Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Comunicações e Artes
 
Artes Plásticas
 
Disciplina: CAP0281 - Praticas Narrativas
Narrative Practices

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2024 Desativação:

Objetivos
A disciplina tem como principais objetivos estimular a elaboração, apresentação e análise de narrativas audiovisuais no campo da arte.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
457984 - Dora Longo Bahia
 
Programa Resumido
Prática de estúdio, aprofundando os conhecimentos ligados à realização de composições em diversos meios, com ênfase no vídeo, a partir dos conceitos levantados em aula.
 
 
 
Programa
Num primeiro momento, a disciplina investigará questões relacionadas ao autorretrato e ao retrato do outro, a partir da discussão de trabalhos audiovisuais de artistas contemporâneos contextualizados no tempo e no espaço. A seguir serão apresentados trabalhos de artistas que borram as fronteiras entre as categorias Docuficção, Mockumentary e Docudrama, com o objetivo de estimular uma produção coletiva sobre o assunto.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Orientação e coordenação de trabalhos práticos. O aluno deverá apresentar trabalhos práticos no decorrer do curso.
Critério
Frequência e participação nas aulas. Adequação entre a qualidade estética e a qualidade técnica nos trabalhos realizados durante o semestre.
Norma de Recuperação
O aluno deverá reapresentar os trabalhos práticos realizados no decorrer do curso.
 
Bibliografia
     
BENJAMIN, Walter. A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica. Tradução: Francisco de Ambrosis Pinheiro Machado. Porto Alegre: Editora Zouk, 2012. 
______. Magia e técnica, arte e política: Ensaios sobre literatura e história da cultura. Obras escolhidas. Vol. I. Tradução:  Sérgio Paulo Rouanet. 10a reimpressão. São Paulo: Brasiliense, 1996. 
BERGALA, Alain. Jean-Luc Godard par Jean-Luc Godard. Paris: Cahiers du cinéma - Editions de l'Etoile, 1985.
BUCK-MORSS, Susan. Dialética do olhar: Walter Benjamin e o projeto das Passagens. Tradução: Ana Luiza Andrade. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2002.
______. “Estética e anestética: Uma reconsideração de A obra de arte de Walter Benjamin”. In: T. Capistrano (Ed.), Benjamin e a obra de arte: Técnica, imagem, percepção / Walter Benjamin (et al.). Tradução: Marijane Lisboa e Vera Ribeiro. Rio de Janeiro: Contraponto, 2012.
DEBORD, Guy. Contre le Cinéma (1964). Disponível em: http://archiv11.org/guy-debord/. Disponível em: Acesso em 22 de fevereiro de 2022.
______; WOLMAN, Gil. “Um guia prático para o desvio”. (A User’s Guide to Détournement). Publicado originalmente em: Les lèvres nues. Número 8, Maio 1956. Tradução para o inglês: Ken Knabb http:// bopsecrets.org/SI/detourn.htm (levemente modificada pelo “Sindicato do Rock” www. sindicatodorock.cjb.net a partir da versão intitulada “Métodos de Desvio” na Antologia da Internacional Situacionista). Disponível em: http://www.reocities.com/projetoperiferia4/detour.htm. Acesso em: 28 de março de 2013.
EISENSTEIN, Seguei. A forma do filme. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor Ltda, (1 ed. 1949), 1990.
______. Notes pour une histoire générale du cinéma. Edition: Naoum Kleiman, Antonio Somaini. Traduction du russe: Catherine Perrel. Notes: F. Albera, N. Kleiman, C. Perrel, A. Somaini. Paris: Association Française de Recherche sur l’Histoire du Cinéma, 2013. 
FINKELSTEIN, Nat. Andy Warhol: The Factory years 1964 – 1967. London: Sidgwick & Jackson, 1989.
JEAN-LUC GODARD. Documents: Catálogo. Paris: Éditions Centre Pompidou, 2006. Catálogo: Voyage(s) en utopie, Jean Luc-Godard, 1946-2006.
LAURENTIZ, Silvia. Imagens animadas: Estruturas dinâmicas analisadas a partir de princípios semióticos, tese de doutoramento defendida em maio de 1999 na Pontifícia Universidade Católica (PUC) de São Paulo, no Curso de pós-graduação em Comunicação e Semiótica, 1999.
LICHT, Alan. Sound Art: Beyond Music, Between Categories. New York: Rizzoli International Publications, Incorporated, 2007.
MACHADO, Arlindo. Pré-cinemas & pós-cinemas. Campinas: Papirus, 1997.
______. A arte do vídeo. São Paulo: Ed. Brasiliense, 1988.
MANOVICH, Lev. The Language of New Media. Massachusetts: The MIT Press, 2001.
NAME, Billy. Stills from the Warhol films. Munich - New York: Prestel – Verlag, 1994.
NIESIUS, Sarah. Punk and Post-Punk Cinema: A subculture and its influence on screen. Tese. 2019. Disponível em: https://www.academia.edu/45033039/Punk_and_Post_Punk_Cinema_A_Subculture_and_Its_Influence_on_Screen.
KRAUSS, Rosalind. A Voyage on the North Sea: Art in the age of the post-medium condition. London: Thames and Hudson, 2000.
______. O fotográfico. Tradução: Anne Marie Davée. Barcelona: Editorial Gustavo Gili SA, 2002.
MEDINA, Cuauhtémoc. “Contemp(t)orary: Eleven theses”. In: E-flux journal, no 12, janeiro 2010. Disponível em: http://worker01.e-flux.com/pdf/article_8888103.pdf. Acesso em: 18 de dezembro de 2015.
RANCIÈRE, Jacques. A fábula cinematográfica. Tradução: Christian Pierre Kasper. Campinas, SP: Papirus, 2013. 
ROMBES, Nicholas (ed.). New Punk Cinema. Edinburgh: Edinburgh University Press, 2005.
XAVIER, Ismail (org.) A experiência do cinema. Rio de Janeiro: Graal, 1983.
______. “Eisenstein: a construção do pensamento por imagens”. In: Artepensamento: Ensaios filosóficos e políticos, 1994. IMS. Disponível em: https://artepensamento.ims.com.br/item/eisentein-a-construcao-do-pensamento-por-imagens/?_sft_category=paixoes. Acesso em: 14.02.2022
YOUNG, La Monte; LOW, Jackson M. ed. An Anthology of Chance Operations. New York: Heiner Friedrich, 1970. Disponível em: https://www.fondazionebonotto.org/en/collection/fluxus/collectivefluxus/artistsbook/2449.html









 

Clique para consultar os requisitos para CAP0281

Clique para consultar o oferecimento para CAP0281

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP