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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Comunicações e Artes
 
Artes Plásticas
 
Disciplina: CAP0278 - A Gravura no Contexto da Reprodutibilidade Técnica
The Printmaking in the Context of technical Reproducibility

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2024 Desativação:

Objetivos
A disciplina tem como objetivo o desenvolvimento de práticas em Gravura para a ampliação do conhecimento no campo expandido de sua expressividade poética. A disposição que está na base dessa proposta é a capacitação do estudante para a exploração e reflexão acerca das potencialidades expressivas das diversas técnicas gráficas, considerando suas diferenças qualitativas imanentes e a evolução tecnológica. Sob esse enfoque, é abordado um largo espectro de recursos que inclui tanto os meios tradicionais quanto os atuais, experimentações com procedimentos artesanais e/ou digitais, simples ou complexos - a variedade de metodologias da reprodutibilidade técnica relaciona as soluções processuais à história da gravura, da imagem impressa, da arte em geral e das operações poéticas conectadas ao conceito de multiplicidade.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2794831 - Branca Coutinho de Oliveira
 
Programa Resumido
Estudo empírico da Gravura como meio multi, interdisciplinar e transdisciplinar de expressão artística. Trata-se de desenvolver pesquisas sobre os modos contemporâneos de produção e multiplicação de imagens com experimentações de caráter poético. O agenciamento de processos gráficos plurais, de materiais e linguagens díspares, com aplicação e/ou inovação de técnicas diversas, tanto artesanais quanto digitais, para a confecção e impressão de matrizes sobre substratos variados, com a finalidade de produzir experimentos poéticos no contexto da reprodutibilidade técnica, fundamenta os conceitos que abrangem o campo expandido da Gravura.
Praticar a Gravura experimentando suas múltiplas técnicas, seja de forma convencional ou inaudita, restrita ou em combinações variadas, tanto em modo disciplinar específico quanto interdisciplinar, ou multidisciplinar plural, significa aprofundar e expandir os conhecimentos nesse campo de expressão poética.
 
 
 
Programa
• Técnicas: Xilogravura, Calcogravura, Litografia, Serigrafia, Colagravura, Gravura Digital; 
• Imagem: produção, fixação, e  multiplicação de imagens; 
• Operações poéticas: formas tradicionais e co-operação por reciclagem da memória cultural - Informação e Automação, Conhecimento e Decisão; 
• Diferença e repetição: citação, tradução, comentário; 
• Composição: montagem, colagem e bricolagem. 


Metodologia 
Orientação, acompanhamento e assistência à execução de projetos individuais ou coletivos em Gravura, por meio de operações poéticas com experimentação de processos gráficos plurais, realizando aplicação e/ou inovação de técnicas diversas. As bases conceituais que abrangem o campo expandido da Gravura são introduzidas e debatidas por meio de exposição oral. Os conteúdos são ministrados conforme a necessidade apresentada pela experiência em curso, portanto sem seguir a sequência cronológica do desenvolvimento da história da Gravura.
 
 
 
Avaliação
     
Método
A avaliação, individual e coletiva, baseia-se em dois eixos principais: primeiro, o nível de adequação entre a qualidade estética e a qualidade tecnopoética alcançado pelo aluno em seu processo criativo, relacionado aos exercícios empreendidos; segundo, o teor e a consistência das análises críticas que ele interpõe durante as aulas em sua autoavaliação. As avaliações concebidas nesse formato priorizam o desenvolvimento do estudante em relação arbítrio ou juízo de valor sobre os resultados finais obtidos, visto que proporcionam uma revisão da matéria ministrada. Elas funcionam como aulas sínteses em que se pode visualizar, de maneira focada e direta, os conteúdos estudados, consolidando, na prática, o estágio do conhecimento recém adquirido.
Critério
A avaliação é feita de forma oral e coletiva, por meio de análise crítica individual, primeiramente, dos exercícios desenvolvidos pelos demais colegas e em seguida dos próprios resultados obtidos nas experimentações realizadas, levando em consideração os seguintes parâmetros: 1. Criatividade: organização formal e originalidade na realização das operações poéticas; 2. Conhecimento técnico: Uso e exploração das possibilidades inerentes à expressividade do modo serigráfico de fixação e impressão de imagens - relação multifacética em que o experimentalismo, funcionalismo e sincretismo unem poética e metalinguagem; 3. Aferição quanto aos níveis qualitativos na aplicação dos recursos procedimentais da serigrafia durante a realização dos exercícios propostos, na apresentação do trabalho final e na composição do diário de curso descritivo da evolução completa do processo serigráfico.
Norma de Recuperação
O aluno deverá corrigir e reapresentar os resultados do conjunto de exercícios poéticos propostos durante o curso, demonstrando, deste modo, a aquisição de conhecimento referente aos conteúdos integrantes do programa, de forma que se possa constatar sua habilitação para o uso adequado dos procedimentos apresentados.
 
Bibliografia
     
Bibliografia básica
ANTREASIAN, Garo & ADAMS, Clinton. The tamarind book of litography: art & techniques. New York, Harry N. Abrams, 1971. 
BRUNNER, Felix. Manual de la gravure. Switzerland, Arthur Niggli, 1972.
DAWSON, John. Guia completo de grabado e impresión: técnicas y materiales. Barcelona, Blume, 1982.
EICHENBERG, Fritz. The art of the print: masterpieces, history, techniques. New York, Van Nostrand Reinhold, 1976.
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Bibliografia Geral 
ADHEMAR, Jean. Twentieth century graphics. New York, Praeger, 1971.
CASTLEMAN, Riva. La gravure contemporaine depuis 1942. Fribourg, Office du Livre, 1973.
CRAIG, James. Produção gráfica. São Paulo, EDUSP, 1980.
HELLER, Jules. Printmarking today 2. ed. New York, Holt, Rinehart & Winston, 1972.
IVINS Jr., W. M. Imagen impresa y conocimiento: análisis de la imagen prefotografica. Barcelona, Gustavo Gili, 1975.
LARAN, Jean. L’estampe. Paris, Presses Universitaires, 1959. 2v.
RHEIN, Erich. The art of printmarking. New York, Van Nostrand Reinhold Company, 1976.

Bibliografia de Apoio

BENJAMIN, Walter.  Obras Escolhidas: Magia e Técnica, Arte e Política. São Paulo, Brasiliense, 1996.
_______________. A Tarefa do Tradutor. Tradução coletiva realizada durante Seminário sobre a obra de Benjamin, ministrado por BARCK, Karlheinz. Rio de Janeiro: UFRJ –Instituto de Letras, 1992.
CAHAN & Associates. I Am Almost Always Hungry. San Francisco, Princeton 
Architectural, 1999.
DELEUZE, Gilles. O Que É a Filosofia?. Rio de Janeiro, Editora 34, 1992. 
______________. Conversações. Rio de Janeiro, Editora 34, 1992.
______________. Crítica e Clínica. São Paulo, Editora 34, 1997.
DUCHAMP, Marcel.  Étant Donnés: 1º La Chute D’eau e 2º Le Gaz D’éclairage...
Philadelphia, Balding & Mansell, 1987.
LAURENTIZ, Paulo. A Holarquia do Pensamento Artístico. São Paulo, Editora da UNICAMP, 1991. 
LÉVY, Pierre. O que é o Virtual?. Rio de Janeiro, Editora 34, 1996. 
______________. Tecnologias da Inteligência. Rio de Janeiro, Editora 34.
MACHADO, Arlindo. Pré-cinemas & Pós-cinemas. São Paulo, Papirus, 1997.
PARENTE, André et alii.  A Imagem-Máquina: A Era das Tecnologias do Virtual. Rio de Janeiro, Editora 34, 1993.
PERNIOLA, Mario. Do Sentir. Lisboa, Editorial Presença, 1993.
PLAZA, Júlio. Tradução Intersemiótica. São Paulo, Perspectiva, 1987. 
PLAZA, Julio & TAVARES, Monica. Processos Criativos com Meios Eletrônicos: Poéticas Digitais. São Paulo, Hucitec, 1998.
SANTAELLA, Lucia e NÖTH, Winfried. Imagem: Cognição, semiótica, mídia. São Paulo, Iluminuras, 1997.
VALÉRY, Paul. Variedades. São Paulo, Iluminuras, 1991 Com
 

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