Informações da Disciplina

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Comunicações e Artes
 
Artes Plásticas
 
Disciplina: CAP0278 - Prática de Gravura III
Practice of Printmaking III

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 15/02/1999 Desativação: 31/12/2018

Objetivos
A disciplina visa a prática das técnicas gráficas.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2794831 - Branca Coutinho de Oliveira
 
Programa Resumido
    A disciplina visa a prática das técnicas gráficas.
 
 
 
Programa
    Prática de ateliê, aprofundando os conhecimentos ligados à realização de xilogravuras em metal, serigrafias e litografias, e envolvendo procedimentos de preparação de matrizes, corte, gravação, acidulação, entintagem e impressão.
 
 
 
Avaliação
     
Método
A avaliação, individual e coletiva, baseia-se em dois eixos principais: primeiro, o nível de adequação entre a qualidade estética e a qualidade tecnopoética alcançado pelo aluno em seu processo criativo, relacionado aos exercícios empreendidos; segundo, o teor e a consistência das análises críticas que ele interpõe durante as aulas em sua autoavaliação. As avaliações concebidas nesse formato priorizam o desenvolvimento do estudante em relação arbítrio ou juízo de valor sobre os resultados finais obtidos, visto que proporcionam uma revisão da matéria ministrada. Elas funcionam como aulas sínteses em que se pode visualizar, de maneira focada e direta, os conteúdos estudados, consolidando, na prática, o estágio do conhecimento recém adquirido.
Critério
A avaliação é feita de forma oral e coletiva, por meio de análise crítica individual, primeiramente, dos exercícios desenvolvidos pelos demais colegas e em seguida dos próprios resultados obtidos nas experimentações realizadas, levando em consideração os seguintes parâmetros: 1. Criatividade: organização formal e originalidade na realização das operações poéticas; 2. Conhecimento técnico: Uso e exploração das possibilidades inerentes à expressividade do modo serigráfico de fixação e impressão de imagens - relação multifacética em que o experimentalismo, funcionalismo e sincretismo unem poética e metalinguagem; 3. Aferição quanto aos níveis qualitativos na aplicação dos recursos procedimentais da serigrafia durante a realização dos exercícios propostos, na apresentação do trabalho final e na composição do diário de curso descritivo da evolução completa do processo serigráfico.
Norma de Recuperação
O aluno deverá corrigir e reapresentar os resultados do conjunto de exercícios poéticos propostos durante o curso, demonstrando, deste modo, a aquisição de conhecimento referente aos conteúdos integrantes do programa, de forma que se possa constatar sua habilitação para o uso adequado dos procedimentos apresentados.
 
Bibliografia
     
Bibliografia básica
ANTREASIAN, Garo & ADAMS, Clinton. The tamarind book of litography: art & techniques. New York, Harry N. Abrams, 1971. 
BRUNNER, Felix. Manual de la gravure. Switzerland, Arthur Niggli, 1972.
DAWSON, John. Guia completo de grabado e impresión: técnicas y materiales. Barcelona, Blume, 1982.
EICHENBERG, Fritz. The art of the print: masterpieces, history, techniques. New York, Van Nostrand Reinhold, 1976.
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Bibliografia Geral 
ADHEMAR, Jean. Twentieth century graphics. New York, Praeger, 1971.
CASTLEMAN, Riva. La gravure contemporaine depuis 1942. Fribourg, Office du Livre, 1973.
CRAIG, James. Produção gráfica. São Paulo, EDUSP, 1980.
HELLER, Jules. Printmarking today 2. ed. New York, Holt, Rinehart & Winston, 1972.
IVINS Jr., W. M. Imagen impresa y conocimiento: análisis de la imagen prefotografica. Barcelona, Gustavo Gili, 1975.
LARAN, Jean. L’estampe. Paris, Presses Universitaires, 1959. 2v.
RHEIN, Erich. The art of printmarking. New York, Van Nostrand Reinhold Company, 1976.

Bibliografia de Apoio

BENJAMIN, Walter.  Obras Escolhidas: Magia e Técnica, Arte e Política. São Paulo, Brasiliense, 1996.
_______________. A Tarefa do Tradutor. Tradução coletiva realizada durante Seminário sobre a obra de Benjamin, ministrado por BARCK, Karlheinz. Rio de Janeiro: UFRJ –Instituto de Letras, 1992.
CAHAN & Associates. I Am Almost Always Hungry. San Francisco, Princeton 
Architectural, 1999.
DELEUZE, Gilles. O Que É a Filosofia?. Rio de Janeiro, Editora 34, 1992. 
______________. Conversações. Rio de Janeiro, Editora 34, 1992.
______________. Crítica e Clínica. São Paulo, Editora 34, 1997.
DUCHAMP, Marcel.  Étant Donnés: 1º La Chute D’eau e 2º Le Gaz D’éclairage...
Philadelphia, Balding & Mansell, 1987.
LAURENTIZ, Paulo. A Holarquia do Pensamento Artístico. São Paulo, Editora da UNICAMP, 1991. 
LÉVY, Pierre. O que é o Virtual?. Rio de Janeiro, Editora 34, 1996. 
______________. Tecnologias da Inteligência. Rio de Janeiro, Editora 34.
MACHADO, Arlindo. Pré-cinemas & Pós-cinemas. São Paulo, Papirus, 1997.
PARENTE, André et alii.  A Imagem-Máquina: A Era das Tecnologias do Virtual. Rio de Janeiro, Editora 34, 1993.
PERNIOLA, Mario. Do Sentir. Lisboa, Editorial Presença, 1993.
PLAZA, Júlio. Tradução Intersemiótica. São Paulo, Perspectiva, 1987. 
PLAZA, Julio & TAVARES, Monica. Processos Criativos com Meios Eletrônicos: Poéticas Digitais. São Paulo, Hucitec, 1998.
SANTAELLA, Lucia e NÖTH, Winfried. Imagem: Cognição, semiótica, mídia. São Paulo, Iluminuras, 1997.
VALÉRY, Paul. Variedades. São Paulo, Iluminuras, 1991 Com
 

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