Informações da Disciplina

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Comunicações e Artes
 
Artes Plásticas
 
Disciplina: CAP0234 - Litografia
Printmaking III (lithography)

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2019 Desativação:

Objetivos
A disciplina tem como objetivo a formação de uma base repertorial em Litografia, conciliando a perspectiva histórica com análises de caráter crítico-teórico e exercícios práticos de criação. Visa, ainda, estimular a natureza interdisciplinar do meio exercendo, na prática, as diferentes técnicas envolvidas neste campo expressivo. Incentivar pesquisas no campo interdisciplinar da gravura tem o propósito de desenvolver os princípios criativos que fundamentam esta prática artística e estender suas potencialidades, combinando e mesclando diferentes meios. Pretende-se também criar um quadro de referências conceituais e metodológicas das formas contemporâneas de produção de imagens poéticas para a orientação e coordenação dos trabalhos e, com isso, problematizar os procedimentos específicos implicados nas etapas de concepção e realização, como também desenvolver recursos de metalinguagem e sistematização adequados às formas de apresentação e documentação da pesquisa em arte.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2794831 - Branca Coutinho de Oliveira
 
Programa Resumido
A disciplina visa introduzir o discente aos fundamentos da Litografia por meio do conhecimento de suas técnicas básicas, processos, instrumentos e suportes (ênfase nos materiais e métodos); da exploração de sua expressividade visual (ênfase na sintaxe, sua articulação e significados) e da experimentação da sua potencialidade interdisciplinar (ênfase na relação com outros meios artísticos).
 
 
 
Programa
1. A invenção de Senefelder e os meios gráficos conhecidos: as especificidades da litografia e suas primeiras aplicações; 2. A litografia e a gravura original: a autografia do gesto, o trabalho colaborativo e a singularidade da fotomecânica; 3. A litografia e o universo expandido da reprodutibilidade técnica; 4. Apresentação de equipamentos, instrumental e materiais: tipos, usos e condições de reprodutibilidade; 5. Desenvolvimento de projetos originais para impressões monocromáticas e policromáticas: criação, planejamento gráfico, separação de cores, adequação aos processos de preparação de matrizes; 6. Tipos de matrizes para litografia: pedra calcária e chapa metálica; 7. Produção de matrizes litográficas: preparação das pedras litográficas, exploração das variabilidades expressivas compreendidas nas técnicas de transferência de imagens para a superfície da pedra, métodos de fixação da imagem transferida, processamento de estabilização da imagem na pedra litográfica; 8. Impressão das matrizes litográficas - tiragem e secagem: composição e preparação da tinta de impressão, confecção de registros e guias, características dos substratos para impressão - as propriedades requeridas para os suportes materiais, papéis e outros; 9. Lito-offset: chapas pré-sensibilizadas, positivos manuais e fotomecânicos, gravação fotossensível da matriz, revelação, impressão e equipamentos específicos. Metodologia São utilizados como recursos metodológicos aulas expositivas com apresentação dos conceitos de uma poética da multiplicidade. Também são empreendidas demonstrações técnicas para a realização de experiências práticas com as informações repassadas. A coordenação das etapas de experimentações se dá segundo a organização prévia de um cronograma de atividades a serem desenvolvidas, visando o cumprimento integral do programa, desde o estágio inicial com a exploração expressiva do meio, até a criação e execução do projeto poético, concluindo com a apresentação de trabalho final acompanhada de um diário de curso descritivo da evolução completa do processo desenvolvido, ambos indicadores para avaliação do conhecimento adquirido. A forma deste registro será determinada pelas singularidades do trabalho realizado, podendo utilizar um ou vários meios expressivos: visual, verbal, digital, audiovisual. Por fim, são realizadas análises críticas durante as etapas dos processos de criação e execução dos exercícios propostos.
 
 
 
Avaliação
     
Método
A avaliação é realizada a partir do acompanhamento das pesquisas e estudos feitos pelo discente para o desenvolvimento dos exercícios propostos em aula e aferição dos resultados, considerando o seu envolvimento na exploração poética dos processos experimentais no campo da Litografia. Esta verificação é contínua e se dá no decorrer do curso através do registro de observações, in loco, acerca do desempenho do estudante. À parte desta modalidade, a avaliação se concentra em três momentos estratégicos. O primeiro, que acontece ao final do conjunto inicial das experimentações, consiste na aferição dos resultados alcançados quanto às potencialidades gráficas do meio litográfico. O segundo, é relativo ao exame da exploração das potencialidades da impressão litográfica. E, por último, o terceiro momento, é referente a avaliação qualitativa de um trabalho final, examinado por meio do conjunto das operações poéticas empregadas em seu desenvolvimento e sua adequação aos processos litográficos. Nesse momento também é analisado o diário de curso descritivo da evolução completa de toda a experiência processual.
Critério
1. Criatividade: organização formal e originalidade na realização das operações poéticas; 2. Conhecimento técnico: Uso e exploração das possibilidades inerentes à expressividade do modo serigráfico de fixação e impressão de imagens - relação multifacética em que o experimentalismo, funcionalismo e sincretismo unem poética e metalinguagem; 3. Aferição quanto aos níveis qualitativos na aplicação dos recursos procedimentais da Litografia durante a realização dos exercícios propostos, na apresentação do trabalho final e na composição do diário de curso descritivo da evolução completa do processo serigráfico.
Norma de Recuperação
O aluno deverá corrigir e reapresentar os resultados do conjunto de exercícios poéticos propostos durante o curso, demonstrando, deste modo, a aquisição de conhecimento referente aos conteúdos integrantes do programa, de forma que se possa constatar sua habilitação para o uso adequado dos procedimentos apresentados.
 
Bibliografia
     
Geral: ADHEMAR, Jean. Twentieth century graphics. New York, Praeger, 1971. BRUNNER, Felix. Manuel de la gravure. Switzerland, Arthur Niggli, 1972. BENJAMIN, Walter. Obras Escolhidas: Magia e Técnica, Arte e Política. São Paulo, Brasiliense, 1996. CASTLEMAN, Riva. La gravure contemporaine depuis 1942. Fribourg, Office du Livre, 1973. CRAIG, James. Produção gráfica. São Paulo, EDUSP, 1980. DUCHAMP, Marcel. Étant Donnés: 1º La Chute D’eau e 2º Le Gaz D’éclairage... Philadelphia, Balding & Mansell, 1987. EICHENBERG, Fritz. The art of the print: masterpieces, history, techniques. New York, Harry N. Abrams, 1976. FABRIS, Annateresa e Costa, Cacilda Teixeira. Tendências do livro de artista no Brasil. São Paulo, CCSP, 1985. HELLER, Jules. Printmaking today 2. ed. New York, Holt, Rinehart & Winston, 1972. IVINS JR, W. M. Imagen impresa y conocimiento: analisis de la imagen pre-fotografica. Barcelona, Gustavo Gili, 1975. KOOLHAAS, Rem & MAU, Bruce. S,M,L,XL. New York, The Monacelli Press, 1995. KOSSOVITCH, Leon; LAUDANNA, Mayra; RESENDE,Ricardo. Gravura Brasileira. São Paulo, Cosac & Naify, 2000. LARAN, Jean. L'estampe. Paris, Presses Universitaires, 1959. 2 v. LAURENTIZ, Paulo. A Holarquia do Pensamento Artístico. São Paulo, Editora da UNICAMP, 1991. PARENTE, André et alii. A Imagem-Máquina: A Era das Tecnologias do Virtual. Rio de Janeiro, Editora 34, 1993. PLAZA, Julio & TAVARES, Monica. Processos Criativos com Meios Eletrônicos: Poéticas Digitais. São Paulo, Hucitec, 1998. RHEIN, Erich. The art of printmarking. New York, Van Nostrand Reinhold Company, 1976. VALÉRY, Paul. Variedades. São Paulo, Iluminuras, 1991. Específica: ANTREASIAN, Garo & ADAMS, Clinton. The tamarind book of litography: art & techniques. New York, Harry N. Abrams, 1971. LOCHE, Renée. La litografia. Barcelona, Torres, 1975. SENEFELDER, Alois. A complete course of lithography. New York, Da Capo, 1977. VICARY, Richard. Lithography. London, Thames and Hudson, 1976. ____. Advanced lithography. London, Thames and Hudson, 1977. WEBER, W. A history of lithography. New York, Da Capo, 1977. ____. A history of lithography. London, Thames and Hudson, 19
 

Clique para consultar os requisitos para CAP0234

Clique para consultar o oferecimento para CAP0234

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2020 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP