Informa??es da Disciplina

Júpiter - Sistema de Graduação

Escola de Comunicações e Artes
 
Artes Plásticas
 
Disciplina: CAP0272 - Outras Pinturas
Other Paintings

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2018 Desativação:

Objetivos
A disciplina tem como objetivo proporcionar uma relação entre os alunos e a arte em exposição em lugares públicos e privados da cidade como, por exemplo, museus, centros culturais e galerias.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
457984 - Dora Longo Bahia
 
Programa Resumido
A disciplina será ministrada pelos três professores da área e enfocará as exposições em curso durante o período de aula. A partir de visitas a museus e galerias, serão estabelecidos debates relacionando as exposições visitadas com os trabalhos dos alunos.
 
 
 
Programa
Três aulas de visitas a exposições acompanhadas dos professores serão seguidas de uma aula de discussão dos trabalhos individuais dos alunos.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Visitas a exposição seguidas de debates Apresentação de trabalhos/projetos individuais
Critério
Participação dos alunos em toda a programação e desenvolvimento de trabalho pessoal.
Norma de Recuperação
O aluno deverá apresentar um trabalho, referente ao programa desenvolvido durante o semestre letivo, determinado pelo professor, até o primeiro dia de aula do semestre seguinte.
 
Bibliografia
     
AGAMBEN, Giorgio. O que é o contemporâneo? e outros ensaios. Chapecó, SC: Argos, 2009. BADIOU, Alain. Pequeno manual de inestética. São Paulo: Estação Liberdade, 2002. BATTCOCK, Gregory. A nova arte. São Paulo: Perspectiva, 1984. BOIS, Yve-Alain. Painting as Model. Cambridge, Massachusetts: MIT Press, 1990. BUCHLOH, Benjamin. Neo-Avantgarde and Culture Industry. Cambridge, Massachusetts: MIT Press, 2000. BUREN, Daniel. Textos e entrevistas escolhidos (1967-2000). Rio de Janeiro: Centro de Arte Helio Oiticica, 2001. DANTO, Arthur C. Após o fim da arte: a arte contemporânea e os limites da história. São Paulo: EDUSP, 2006. DUBOIS, Philippe. O Ato Fotográfico. Campinas, SP: Papirus, 1993. FOSTER, Hal. The Return of the Real. Massachusetts: The MIT Press, 1996. JACQUES, Paola Berenstein (Org.). Apologia da deriva: Escritos situacionistas sobre a cidade. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2003. MARTINS, Luiz Renato. A fabricação da pintura: de Manet a Rothko. 461 p. Tese (Doutorado em Filosofia, Letras e Ciências Humanas), Faculdade de Filosofia, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2000. OITICICA, Hélio. Aspiro ao Grande Labirinto. Rio de Janeiro: Editora Rocco, 1986. RICHTER, Gerhard. The Daily Practice of Painting: Writings 1962-1993. Cambridge, Massachusetts: MIT Press, 1998.
 

Clique para consultar os requisitos para CAP0272

Clique para consultar o oferecimento para CAP0272

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2020 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP