Informações da Disciplina

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Comunicações e Artes
 
Artes Plásticas
 
Disciplina: CAP0234 - Gravura III (litografia)
Printmaking III (lithography)

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/1990 Desativação: 31/12/2018

Objetivos
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2794831 - Branca Coutinho de Oliveira
 
Programa Resumido
    A disciplina visa introduzir aos procedimentos básicos das técnicas planográficas de impressão e multiplicação de originais: litografia e serigrafia.
 
 
 
Programa
    a. A invenção de Senefelder e os meios gráficos conhecidos: as especificidades da litografia e suas primeiras aplicações.
b. A litografia e a gravura "original": a autografia do gesto, o trabalho colaborativo e a controvérsia da fotomecânica.
c. A litografia e o universo expandido da reprodutibilidade técnica.
d. Originais para impressões monocromáticas e policromáticas: criação, projeto, planejamento gráfico, separação de cores, adequação aos processos de preparação de matrizes.
e. Matrizes para litografia: preparação de pedras litográficas e chapas metálicas.
f. Materiais para desenho: tipos, usos e condições de reprodutibilidade. Processamento de matrizes litográficas: métodos de acidulação, materiais e equipamentos.
g. Preparação da tinta de impressão.
h. Suportes para litografia: o papel e as propriedades requeridas.
i. Impressão: equipamento e instrumental, registros, tiragem e secagem.
j. Lito-Offset: a. chapas pré-sensibilizadas; b. positivos manuais e fotomecânicos; c. gravação e revelação das chapas; d. equipamentos e instrumental para impressão.
 
 
 
Avaliação
     
Método
A avaliação é realizada a partir do acompanhamento das pesquisas e estudos feitos pelo discente para o desenvolvimento dos exercícios propostos em aula e análise dos resultados, considerando o seu envolvimento na exploração poética dos processos experimentais no campo da Litografia. Esta verificação é contínua e realiza-se por meio do registro das observações, in loco, acerca do desempenho do aluno. À parte desse sistema, a avaliação concentra três estratégias básicas. A primeira, que acontece ao final de cada um dos dois conjuntos iniciais de experimentações, consiste na aferição, pelo professor, dos resultados alcançados quanto às potencialidades gráficas do meio litográfico. A segunda, é relativa à análise da exploração técnica litográfica feita pelo próprio estudante. E, por último, a terceira, que é referente a avaliação qualitativa de um trabalho final, examina as operações poéticas empregadas em seu desenvolvimento relativamente a sua adesão aos processos característicos da litografia. Nessa fase também é considerado o diário de curso do estudante que traz o memorial descritivo da evolução completa de toda a experiência processual empreendida. O critério usado em todo o processo está relacionado ao nível da adequação entre a qualidade estética e a qualidade tecnopoética alcançado pelo aluno nos resultados dos exercícios empreendidos e na consistência do teor das análises e crítica que ele interpõe durante as aulas. As avaliações concebidas nesse formato anulam o arbítrio ou juízo de valor por parte do professor sobre o desenvolvimento do estudante, além de ultrapassar o caráter puramente valorativo dessa atividade, visto que proporciona uma revisão coletiva da matéria ministrada. Elas funcionam como aulas sínteses em que se pode visualizar, de maneira focada e direta, os conteúdos estudados, consolidando, na prática, o estágio do conhecimento recém adquirido.
Critério
1. Criatividade: organização formal e originalidade na realização das operações poéticas; 2. Conhecimento técnico: Uso e exploração das possibilidades inerentes à expressividade do modo serigráfico de fixação e impressão de imagens - relação multifacética em que o experimentalismo, funcionalismo e sincretismo unem poética e metalinguagem; 3. Aferição quanto aos níveis qualitativos na aplicação dos recursos procedimentais da Litografia durante a realização dos exercícios propostos, na apresentação do trabalho final e na composição do diário de curso descritivo da evolução completa do processo serigráfico.
Norma de Recuperação
O aluno deverá corrigir e reapresentar em data definida pelo calendário de atividades acadêmicas, os resultados do conjunto de exercícios poéticos propostos durante o curso, para demonstrar, deste modo, a aquisição do conhecimento referente aos conteúdos do programa, de forma que se possa constatar sua habilitação para o uso adequado dos procedimentos litográficos.
 
