Objetivos: iniciar o aluno à pintura por meio de uma análise histórica dos materiais e das técnicas utilizadas. Primeira parte: Aula teórica - Segunda parte: Exercícios e comentário sobre as técnicas aplicadas
a. Análise e estudo das técnicas empregadas em obras pictóricas, ao longo da história tendo em vista sua relevância no presente. b. Materiais, instrumental e técnicas para pintura mural, encáustica, têmpera, óleo, esmalte sintético e acrílico, incluindo a preparação e tratamento dos suportes específicos, flexíveis ou rígidos.
I. Apresentação do Programa: Técnica e poética em pintura II. Os Pigmentos. Material: pigmento e cola branca III. Estudo de diferentes suportes e bases, colas: branca, coqueiro, metylan, durex, fitas adesivas IV. Afresco, material: gesso ou argamassa, placas de madeira, pigmentos, cola branca V. Encáustica, material: cera (verniz de cera), pigmento VI. Mosaico: colagem, materiais diversos, impressos, tecidos, vidrotil, vidros. VII. Têmpera, material: ovos, pigmento, vinagre, óleo de cravo. VIII. Aquarela IX. Guache, pastel X Pintura a óleo sobre tela, tinta óleo, terebentina, óleo de linhaça XI. esmalte sintético XII Pintura acrílica XIII Técnica mista XIV Avaliação das obras produzidas pelos alunos *15 horas dos créditos trabalho da disciplina serão consideradas como Atividades Extensionistas.
ARGAN.G.C. L'Arte Moderna, Sansoni, 1970. História da Arte como história da Cidade, Martins Fontes, 1992. 1991 BAUDELAIRE. Ouvres, Pléiade,Gallimard, 1954. BOIS.Y. A Painting as a Model, MIT.1998 Art Press-Où est passée la peinture? 1995 CHIPP.H.B. Teorias da Arte Moderna. Martins Fontes, São Paulo, 1996 FAVARETTO, C. A invenção de Hélio Oiticica. Edusp, 1992. FRANCASTEL P. Imagem, Visão e Imaginação, Martins Fontes, 1983. GAGE, J. A cor na arte. Martins Fontes 2012 GOMBRICH. Art and Illusion. Princeton University Press,1972. GREENBERG, C. Clement Greenberg e o Debate Crítico, Zahar. Funarte,1997. HALPERN, D. Writers on Artists, North Point Press, New York, 1988. KLEE, P. The Diaries of Paul Klee. California Press, 1968. MAGRITTE, R. Les Mots et les Images. Editions Labor,1994. MAYER, Ralph. Manual do Artista. Martins Fontes, 1996. São Paulo. MATISSE, H. Escritos e reflexões sobre arte. Ulissea, Lisboa , 1972. NAVES, R. A Forma Difícil. Editora Ática, 1996. NEWMAN, B. Selected Writings. University of California Press, 1990. PAREYSON, L. Problemas de estética. Martins Fontes, 1997. OITICICA, H. Aspiro ao Grande Labirinto. Rocco, 1986. Rio de Janeiro PAZ, O. Os Filhos do Barro, Nova Fronteira, 1984. PERLOFF, M. O Momento Futurista, Edusp, São Paulo, 1993. TASSINARI, A. O espaço moderno, Cosac & Naify, São Paulo, 2001. VALÉRY, P. Oeuvres. Pléiade, Gallimard, 1957. SACKS, O. Um Antropólogo em Marte, Companhia das Letras, São Paulo, 1995. SHAPIRO, M. A Arte Moderna. Edusp,1996. SELZ, P. Contemporary Art - a sourcebook of artists' writings, California Press, 1998.