Informações da Disciplina

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Comunicações e Artes
 
Artes Plásticas
 
Disciplina: CAP0273 - Prática de Escultura I
Practice of Sculpture I

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2012 Desativação:

Objetivos
A disciplina oferece uma introdução às práticas de construção tridimensional a partir do conhecimento de ferramentas, máquinas e equipamentos empregados no trabalho com a madeira, com os metais e com o cimento.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
1614087 - Mario Celso Ramiro de Andrade
 
Programa Resumido
A disciplina tem por objetivo introduzir os alunos na prática da construção tridimensional.
 
 
 
Programa
Prática de ateliê que oferece aos alunos uma introdução ao trabalho de construção tridimensional. Os alunos inicialmente serão instruídos no trabalho com diversas ferramentas, máquinas e equipamentos existentes nos ateliês de madeira e metal. Trabalhos de corte, perfuração, desbaste, colagem, soldagem, rebitagem e acabamento com lixas, vernizes e lacas farão parte dos fundamentos desta disciplina.
Essa introdução se dá a partir de um grupo específico de práticas variáveis à cada semestre. Além da prática no ateliê, os alunos serão levados à conhecer determinados materiais e técnicas disponíveis hoje no mercado e que também integram uma gama de opções de trabalho na área da tridimensionalidade. Ao final do semestre os alunos deverão desenvolver um projeto autoral com base nos conhecimentos e na prática adquirida ao longo das aulas. Haverá orientação e acompanhamento dos exercícios realizados no ateliê e avaliação de um projeto de trabalho autoral.
 
 
 
Avaliação
     
Método
O aluno deverá apresentar todos os exercícios realizados ao longo do semestre além de um trabalho de conclusão de sua autoria. Serão também considerados os diversos estudos anteriores à realização do projeto, como desenhos, maquetes e pesquisas de materiais. O trabalho final poderá ser materializado na forma de um objeto, uma instalação ambiental, uma interferência na paisagem, um adereço para o corpo, uma criação que contemple a pesquisa e os trabalhos desenvolvidos no ateliê.
Critério
Realização dos exercícios propostos, apresentação de estudos e ante-projetos, além de uma adequação entre a realização técnica e qualidade estética.
Norma de Recuperação
O aluno deverá apresentar todos os exercícios realizados ao longo do semestre além de um trabalho de sua autoria. A prova será realizada em data determinada pelo professor.
 
Bibliografia
     
Basualdo, Carlos. “Edgard de Souza”. São Paulo: Cosac & Naify, 2000.

Costa, Cacilda Teixeira. “O sonho e a técnica: a arquitetura do ferro no Brasil”. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2001.
Damo, Elvo Benito. “Fundição artística: escultura em bronze pelo processo de cera perdida”. Curitiba: Artes & Textos, 2006.

Fuke, Mauro (catál.). “Mauro Fuke”. Porto Alegre: Museu de Arte do Rio Grande do Sul, 2002.

Krämer, Oskar. “Rezepte für die Metallfärbung und Metallüberzüge ohen Stromquelle”. Saulgau: Eugen G. Leuze Verlag, 1990.

Prolik, Eliane. “Noutro lugar”. Curitiba: E. Prolik, 2005.

Souza, Edgard (catál.). “A Voluta e outros trabalhos”. São Paulo: Pinacoteca do Estado de São Paulo, 2004.
 

Clique para consultar os requisitos para CAP0273

Clique para consultar o oferecimento para CAP0273

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2021 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP