Informações da Disciplina

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Comunicações e Artes
 
Artes Plásticas
 
Disciplina: CAP0241 - Multimídia e Intermídia II
Multimedia and Intermedia II

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2019 Desativação:

Objetivos
O foco principal será criar um quadro de referências teóricas e métodos de trabalho visando uma sistematização no campo da multimídia e intermídia. Consequentemente a formação de uma visão crítica e objetiva dos processos criativos envolvidos será atingida.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
4788236 - Silvia Regina Ferreira de Laurentiz
 
Programa Resumido
Disciplina de caráter fundamentalmente teórico, que terá como preocupação analisar, discutir e colocar em prática os diferentes conceitos envolvidos no campo da arte, multimídia e intermídia.
 
 
 
Programa
As aulas seguirão com leitura de textos e análise de casos de projetos de arte-tecnologia. Seguirão o seguinte conteúdo programático: 1. Apresentação da disciplina 2. Fundamentos básicos do hipertexto. 3. Interatividade 4. Estado da Arte 5.Convergência, hibridação, mixagem, cibridismo, intermedialidade. 6. Rede e Narrativa 7. Mediação e Remediação. 8.Novos dispositivos. 9. Arte e Ciência 10. PROVA 11. Correção da Prova e Atendimento[28 de maio] 12. Seminários 13. Seminários 14. Seminários 15. Seminários 16. Finalização da disciplina
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas teóricas expositivas orientadas pelo professor que seguirão com leitura de textos e análise de casos de projetos de arte-tecnologia. Aulas expositivas e discussão dos temas abordados. Seminários feitos pelos alunos.
Critério
Nota pela prova, desenvolvimento e apresentação dos seminários realizados durante o curso. Toda aula o aluno deverá entregar um fichamento dos textos que serão discutidos. A avaliação dos fichamentos, das leituras, participação e aproveitamento em aula adicionarão crédito ao aluno.
Norma de Recuperação
O aluno deverá prestar uma prova que versará sobre o conteúdo do programa. A prova será realizada durante o mês de férias do respectivo semestre letivo.
 
Bibliografia
     
Arantes, Priscila (2005). Arte e mídia no Brasil: perspectivas da estética digital. Revista ARS (São Paulo) vol.3 no.6 São Paulo p p. 52-65. http://dx.doi.org/10.1590/S1678-53202005000200004 In http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1678-53202005000200004&script=sci_arttext&tlng=es (acessado em 2018). Bolter, Jay & Grusin, Richard Immediacy, Hypermediacy, and Remediation, In Remediation – understanding New Media, The MIT Press, Cambridge, Massachusetts, pg. 20-50. https://mitpress.mit.edu/sites/default/files/titles/content/9780262522793_sch_0001.pdf (acessado em 2018). Couchot, Edmond (2003). “A segunda interatividade. Em direção a novas práticas artísticas”, in Domingues, Diana (org.). Arte e Vida no Século XXI, São Paulo:Unesp, pgs 27-38. Fogliano, Fernando (2015). “Arte e interação: linguagem e produção de significado”, In RevistaARS, ano 13, n. 25, pgs 135-151. In http://www2.eca.usp.br/cap/ars25/v13n25a10.pdf (acessado em 2018) Jenkins, Henry (2007).Transmedia Storytelling 101 http://henryjenkins.org/2007/03/transmedia_storytelling_101.html (acessado em 2018) LANDOW, George (1992). “The Definition of Hypertext and Its History as a Concept” e “Other Convergences: Intertextuality, Multivocality, and De-Centeredness”emHIPERTEXT - the convergence of contemporary critical theory and technology. In http://proteus.fau.edu/practicum/texts/landow1.pdf [print version. © the Johns Hopkins University Press, 1992]. Lemos, André (2007). “Mídia Locativa e Territórios Informacionais”In http://culturaderede.pbworks.com/f/midia%20locativa_andre%20lemos.pdf (acessados em 2018). Machado, Arlindo (2004). “Arte e Mídia: aproximações e distinções” in Revista eletrônica e-compós, edição 1, dezembro de 2004, In http://www.compos.org.br/seer/index.php/e-compos/article/viewFile/15/16 (acessado em 2018). Manovich, Lev &Tifentale, Alise (2018). Selfiecity: Exploring Photography and Self-Fashioning in Social Media. In http://manovich.net/index.php/projects/selfiecity-exploring (acessado em 2016) Manovich,Lev (2007) WHAT COMES AFTER REMIX?In http://manovich.net/content/04-projects/057-what-comes-after-remix/54_article_2007.pdf (acessado em 2018) Murray, Janet (2003). Hamlet no Holodeck – o futuro da narrativa no ciberespaço, Cap. 5, “Agência”, São Paulo: Unesp, pgs 127-151 PACKER, Randall and Jordan, Ken (co-editores). “Overture: Birth of a New Medium”, in Multimedia: From Wagner to Virtual Reality, ArtMuseum.net , junho de 2000 site: http://www.w2vr.com/overture/birth.html (acessado em 2018). Shaw, Jeffrey. O cinema digitalmente expandido: o cinema depois do filme. In: LEÃO, Lúcia (org). O chip e o caleidoscópio: reflexões sobre as novas mídias. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2005. Venturelli, Suzete &Domingues, Diana (2007). Cibercomunicação cíbrida no continuum virtualidade aumentada e realidade aumentada. In http://www2.eca.usp.br/cap/ars10/venturelli_domingues.pdf (acessado em 2018). Vieira, Jorge Albuquerque (2009). Teoria do Conhecimento e Arte. Transcrição de conferência no XIX Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música. http://portais.ufg.br/uploads/270/original_Teoria_do_conhecimento_e_arte-Palestra_transcrita_por_S__nia_Ray.pdf (acessado em 2018).
 

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