- Discussão dos processos de reprodução fotográficos.- O ensaio fotográfico enquanto narrativa visual, o trabalho prático do autor.- Criar termos de referência comuns para uma discussão sobre o fazer fotográfico.
- A reprodução digital e sua nova interpretação.- O ensaio fotográfico enquanto narrativa visual vista por 20 a 24 fotógrafos.- Os livros como transcrição da obra de autor.- Os alunos mostram trabalhos individuais próprios em toda aula.
- A reprodução da obra de arte plana no branco e preto, as curvas possíveis de reprodutibilidade.- A "documentação" da obra de arte tridimensional e a questão da iluminação como ponto de vista do autor do "documento".- A reprodução em cores de originais como pinturas, aquarelas e a "natureza" nas questões ligadas à transcrição dos pigmentos e das luzes em corantes fotográficos.- A transcrição gráfica da fotografia, para o impresso opaco e suas interpretações.- A fotografia "reproduzindo" a própria fotografia- Os ensaios dos autores escolhidos: uma seleção afetiva na história dos livros de fotografia, começando com Robert Frank, passando por Brassai, Lartigue, Bresson, Kertez, Avedon, Callahan, entre outros.- Avaliação das edições e métodos de impressão.
AVEDON, Richard. In The American West, Harry N Abrams Inc, New York, 1985 ANTHONY, Lee. Diane Arbus Family Albums, Yale University Press, London 2003 ANDUJAR, Claudia. Yanomami, DBA, Curitiba 1998 ARBUS, Diane, Diane Arbus: An Aperture Monograph, MOMA, New York, 1972 BRASSAI. Paris By Night, Pantheon, New York, 1987 BULLATY, Sonja. Sudek, Clarkson N. Inc, New York, 1976 BRANCO, Miguel. Silent Book, Cosac&Naify, São Paulo, 1997 CHRISTIAN ADAM, Hans. Edward Sheriff Curtis 1868-1952, Taschen, Italy, 2000 CARTIER-BRESSON, Henri. Photographer, Second Edition, Paris 1980 DYER, Geoff. O Instante Contínuo, Companhia das Letras, São Paulo, 2005 ELLEN-MARK, Mary. Falkland Road Prostitutes of Bombay, Thames & Hudson, London, 1981 EGGLESTON, William. Willian Eggleston’s Guide, Thames and Hudson, New York, 2010 FREIRE, Carlos. Tout Doit Disparaître, Hazan, Paris, 2001 GALASSI, Peter. Andreas Gursky The Museum of Modern Art, N Abrams Inc, New York, 2001 GOLDBERG, Vicki. Jacques Henri Lartigue Photographe, Nathan Delpire, Paris, 1998 GREENOUGHJ, Sarah. André Kertész, Princeton University Press, Los Angeles, 2005 GREENOUGHJ, Sarah. Alfred Stieglitz Photographs & Writings, National Gallery Of Art, Italy, 1999 GHIRRI, Luigi, Pensar por Imagens, IMS, Rio de Janeiro, 2014 GHIRRI, Luigi, Kodachrome, Mack, London, 2017 HILL, Paul and COOPER, Thomas. Dialogo con la Fotografía, Gustavo Gili, Barcelona, 2001 KEROUAC, Jack. Robert frank The Americans, Aperture, New York, 1978 KENNA, Michael, Retrospective Two, Nazraeli Press LLC, Berlin, 2004 KOUDELKA, Josef. Gypsies, Aperture, New York, 1975 KOUDELKA, Josef. Chaos, Phaidon, Paris, 1999 KOUDELKA, Josef. Exiles, Aperture, New York, 1988 LEITER, Saul. Early Color, Steidl, Gottingen, 2006 MAIER, Vivian. Street Photographer, Power House Books, 2011 MEYEROWITZ, Joel, A Summer Day, Times Books, New York, 1985 RICHARD, Doug, A New American Picture, Aperture, New York, 2010 RUKA, Inta, People I know, Bokförlaget Max Ström, 2012 SMITH, Joel. Edward Steichen The early Years, Princeton University Press, Italy, 1999 SOUZA de, Pedro. Alécio de Andrade, Instituto Moreira Salles, Rio de janeiro, 2008 SZARKOWSKI. John, Callahan, Aperture, New York, 1976 STERNFELD, Joel. American Prospects, D.A.P, Germany, 2004 Artigos: CARRIERE, Jean-Claude – O Mahabarata, O nevoeiro inicial BENJAMIN, Walter - A tarefa do tradutor FABRIS, Annatereza – Pesquisa em Artes Visuais GENET, Jean – Rembrant STAROBINSKI, Jean - É possível definir o ensaio LARROZA, Jorge – Notas sobre a experiencia e o saber da experiencia LARROZA, Jorge – O Ensaio e a Escrita Academica