A disciplina tem por objetivo desenvolver a prática da construção espacial, em atividades iniciadas no ateliê que incorporem, além dos materiais normalmente associados à escultura, elementos gráficos, fotográficos, textuais, audiovisuais e performativos. Dando sequência ao programa anterior da disciplina, esta prática de escultura considera o movimento e o deslocamento do/da artista e da obra como chaves em nossos estudos.
Estudos de casos analisados no ateliê servirão como referências para a discussão e elaboração de projetos que serão conduzidos pelos alunos ou por grupos de alunos ao longo do semestre. A disciplina oferece também espaço para o desenvolvimento de produções autorais, como para a realização do TCC.
A disciplina propõe um enfoque mais específico na prática da construção espacial, considerando uma prévia instrumentalização de alunos e alunas em nossas oficinas e ateliês. O foco é o da elaboração de projetos, construção de maquetes, da incorporação de elementos gráficos, fotográficos, textuais, sonoros e performativos, associados ao registro do trabalho e sua apresentação. O campo estudado parte da concepção do Campo Expandido e suas interações com as tecnologias na arte contemporânea.
Careri, Francesco. “Walkscapes: O caminhar como pratica estética”. São Paulo: Gustavo Gili, 2015. Chelpa Ferro. “Chelpa Ferro”. São Paulo: imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2007. Kahn, Douglas; Whitehead, Gregory. “Wireless Imagination: sound, radio and the avant-garde”. Cambridge: MIT Press, 2001. Kostelanetz, Richard (org.) “Text-sound texts”. New York: Willian Morrow and Co., Inc., 1980 Oiticica, Hélio. “O q faço é Música”. São Paulo: Galeria de Arte São Paulo, 1986. Ramiro, Mario (org). “3NÓS3 Intervenções urbanas”. São Paulo, UBU, 2017. Scarassatti, Marco. “Walter Smetak, o alquimista dos sons”. São Paulo: Perspectiva: Ed. SESC SP, 2008. Visconti, Jacopo Crivelli. “Novas Derivas”. São Paulo: Martins Fontes, 2014. A disciplina ainda oferece diversas referências de sites e blogs de artistas, utilizadas extensamente ao longo do semestre.