A partir da impressão de objetos e formas tridimensionais em materiais dúcteis, experimentar a reprodução de formas através de moldes e fôrmas, criando múltiplos, obras concebidas como conjuntos de partes, explorando os sentidos possíveis do uso da repetição e da (re)configuração do todo diante de espaço/contexto específicos, e da pesquisa de materiais e procedimentos industriais.
Exercícios práticos para imprimir em 3 dimensões a superfície e o volume de objetos tridimensionais. Experimentação de materiais diversos como gesso, silicone, resina de poliéster, cera de abelha, parafina, cimento, etc. Exploração dos recursos os de multiplicação da forma através de sua reprodução, concebendo a cópia como edição ou cada peça como módulo. Estudo de outros processos, artesanais ou industriais, de reprodução de formas, eventuais visitas a fábricas e fundições. Observando a instalação das formas reproduzidas no espaço, pensar os sentidos possíveis destes procedimentos e objetos criados. Aspectos conceituais e poéticos, além das evidentes questões técnicas dos processos, são discutidos coletivamente a cada exercício e também na exibição de imagens de obras de artistas de diversos contextos e gerações.
A partir do primeiro exercício com alginato e/ou entretela gessada, obtendo impressões tridimensionais de partes do próprio corpo, alunas e alunos aprendem a produzir o molde em gesso e depois a fôrma para reproduzir as formas encontradas. Exploram então materiais e procedimentos variados (artísticos, industriais, naturais) para obter as formas finais, pensando nos aspectos poéticos e conceituais - mas também técnicos - destas escolhas. O mesmo princípio se aplica aos exercícios a partir de objetos e superfícies encontrados e usados como matriz para novas formas e objetos. Aulas expositivas exibindo e contextualizando a obra de artistas modernos e contemporâneos e abordando as questões surgidas na prática a partir dos exercícios propostos, diante da leitura destas obras. Exercício com modos de deformação para a criação de novos objetos/esculturas/instalações, introduz a ideia do “informe” como aspecto recorrente na produção artística contemporânea, e antecede o trabalho final no qual irão conceber e realizar um projeto a partir das aprendizagens do semestre. *15 horas dos créditos trabalho da disciplina serão consideradas como Atividades Extensionistas.
DANTAS, Marcelo (org.). Antony Gormley : Corpos Presentes. Rio deJaneiro Ed. CCBB, 2012 DIDI-HUBERMAN, Georges. Cascas. São Paulo: Editora 34, 2017 EUVALDO, Celia (trad. e org.) Alberto Giacometti: textos de Jean Paul Sartre. São Paulo: Martins Fontes, 2012. GENET, Jean. O ateliê de Giacometti. São Paulo Cosac Naify, 2000. KRAUSS, Rosalind e ALAIN-BOIS, Yve. Formless: a users guide. New York: Zone Books, 1997 LAURENTIIS, Gabriela Barzaghi. Louise Bourgeois e os Modos Feministas de Criar. São Paulo: Ed. Sobinfluencia, 2022. LONTRA COSTA, Marcus e SILVA, Raquel (org.). Celeida Tostes. Rio de Janeiro: Ed. Aeroplano, 2014. WALSH, Taylor Ed. Bruce Nauman – October Files vol.22. MIT Press, 2018