Disciplina de caráter teórico-prático que tem como preocupação analisar, discutir e colocar em prática os diferentes conceitos envolvidos neste campo. O foco principal é criar um quadro de referências teóricas e métodos de trabalho visando uma sistematização no campo da multimídia e intermídia. As aulas abrangerão alguns dos tópicos abaixo, que serão desdobrados em aulas teóricas e exercícios práticos: hipertexto - um histórico de seu desenvolvimento; multimídia e hipermídia a partir de diferentes autores; os conceitos de: interatividade, interface, imprevisibilidade, navegação, etc.; análise e discussão de diferentes programas multimídia e sites; panorama da arte e tecnologia; entre outros. A formação didático-pedagógica do professor de artes visuais está contemplada nos conteúdos e práticas desta disciplina.
A disciplina visa ampliar o repertório dos estudantes no campo da multimídia e intermídia. Visa ainda conciliar uma perspectiva histórica, uma análise teórica com exercícios práticos de criação. Orientação e coordenação de trabalhos e projetos.
a. Histórico das linguagens artísticas no Século XX; b. A formação do artista contemporâneo - o indivíduo e as comunicações de massa.; c. Expansão das possibilidades de expressão estética na arte contemporânea - novos materiais e conteúdos; d. Arte e tecnologia - a utilização de meios tecnológicos de comunicação para expressão estética (rádio, fotografia, cinema, televisão, telecomunicação, computação); e. Performance - histórico, contemporaneidade e inter-relação com outras mídias; f. Arte ambiental - o espaço como veículo de expressão estética. g. Arte em rede; h. A multimídia no Brasil - experimentos atuais e perspectivos *15 horas dos créditos trabalho da disciplina serão consideradas como Atividades Extensionistas.
ARANTES, Priscila (2005). @rte e mídia: perspectivas da estética digital. Editora Senac, São Paulo.ASCOTT, Roy(2003). "Telematic Embrace. Visionary Theories of Art, Technology, and Consciousness". University of California Press.COSTA, Mario (1994). O Sublime Tecnológico, Experimento, São Paulo.COUCHOT, Edmond (2003). A Tecnologia na Arte: da Fotografia à Realidade Virtual. Porto Alegre: Editora UFRGS.DONATI, Luisa e PRADO, Gilbertto (2001). "Artistic Environments of Telepresence on the World Wide Web", in Leonardo, Vol. 34, n. 5, pp. 437 - 442, MIT Press, USA.DUGUET, Anne-Marie. Déjouer l’image. (2002) Créations électroniques et numériques.Nîmes : Edition Jacqueline Chambon.GIANNETTI, Claudia (ed.)(1997). Arte en la Era Electrónica: Perspectivas de una Nueva Estética, ACC L' Angelot & Goethe Institut, Barcelona.KERCKHOVE, Derrick(1999). Connected Intelligence: the arrival of the web society. Toronto: Somerville House Books.LEÃO, Lucia (coord.)(2002). Interlab: labirintos do pensamento contemporâneo, Editora Iluminuras, São Paulo.LÉVY, Pierre(1996). O que é o virtual. São Paulo: Editora 34.__________(1999). Cibercultura, São Paulo:Ed. 34.MACHADO, Arlindo (Org.) (2007). Made in Brasil: três décadas do vídeo brasileiro. Itaú Cultural/Iluminuras, São Paulo.POPPER, Frank(1993). L'art à l'âge électronique. Paris: Hazan.PRADO, Gilbertto (2003). Arte Telemática: dos intercâmbios pontuais aos ambientes virtuais multiusuário. São Paulo: Itaú Cultural.______. (2009). “Arte en red:algunas indagaciones sobre creación, experimentación y trabajo compartido” in Arte y políticas de identidad, n. 1, (pp. 241-250). Murcia, Espanha: Universidad de Murcia. SCHWARZ, Hans-Peter (Ed.) (1997). Media-art-history: media museum. Munich; New York: Prestel.SOULAGES, François (org.)(2001). Dialogues sur l'art et la technologie. Paris: L'Harmattan.VENTURELLI, Suzete(2004). Arte:espaço_tempo_imagem, Editora UnB, Brasília.ZANINI, Walter (2003). "A Arte da Comunicação telemática - a interatividade no ciberespaço" in Ars, Revista do PPGAV, ECA/USP, ano1, n.1, São Paulo, pp. 11-34.