Introduzir os alunos no estudo das técnicas da modelagem, a partir do uso de materiais dúcteis e maleáveis e da de moldagem, como possibilidade de multiplicação e reorganização do espaço tridimensional, com a finalidade de possibilitar a apreensão e conhecimento da linguagem escultórica”. A correção visa precisar de forma mais clara os objetivos propostos por essa disciplina.
Estudo da forma escultórica obtida por técnica de agregação e conformação de materiais dúcteis, com a finalidade de possibilitar a apreensão e conhecimento da linguagem escultórica.
a. A argila, a cera, a plastilina: composição da matéria; técnica de modelagem: instrumental: armadura. b. Proporção e significado c. Superfície lisa, áspera e seus significados. d. Grau de iconicidade na representação e seus significados. e. Linguagem: - a unidade (o todo e suas partes) forma aberta - fechada e forma háptica. - eixos; direções; simetria e assimetria; equilíbrio; ritmo; movimento. - massas; volume oco; o perfurado; o côncavo e o convexo; o angular e o curvo; justaposição e interpenetração das massas.
DANTAS, Marcelo (org.). Antony Gormley : Corpos Presentes. Rio deJaneiro Ed. CCBB, 2012 DIDI-HUBERMAN, Georges. Cascas. São Paulo: Editora 34, 2017 EUVALDO, Celia (trad. e org.) Alberto Giacometti: textos de Jean Paul Sartre. São Paulo: Martins Fontes, 2012. GENET, Jean. O ateliê de Giacometti. São Paulo Cosac Naify, 2000. KRAUSS, Rosalind e ALAIN-BOIS, Yve. Formless: a users guide. New York: Zone Books, 1997 LAURENTIIS, Gabriela Barzaghi. Louise Bourgeois e os Modos Feministas de Criar. São Paulo: Ed. Sobinfluencia, 2022. LONTRA COSTA, Marcus e SILVA, Raquel (org.). Celeida Tostes. Rio de Janeiro: Ed. Aeroplano, 2014. WALSH, Taylor Ed. Bruce Nauman – October Files vol.22. MIT Press, 2018