Bibliografia
     
Bibliografia Básica:     
ANTREASIAN, Garo & ADAMS, Clinton. The tamarind book of litography: art & techniques. New York, Harry N. Abrams, 1971. 
BRUNNER, Felix. Manual de la gravure. Switzerland, Arthur Niggli, 1972.
DAWSON, John. Guía completo de grabado e impresión: técnicas y materiales. Barcelona, Blume, 1982.
EICHENBERG, Fritz. The art of the print: masterpieces, history, techniques. New York, Van Nostrand Reinhold, 1976.

Bibliografia Geral: 
ADHEMAR, Jean. Twentieth century graphics. New York, Praeger, 1971.
CASTLEMAN, Riva. La gravure contemporaine depuis 1942. Fribourg, Office du Livre, 1973.
CRAIG, James. Produção gráfica. São Paulo, EDUSP, 1980.
HELLER, Jules. Printmarking today 2. ed. New York, Holt, Rinehart & Winston, 1972.
IVINS Jr., W. M. Imagen impresa y conocimiento: análisis de la imagen prefotografica. Barcelona, Gustavo Gili, 1975.
LARAN, Jean. L’estampe. Paris, Presses Universitaires, 1959. 2v.
RHEIN, Erich. The art of printmarking. New York, Van Nostrand Reinhold Company, 1976.

Bibliografia de Apoio: 
BENJAMIN, Walter.  Obras Escolhidas: Magia e Técnica, Arte e Política. São Paulo, Brasiliense, 1996.
_______________. A Tarefa do Tradutor. Tradução coletiva realizada durante Seminário sobre a obra de Benjamin, ministrado por BARCK, Karlheinz. Rio de Janeiro: UFRJ –Instituto de Letras, 1992.
CAHAN & Associates. I Am Almost Always Hungry. San Francisco, Princeton Architectural, 1999.
DELEUZE, Gilles. O Que É a Filosofia?. Rio de Janeiro, Editora 34, 1992. 
______________.  Conversações. Rio de Janeiro, Editora 34, 1992.
______________.  Crítica e Clínica. São Paulo, Editora 34, 1997.
DUCHAMP, Marcel.  Étant Donnés: 1º La Chute D’eau e 2º Le Gaz D’éclairage...
Philadelphia, Balding & Mansell, 1987.
LAURENTIZ, Paulo.  A Holarquia do Pensamento Artístico. São Paulo, Editora da UNICAMP, 1991. 
LÉVY, Pierre. O que é o Virtual?. Rio de Janeiro, Editora 34, 1996. 
______________. Tecnologias da Inteligência. Rio de Janeiro, Editora 34.
MACHADO, Arlindo. Pré-cinemas & Pós-cinemas. São Paulo, Papirus, 1997.
PARENTE, André et alii.  A Imagem-Máquina: A Era das Tecnologias do Virtual. Rio de Janeiro, Editora 34, 1993.
PERNIOLA, Mario.  Do Sentir. Lisboa, Editorial Presença, 1993.
PLAZA, Júlio. Tradução Intersemiótica. São Paulo, Perspectiva, 1987. 
PLAZA, Julio & TAVARES, Monica.  Processos Criativos com Meios Eletrônicos: Poéticas Digitais. São Paulo, Hucitec, 1998.
SANTAELLA, Lucia e NÖTH, Winfried.  Imagem: Cognição, semiótica, mídia. São Paulo, Iluminuras, 1997.
VALÉRY, Paul. Variedades. São Paulo, Iluminuras, 1991.
 

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