográfico. A segunda, é relativa à análise da exploração técnica litográfica feita pelo próprio estudante. E, por último, a terceira, que é referente a avaliação qualitativa de um trabalho final, examina as operações poéticas empregadas em seu desenvolvimento relativamente a sua adesão aos processos característicos da litografia. Nessa fase também é considerado o diário de curso do estudante que traz o memorial descritivo da evolução completa de toda a experiência processual empreendida. O critério usado em todo o processo está relacionado ao nível da adequação entre a qualidade estética e a qualidade tecnopoética alcançado pelo aluno nos resultados dos exercícios empreendidos e na consistência do teor das análises e crítica que ele interpõe durante as aulas. As avaliações concebidas nesse formato anulam o arbítrio ou juízo de valor por parte do professor sobre o desenvolvimento do estudante, além de ultrapassar o caráter puramente valorativo dessa atividade, visto que proporciona uma revisão coletiva da matéria ministrada. Elas funcionam como aulas sínteses em que se pode visualizar, de maneira focada e direta, os conteúdos estudados, consolidando, na prática, o estágio do conhecimento recém adquirido.
Critério
1. Criatividade: organização formal e originalidade na realização das operações poéticas; 2. Conhecimento técnico: Uso e exploração das possibilidades inerentes à expressividade do modo serigráfico de fixação e impressão de imagens - relação multifacética em que o experimentalismo, funcionalismo e sincretismo unem poética e metalinguagem; 3. Aferição quanto aos níveis qualitativos na aplicação dos recursos procedimentais da Litografia durante a realização dos exercícios propostos, na apresentação do trabalho final e na composição do diário de curso descritivo da evolução completa do processo serigráfico.
Norma de Recuperação
O aluno deverá corrigir e reapresentar em data definida pelo calendário de atividades acadêmicas, os resultados do conjunto de exercícios poéticos propostos durante o curso, para demonstrar, deste modo, a aquisição do conhecimento referente aos conteúdos do programa, de forma que se possa constatar sua habilitação para o uso adequado dos procedimentos litográficos.
 
Bibliografia
     
Bibliografia Básica:     
ANTREASIAN, Garo & ADAMS, Clinton. The tamarind book of litography: art & techniques. New York, Harry N. Abrams, 1971. 
BRUNNER, Felix. Manual de la gravure. Switzerland, Arthur Niggli, 1972.
DAWSON, John. Guía completo de grabado e impresión: técnicas y materiales. Barcelona, Blume, 1982.
EICHENBERG, Fritz. The art of the print: masterpieces, history, techniques. New York, Van Nostrand Reinhold, 1976.

Bibliografia Geral: 
ADHEMAR, Jean. Twentieth century graphics. New York, Praeger, 1971.
CASTLEMAN, Riva. La gravure contemporaine depuis 1942. Fribourg, Office du Livre, 1973.
CRAIG, James. Produção gráfica. São Paulo, EDUSP, 1980.
HELLER, Jules. Printmarking today 2. ed. New York, Holt, Rinehart & Winston, 1972.
IVINS Jr., W. M. Imagen impresa y conocimiento: análisis de la imagen prefotografica. Barcelona, Gustavo Gili, 1975.
LARAN, Jean. L’estampe. Paris, Presses Universitaires, 1959. 2v.
RHEIN, Erich. The art of printmarking. New York, Van Nostrand Reinhold Company, 1976.

Bibliografia de Apoio: 
BENJAMIN, Walter.  Obras Escolhidas: Magia e Técnica, Arte e Política. São Paulo, Brasiliense, 1996.
_______________. A Tarefa do Tradutor. Tradução coletiva realizada durante Seminário sobre a obra de Benjamin, ministrado por BARCK, Karlheinz. Rio de Janeiro: UFRJ –Instituto de Letras, 1992.
CAHAN & Associates. I Am Almost Always Hungry. San Francisco, Princeton Architectural, 1999.
DELEUZE, Gilles. O Que É a Filosofia?. Rio de Janeiro, Editora 34, 1992. 
______________.  Conversações. Rio de Janeiro, Editora 34, 1992.
______________.  Crítica e Clínica. São Paulo, Editora 34, 1997.
DUCHAMP, Marcel.  Étant Donnés: 1º La Chute D’eau e 2º Le Gaz D’éclairage...
Philadelphia, Balding & Mansell, 1987.
LAURENTIZ, Paulo.  A Holarquia do Pensamento Artístico. São Paulo, Editora da UNICAMP, 1991. 
LÉVY, Pierre. O que é o Virtual?. Rio de Janeiro, Editora 34, 1996. 
______________. Tecnologias da Inteligência. Rio de Janeiro, Editora 34.
MACHADO, Arlindo. Pré-cinemas & Pós-cinemas. São Paulo, Papirus, 1997.
PARENTE, André et alii.  A Imagem-Máquina: A Era das Tecnologias do Virtual. Rio de Janeiro, Editora 34, 1993.
PERNIOLA, Mario.  Do Sentir. Lisboa, Editorial Presença, 1993.
PLAZA, Júlio. Tradução Intersemiótica. São Paulo, Perspectiva, 1987. 
PLAZA, Julio & TAVARES, Monica.  Processos Criativos com Meios Eletrônicos: Poéticas Digitais. São Paulo, Hucitec, 1998.
SANTAELLA, Lucia e NÖTH, Winfried.  Imagem: Cognição, semiótica, mídia. São Paulo, Iluminuras, 1997.
VALÉRY, Paul. Variedades. São Paulo, Iluminuras, 1991.
 

Clique para consultar os requisitos para CAP0234

Clique para consultar o oferecimento para CAP0234

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP