Informações da Disciplina

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Comunicações e Artes
 
Artes Plásticas
 
Disciplina: CAP0274 - Prática de Escultura II
Practice of Sculpture II

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2019 Desativação:

Objetivos
A disciplina oferece um enfoque mais específico sobre o chamado campo expandido da escultura. Neste campo as ações e intervenções urbanas, o caminhar como prática estética e a dimensão sonora serão tratados como fundamentais nas obras analisadas em sala de aula e nos projetos desenvolvidos no ateliê.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
1614087 - Mario Celso Ramiro de Andrade
 
Programa Resumido
A disciplina visa o estudo e a prática de intervenções, caminhadas e criações sonoras no campo das artes visuais a partir de atividades específicas desenvolvidas no ateliê, onde o espaço urbano, a caminhada e a dimensão sonora serão os componentes fundamentais do objeto ou da ocupação espacial.
 
 
 
Programa
Estudo de casos analisados em sala de aula que servirão como pontos de partida para a elaboração de projetos que serão conduzidos pelos alunos ou por grupos de alunos. Fundamental para esta etapa da prática da escultura é o conhecimento básico adquirido na disciplina Prática de Escultura I, que trata da instrumentalização dos alunos no que se refere à capacidade de planejamento e construção de objetos e dispositivos necessários a esta etapa. Também serão oferecidas oficinas de construção de circuitos gerados de sons, necessários à captação de sons oriundos da matéria.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Orientação e coordenação de trabalhos práticos.
Critério
Adequação entre a qualidade estética e a qualidade técnica.
Adequação entre as qualidades técnicas e estéticas dos trabalhos realizados.
Norma de Recuperação
O aluno deverá prestar uma prova que versará sobre o conteúdo do programa. A prova será realizada no final do semestre seguinte.
 
Bibliografia
     
Careri, Francesco. “Walkscapes: O caminhar como pratica estética”. São Paulo: Gustavo Gili, 2015. Chelpa Ferro. “Chelpa Ferro”. São Paulo: imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2007. Kahn, Douglas; Whitehead, Gregory. “Wireless Imagination: sound, radio and the avant-garde”. Cambridge: MIT Press, 2001. Kostelanetz, Richard (org.) “Text-sound texts”. New York: Willian Morrow and Co., Inc., 1980 Oiticica, Hélio. “O q faço é Música”. São Paulo: Galeria de Arte São Paulo, 1986. Ramiro, Mario (org). “3NÓS3 Intervenções urbanas”. São Paulo, UBU, 2017. Scarassatti, Marco. “Walter Smetak, o alquimista dos sons”. São Paulo: Perspectiva: Ed. SESC SP, 2008. Visconti, Jacopo Crivelli. “Novas Derivas”. São Paulo: Martins Fontes, 2014.
 

Clique para consultar os requisitos para CAP0274

Clique para consultar o oferecimento para CAP0274

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2021 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP