A disciplina visa introduzir aos procedimentos básicos das técnicas planográficas de impressão e multiplicação de originais: litografia e serigrafia.
a. A invenção de Senefelder e os meios gráficos conhecidos: as especificidades da litografia e suas primeiras aplicações. b. A litografia e a gravura "original": a autografia do gesto, o trabalho colaborativo e a controvérsia da fotomecânica. c. A litografia e o universo expandido da reprodutibilidade técnica. d. Originais para impressões monocromáticas e policromáticas: criação, projeto, planejamento gráfico, separação de cores, adequação aos processos de preparação de matrizes. e. Matrizes para litografia: preparação de pedras litográficas e chapas metálicas. f. Materiais para desenho: tipos, usos e condições de reprodutibilidade. Processamento de matrizes litográficas: métodos de acidulação, materiais e equipamentos. g. Preparação da tinta de impressão. h. Suportes para litografia: o papel e as propriedades requeridas. i. Impressão: equipamento e instrumental, registros, tiragem e secagem. j. Lito-Offset: a. chapas pré-sensibilizadas; b. positivos manuais e fotomecânicos; c. gravação e revelação das chapas; d. equipamentos e instrumental para impressão.
Bibliografia Básica: ANTREASIAN, Garo & ADAMS, Clinton. The tamarind book of litography: art & techniques. New York, Harry N. Abrams, 1971. BRUNNER, Felix. Manual de la gravure. Switzerland, Arthur Niggli, 1972. DAWSON, John. Guía completo de grabado e impresión: técnicas y materiales. Barcelona, Blume, 1982. EICHENBERG, Fritz. The art of the print: masterpieces, history, techniques. New York, Van Nostrand Reinhold, 1976. Bibliografia Geral: ADHEMAR, Jean. Twentieth century graphics. New York, Praeger, 1971. CASTLEMAN, Riva. La gravure contemporaine depuis 1942. Fribourg, Office du Livre, 1973. CRAIG, James. Produção gráfica. São Paulo, EDUSP, 1980. HELLER, Jules. Printmarking today 2. ed. New York, Holt, Rinehart & Winston, 1972. IVINS Jr., W. M. Imagen impresa y conocimiento: análisis de la imagen prefotografica. Barcelona, Gustavo Gili, 1975. LARAN, Jean. L’estampe. Paris, Presses Universitaires, 1959. 2v. RHEIN, Erich. The art of printmarking. New York, Van Nostrand Reinhold Company, 1976. Bibliografia de Apoio: BENJAMIN, Walter. Obras Escolhidas: Magia e Técnica, Arte e Política. São Paulo, Brasiliense, 1996. _______________. A Tarefa do Tradutor. Tradução coletiva realizada durante Seminário sobre a obra de Benjamin, ministrado por BARCK, Karlheinz. Rio de Janeiro: UFRJ –Instituto de Letras, 1992. CAHAN & Associates. I Am Almost Always Hungry. San Francisco, Princeton Architectural, 1999. DELEUZE, Gilles. O Que É a Filosofia?. Rio de Janeiro, Editora 34, 1992. ______________. Conversações. Rio de Janeiro, Editora 34, 1992. ______________. Crítica e Clínica. São Paulo, Editora 34, 1997. DUCHAMP, Marcel. Étant Donnés: 1º La Chute D’eau e 2º Le Gaz D’éclairage... Philadelphia, Balding & Mansell, 1987. LAURENTIZ, Paulo. A Holarquia do Pensamento Artístico. São Paulo, Editora da UNICAMP, 1991. LÉVY, Pierre. O que é o Virtual?. Rio de Janeiro, Editora 34, 1996. ______________. Tecnologias da Inteligência. Rio de Janeiro, Editora 34. MACHADO, Arlindo. Pré-cinemas & Pós-cinemas. São Paulo, Papirus, 1997. PARENTE, André et alii. A Imagem-Máquina: A Era das Tecnologias do Virtual. Rio de Janeiro, Editora 34, 1993. PERNIOLA, Mario. Do Sentir. Lisboa, Editorial Presença, 1993. PLAZA, Júlio. Tradução Intersemiótica. São Paulo, Perspectiva, 1987. PLAZA, Julio & TAVARES, Monica. Processos Criativos com Meios Eletrônicos: Poéticas Digitais. São Paulo, Hucitec, 1998. SANTAELLA, Lucia e NÖTH, Winfried. Imagem: Cognição, semiótica, mídia. São Paulo, Iluminuras, 1997. VALÉRY, Paul. Variedades. São Paulo, Iluminuras, 1991.