Informa??es da Disciplina

Júpiter - Sistema de Graduação

Escola de Comunicações e Artes
 
Artes Plásticas
 
Disciplina: CAP0281 - Prática de Fundamentos da Linguagem Visual
Practice of Fundamentals of Visual Language

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2006 Desativação:

Objetivos
Disciplina que dará continuidade à "Fundamentos da Linguagem Visual" ( I e II), e que terá como principais objetivos: elaborar, analisar e colocar em prática os diferentes conceitos apresentados; acompanhar e analisar projetos dirigidos.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
4788236 - Silvia Regina Ferreira de Laurentiz
 
Programa Resumido
A disciplina visa a prática da linguagem visual, nos aspectos bi e tridimensional.
 
 
 
Programa
Prática de ateliê, aprofundando os conhecimentos ligados à realização de composições no plano e no espaço, em trabalhos executados com vários meios.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Orientação e coordenação de trabalhos práticos.
Critério
Adequação entre a qualidade estética e a qualidade técnica.
Adequação entre as qualidades técnicas e estéticas dos trabalhos realizados.
Norma de Recuperação
O aluno deverá prestar uma prova que versará sobre o conteúdo do programa. A prova será realizada no final do semestre seguinte.
 
Bibliografia
     
EISENSTEIN, Seguei (1990). A Forma do Filme, Jorge Zahar Editor Ltda, RJ (1 ed. 1949).
LAURENTIZ, Silvia (1999). Imagens Animadas - Estruturas dinâmicas analisadas a partir de princípios semióticos, tese de doutoramento defendida em maio de 1999 na Pontifícia Universidade Católica (PUC) de São Paulo, no Curso de pós-graduação em Comunicação e Semiótica.
MACHADO, Arlindo (1997). Pré-cinemas & pós-cinemas, Papirus, Campinas.
________________ (1988). A Arte do Vídeo, ed. Brasiliense, São Paulo.
MANINI, Miriam (1998). "Imagem, imagem, imagem...: o fotográfico no foto-romance", in O Fotográfico, (Etienne Samain, org.)Ed. Hucitec, São Paulo.
MANOVICH, Lev (2001). The Language of New Media. The MIT Press, Massachusetts.
GAGE, Leighton David e Meyer, Cláudio (1985). O Filme Publicitário, Lintas Brasil, São Paulo.
PRADO, Gilbertto (1994 ). As Redes Artístico-Telemáticas - novos territórios para o imaginário surgem com as "máquinas de comunicação", Revista Imagens, Ed Unicamp, número 3.


 

Clique para consultar os requisitos para CAP0281

Clique para consultar o oferecimento para CAP0281

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2020 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP