A disciplina oferece um aperfeiçoamento na arte da construção tridimensional. Nessa etapa a dimensão sonora será incorporada como um componente fundamental nos trabalhos de ateliê. A disciplina oferece uma instrução aos alunos na montagem de circuitos geradores de som e no desenvolvimento de trabalhos objetuais e instalativos nos quais a sonoridade será considerada como uma das dimensões da obra.
A disciplina visa a prática da construção tridimensional a partir de atividades específicas desenvolvidas no ateliê, onde o som é um dos componentes fundamentais do objeto ou do espaço.
Prática de ateliê de montagem de circuitos eletrônicos de geração de ruídos e sons. O programa prevê ainda um módulo de trabalho com a chamada “sonoridade da matéria”, onde os alunos deverão explorar a sonoridade do mundo e dos objetos concretos que nos cercam. Haverá acompanhamento especializado nas oficinas de eletrônica e performance sonora, tendo em vista a vivência concreta da espacialização do som como um dos componentes do campo da tridimensionalidade.
Careri, Francesco. “Walkscapes: O caminhar como pratica estética”. São Paulo: Gustavo Gili, 2015. Chelpa Ferro. “Chelpa Ferro”. São Paulo: imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2007. Kahn, Douglas; Whitehead, Gregory. “Wireless Imagination: sound, radio and the avant-garde”. Cambridge: MIT Press, 2001. Kostelanetz, Richard (org.) “Text-sound texts”. New York: Willian Morrow and Co., Inc., 1980 Oiticica, Hélio. “O q faço é Música”. São Paulo: Galeria de Arte São Paulo, 1986. Ramiro, Mario (org). “3NÓS3 Intervenções urbanas”. São Paulo, UBU, 2017. Scarassatti, Marco. “Walter Smetak, o alquimista dos sons”. São Paulo: Perspectiva: Ed. SESC SP, 2008. Visconti, Jacopo Crivelli. “Novas Derivas”. São Paulo: Martins Fontes, 2014. A disciplina ainda oferece diversas referências de sites e blogs de artistas, utilizadas extensamente ao longo do semestre.