Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Comunicações e Artes
 
Artes Plásticas
 
Disciplina: CAP0246 - A Pintura e suas Técnicas
Tecniques of Painting

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 90 h ( Práticas como Componentes Curriculares = 15 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2024 Desativação:

Objetivos
Objetivos: iniciar o aluno à pintura por meio de uma análise histórica dos materiais e das técnicas utilizadas. Primeira parte: Aula teórica - Segunda parte: Exercícios e comentário sobre as técnicas aplicadas
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
1477391 - Marco Garaude Giannotti
 
Programa Resumido
a. Análise e estudo das técnicas empregadas em obras pictóricas, ao longo da história tendo em vista sua relevância no presente.  
    b. Materiais, instrumental e técnicas para pintura mural, encáustica, têmpera, óleo, esmalte sintético e acrílico, incluindo a preparação e tratamento dos suportes específicos, flexíveis ou rígidos.
 
 
 
Programa
I. Apresentação do Programa: Técnica e poética em pintura 
II. Os Pigmentos. Material: pigmento e cola branca
III. Estudo de diferentes suportes e bases, colas: branca, coqueiro, metylan, durex, fitas adesivas
IV. Afresco, material: gesso ou argamassa, placas de madeira, pigmentos, cola branca 
V. Encáustica, material: cera (verniz de cera), pigmento
VI. Mosaico: colagem, materiais diversos, impressos, tecidos, vidrotil, vidros.
VII. Têmpera, material: ovos, pigmento, vinagre, óleo de cravo.
VIII. Aquarela
IX. Guache, pastel 
X Pintura a óleo sobre tela, tinta óleo, terebentina, óleo de linhaça 
XI. esmalte sintético
XII Pintura acrílica
XIII Técnica mista
XIV  Avaliação das obras produzidas pelos alunos

*15 horas dos créditos trabalho da disciplina serão consideradas como Atividades Extensionistas.

 
 
 
Avaliação
     
Método
Através de informações teóricas e técnicas, iniciar o aluno ao estudo da composição pictórica, por meio do método comparativo e do desenvolvimento técnico.
Critério
Uso das possibilidades inerentes aos materiais utilizados. Qualidade da execução técnica. Criação.
Norma de Recuperação
O aluno deve reapresentar um conjunto de obras e o texto na data de recuperação prevista pelo professor
 
Bibliografia
     
ARGAN.G.C. L'Arte Moderna, Sansoni, 1970. História da Arte como história da Cidade, Martins Fontes, 1992. 1991 BAUDELAIRE. Ouvres, Pléiade,Gallimard, 1954. BOIS.Y. A Painting as a Model, MIT.1998 Art Press-Où est passée la peinture? 1995 CHIPP.H.B. Teorias da Arte Moderna. Martins Fontes, São Paulo, 1996 FAVARETTO, C. A invenção de Hélio Oiticica. Edusp, 1992. FRANCASTEL P. Imagem, Visão e Imaginação, Martins Fontes, 1983. GAGE, J. A cor na arte. Martins Fontes 2012 GOMBRICH. Art and Illusion. Princeton University Press,1972. GREENBERG, C. Clement Greenberg e o Debate Crítico, Zahar. Funarte,1997. HALPERN, D. Writers on Artists, North Point Press, New York, 1988. KLEE, P. The Diaries of Paul Klee. California Press, 1968. MAGRITTE, R. Les Mots et les Images. Editions Labor,1994. MAYER, Ralph. Manual do Artista. Martins Fontes, 1996. São Paulo. MATISSE, H. Escritos e reflexões sobre arte. Ulissea, Lisboa , 1972. NAVES, R. A Forma Difícil. Editora Ática, 1996. NEWMAN, B. Selected Writings. University of California Press, 1990. PAREYSON, L. Problemas de estética. Martins Fontes, 1997. OITICICA, H. Aspiro ao Grande Labirinto. Rocco, 1986. Rio de Janeiro PAZ, O. Os Filhos do Barro, Nova Fronteira, 1984. PERLOFF, M. O Momento Futurista, Edusp, São Paulo, 1993. TASSINARI, A. O espaço moderno, Cosac & Naify, São Paulo, 2001. VALÉRY, P. Oeuvres. Pléiade, Gallimard, 1957. SACKS, O. Um Antropólogo em Marte, Companhia das Letras, São Paulo, 1995. SHAPIRO, M. A Arte Moderna. Edusp,1996. SELZ, P. Contemporary Art - a sourcebook of artists' writings, California Press, 1998.
 

Clique para consultar os requisitos para CAP0246

Clique para consultar o oferecimento para CAP0246

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP