A disciplina visa a prática das técnicas gráficas.
Prática de ateliê, aprofundando os conhecimentos ligados à realização de xilogravuras em metal, serigrafias e litografias, e envolvendo procedimentos de preparação de matrizes, corte, gravação, acidulação, entintagem e impressão.
Bibliografia básica ANTREASIAN, Garo & ADAMS, Clinton. The tamarind book of litography: art & techniques. New York, Harry N. Abrams, 1971. BRUNNER, Felix. Manual de la gravure. Switzerland, Arthur Niggli, 1972. DAWSON, John. Guia completo de grabado e impresión: técnicas y materiales. Barcelona, Blume, 1982. EICHENBERG, Fritz. The art of the print: masterpieces, history, techniques. New York, Van Nostrand Reinhold, 1976. . Bibliografia Geral ADHEMAR, Jean. Twentieth century graphics. New York, Praeger, 1971. CASTLEMAN, Riva. La gravure contemporaine depuis 1942. Fribourg, Office du Livre, 1973. CRAIG, James. Produção gráfica. São Paulo, EDUSP, 1980. HELLER, Jules. Printmarking today 2. ed. New York, Holt, Rinehart & Winston, 1972. IVINS Jr., W. M. Imagen impresa y conocimiento: análisis de la imagen prefotografica. Barcelona, Gustavo Gili, 1975. LARAN, Jean. L’estampe. Paris, Presses Universitaires, 1959. 2v. RHEIN, Erich. The art of printmarking. New York, Van Nostrand Reinhold Company, 1976. Bibliografia de Apoio BENJAMIN, Walter. Obras Escolhidas: Magia e Técnica, Arte e Política. São Paulo, Brasiliense, 1996. _______________. A Tarefa do Tradutor. Tradução coletiva realizada durante Seminário sobre a obra de Benjamin, ministrado por BARCK, Karlheinz. Rio de Janeiro: UFRJ –Instituto de Letras, 1992. CAHAN & Associates. I Am Almost Always Hungry. San Francisco, Princeton Architectural, 1999. DELEUZE, Gilles. O Que É a Filosofia?. Rio de Janeiro, Editora 34, 1992. ______________. Conversações. Rio de Janeiro, Editora 34, 1992. ______________. Crítica e Clínica. São Paulo, Editora 34, 1997. DUCHAMP, Marcel. Étant Donnés: 1º La Chute D’eau e 2º Le Gaz D’éclairage... Philadelphia, Balding & Mansell, 1987. LAURENTIZ, Paulo. A Holarquia do Pensamento Artístico. São Paulo, Editora da UNICAMP, 1991. LÉVY, Pierre. O que é o Virtual?. Rio de Janeiro, Editora 34, 1996. ______________. Tecnologias da Inteligência. Rio de Janeiro, Editora 34. MACHADO, Arlindo. Pré-cinemas & Pós-cinemas. São Paulo, Papirus, 1997. PARENTE, André et alii. A Imagem-Máquina: A Era das Tecnologias do Virtual. Rio de Janeiro, Editora 34, 1993. PERNIOLA, Mario. Do Sentir. Lisboa, Editorial Presença, 1993. PLAZA, Júlio. Tradução Intersemiótica. São Paulo, Perspectiva, 1987. PLAZA, Julio & TAVARES, Monica. Processos Criativos com Meios Eletrônicos: Poéticas Digitais. São Paulo, Hucitec, 1998. SANTAELLA, Lucia e NÖTH, Winfried. Imagem: Cognição, semiótica, mídia. São Paulo, Iluminuras, 1997. VALÉRY, Paul. Variedades. São Paulo, Iluminuras, 1991 Com