Informações da Disciplina

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Comunicações e Artes
 
Artes Plásticas
 
Disciplina: CAP0247 - Moldagem e Modelagem
Molding and Modeling

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 90 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2019 Desativação:

Objetivos
Introduzir os alunos no estudo das técnicas da modelagem, a partir do uso de materiais dúcteis e maleáveis e da moldagem, como possibilidade de reprodução e reorganização do trabalho a partir do múltiplo, por meio da obtenção de moldes com complexidade distintas e reorganização do espaço tridimensional, possibilitando a apreensão e o conhecimento da linguagem escultórica com liberdade experimental e conhecimento no uso de materiais cerâmicos e do gesso.
 
 
 
Programa Resumido
Estudo da forma escultórica obtida por técnica de agregação e conformação de materiais dúcteis, com a finalidade de possibilitar a apreensão e conhecimento da linguagem escultórica. Modelagem , módulo e multiplicação, com a produção e uso de moldes em tasselos e reprodução com massas argilosas e barbotinas cerâmicas. Desenvolvimento de paleta cerâmica com terras pigmentadas e esmaltes vítreos. Experimentações com as praticas de multiplicacão e vitrificação
 
 
 
Programa
A argila, a cera, a plastilina: composição da matéria; técnica de modelagem: instrumental: armadura. Modelagem, módulo, multiplicação e reconstrução como linguagem. Multiplicação especifica em cerâmica, com a produção e uso de moldes em tasselos e reprodução com massas argilosas e barbotinas cerâmicas. Desenvolvimento de paleta cerâmica, com terras pigmentadas, terras sigilatas e esmaltes vítreos, pelo método triaxial de 66 pontos básicos. Experimentações com as praticas de multiplicação e vitrificação.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas práticas, expositivas e áudio visuais com leitura de textos pertinentes ao programa. Visita a exposições e ateliês. Análise crítica conjunta ou individual dos trabalhos realizados
Critério
Adequação dos trabalhos aos objetivos específicos dos exercícios; proposição pessoal a partir do aprendizado (quantidade de informação e originalidade); e leitura dos textos recomendados. Parte prática – peso 2 Avaliação passo a passo do desenvolvimento do trabalho individual. Avaliação final do trabalho individual. Parte teórica – peso 1 Apresentação de resenhas de exposições, visitas e entrevistas a ateliês, resumos de textos e reflexões sobre o trabalho realizado.
Norma de Recuperação
Análise da produção de trabalhos, práticos e teóricos, realizados pelos alunos durante o curso, e/ou durante o prazo de recuperação.
 
Bibliografia
     
BENET, R. E. A. Helmeyer. La escultura moderna y contemporanea. Barcelona, Laber, 1949. BARDI, P. M. Arte da Cerâmica no Brasil. Banco Sudameris Brasil, 1980. CHITI, Jorge Fernandez. El libro del ceramista. Buenos Aires: Condorhuasi, 1994. COOPER, Emmanuel. Historia de la cerâmica. Barcelona: Ediciones CEAC, 1987. FOURNIER, Robert. Illustrated Dictionary of Practical Pottery. Radnor Pennsylvania: Chilton Book Company, 1992. GABBAI, Miriam B. Birmann. Cerâmica – arte da terra. São Paulo: Ed. Callis, 1987, pp. 145-149. RHODES, Daniel. Arcillas e vidriados para el ceramista. Madrid: CEAC, s/data. pp.11-75. 1973 SOALHEIRO, Máximo. Tipografia/Cerâmica. Belo Horizonte: Soalheiro, 2006 TUCKER, William. A linguagem da escultura. São Paulo: Cosac & Naify. 1999. WALL, Edmund de. 20Th century ceramics. Londres: Thames & Hudson world of art, 2003, pp. 183-193. WOODY, Elsbeth S. Ceramica al torno. Barcelona: Ediciones CEAC, 1981.
 

Clique para consultar os requisitos para CAP0247

Clique para consultar o oferecimento para CAP0247

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2020 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP