Informações da Disciplina

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Comunicações e Artes
 
Artes Plásticas
 
Disciplina: CAP0282 - Instalação
Artistic Forms of Expression and Communication – The Installation

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h ( Práticas como Componentes Curriculares = 15 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2019 Desativação:

Objetivos
A matéria deve oferecer uma visão integrada do fenômeno artístico com ênfase nos procedimentos surgidos a partir do pós-guerra para que o aluno tenha uma experiência de base e abrangente sobre as várias áreas de especialização. A disciplina estuda a questão da várias linguagens artísticas no processo educacional, com ênfase na interdisciplinariedade promovida com o surgimento da arte da instalação. A formação didático-pedagógica do professor de artes visuais está contemplada nos conteúdos e práticas desta disciplina.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
457984 - Dora Longo Bahia
 
Programa Resumido
A disciplina explora as possibilidades de integração de várias linguagens artísticas no processo criativo, com ênfase nas estratégias e procedimentos estabelecidos com o surgimento da arte da instalação
 
 
 
Programa
1. Antecedentes históricos. 2. Jogo. 3. Ação e revolução. 4. Monumento e entropia. 5. Monumento e Entropia 6. Acontecimento. 7. Situação.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Oficinas teórico-práticas
Critério
Projeto de instalação e relatório
Norma de Recuperação
Apresentação de trabalho referente ao programa desenvolvido durante o semestre letivo, determinado pelo professor, até o primeiro dia de aula do semestre seguinte.
 
Bibliografia
     
ADRIANI, Götz. Joseph Beuys: Drawings, objects and prints. Sttutgart: Institute for Foreign Cultural Relations, 1989. AGAMBEN, Giorgio. O que é o contemporâneo? e outros ensaios. Chapecó, SC: Argos, 2009. ARGAN, Giulio Carlo. História da arte como história da cidade. São Paulo: Martins Fontes, 1992. BADIOU, Alain. Pequeno manual de inestética. São Paulo: Estação Liberdade, 2002. BATTCOCK, Gregory (org). Minimal Art: a Critical Anthology. New York, E. P. Dutton & Co. Inc., 1968. ____ (org). A Nova Arte. São Paulo, Editora Perspectiva, 1984. BENJAMIN, Walter. A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica. Porto Alegre: Editora Zouk, 2012. ____. Sobre Arte, técnica, linguagem e política. Lisboa: Relógio D’Água Editores, 1992. BEZERRA DE MENEZES, Ulpiano T. A crise da memória e as ambiguidades da amnésia social. In: Simpósio Internacional FIAT 30+ / São Paulo. Trabalho não publicado. BOIS, Yves-Alain & KRAUSS, Rosalind E. Formless: a User's Guide. New York, Zone Books, 1997 BRETT, Guy. Lygia Clark: in Search of the Body. In: Art in America. v.82, nº 7. New York, July 1994. BRITO, Ronaldo. Neoconcretismo: Vértice e Ruptura do Projeto Construtivo Brasileiro. Rio de Janeiro, FUNARTE, 1985. BUCK-MORSS, Susan. Walter Benjamin: Escritor revolucionário. Buenos Aires: Interzona Editora S.A., 2005. CABBANE, Pierre. Marcel Duchamp: Engenheiro do tempo perdido. São Paulo: Editora Perspectiva, 1987. CELANT, Germano. Art Povera: Conceptual, Actual or Impossible art?. Milano, Gabriele Mazzota Publishers, 1969. COTRIM, Cecília; FERREIRA, Glória. Escritos de artistas: Anos 60/70. Rio de janeiro: Jorge Zahar, 2006. CRIMP, Douglas. On museum's ruins. Cambridge, Massachusetts, 2000. DUARTE, Paulo Sergio (Org.). Daniel Buren: textos e entrevistas escolhidos (1967 – 2000). Rio de Janeiro: Centro de Arte Hélio Oiticica, 2001. DUCHAMP, Marcel. The Essential Writings of Marcel Duchamp. New York, Oxford University Press, 1973. FERGUSON, Russell (org). Out of Actions: Between Performance and the Object 1949-1979. Los Angeles / London, The Museum of Contemporary Art / Thames and Hudson, 1998. FIGUEIREDO, Luciano (org). Lygia Clark e Hélio Oiticica: cartas 1964-1974. Rio de Janeiro, Editora UFRJ, 1996. FLAM, Jack (Ed.). Robert Smithson: The collected writings. New York: New York University Press, 1996. FOSTER, Hal. The return of the real. Massachusetts: The MIT Press, 1996. FOUCAULT, Michel. As palavras e as coisas. São Paulo: Martins Fontes, 2007. ____. Of other spaces. In: Documenta X: The book. Ostfilden: Cantz-Verlag, 1997. GADAMER, Hans-Georg. A atualidade do belo: A arte como jogo, símbolo e festa. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1985. GOUGH-COOPER, Jennifer e CAUMONT, Jacques. Effemeridi su e intorno a Marcel Duchamp e Rrose Sélavy: 1887-1968. Milão: Gruppo Editoriale Fabbri, 1993. HARVEY, David. Condição pós-moderna: Uma pesquisa sobre as origens da mudança cultural. São Paulo: Edições Loyola, 1992. INTERNACIONAL Situacionista. Situacionista: Teoria e prática da revolução. São Paulo: Conrad Editora do Brasil, 2002. (Coleção Baderna). JACQUES, Paola Berenstein (Org.). Apologia da deriva: Escritos situacionistas sobre a cidade. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2003. JAPPE, Anselm. Guy Debord. Lisboa: Antígona, 2008. ____. Fin de la révolution et fin de la fin de l’art? In: Desformas / Sessão Especial / A formação e a espada. São Paulo. Trabalho não publicado. KAPROW, Allan. Essays on the Blurring of Art and Life. Berleley, University of California Press, 1993. KASTNER, Jeffrey & WALLIS, Brian. Land and Environmental Art. London, Phaidon Press, 1998. KAYE, Nick. Site-specific art: performance, place and documentation. Londres: Routledge, 2000. KRAUSS, Rosalind E. A voyage on the North Sea: art in the age of the post-medium condition. London: Thames and Hudson, 2000. ____. The Originality of the Avant-Garde and Other Modernist Myths. Cambridge, MIT Press, 1985. ____. Caminhos da Escultura Moderna. São Paulo, Martins Fontes, 1998. ____. A Escultura no Campo Ampliado. In: Revista Gávea v.1:87-93. Rio de Janeiro, 1985. KWON, Miwon. One Place After Another: site-specific art and locational identity. Cambridge, Massachusetts, 2002. LEE, Pamela M. Object to be destroyed: The work of Gordon Matta-Clark. Cambridge, MA: The MIT Press, 2000. LÖWY, Michael. Walter Benjamin - aviso de incêndio: Uma leitura das teses “Sobre o conceito de história”. São Paulo: Boitempo, 2005. MORRIS, Robert. Continuous Project Altered Daily: The Writings of Robert Morris. Massachusetts, The MIT Press, 1995. MOURE, Gloria. Gordon Matta-Clark. Madrid: Museo Nacional Reina Sofia; Barce- lona: Ediciones Poligrafa, 2006. NESBIT, Molly; OBRIST, Hans Ulrich; TIRAVANIJA, Rirkrit. What is a station? In: BONAMI, Francesco; FRISA, Maria Luisa (Ed.). 50th International Art Exhibition - dreams and conflicts: the dictatorship of the viewer. Venezia: La Biennale di Venezia, 2003, pp. 327-336. OBRIST, Hans Ulrich (Ed.). Do it. New York: Independent Curators Incorporated, 1997. O'DOHERTY, Brian. Inside the White Cube. San Francisco, The Lapis Press, 1976 OITICICA, Hélio. Aspiro ao Grande Labirinto. Rio de Janeiro, Editora Rocco, 1986. PAZ, Octavio. Marcel Duchamp. New York: Arcade Publishing, 1990. REISS, Julie. From Margin to Center: The Spaces of Installation Art. Cambridge, Massachusetts, 1999. SERRA, Richard. Writings, Interviews. Chicago / London, The University of Chicago Press, 1994. SMITHSON, Robert. The Writings of Robert Smithson. New York, New York University Press, 1979. STILES, Kristina & SELZ, Peter (editors). Theories and Documents of Contemporary Art. Berkeley / Los Angeles / California, University of California Press, 1996 SUDERBERG, Erika (editor). Space, Site, Intervention: Situating Installation Art. Minneapolis: University of Minnesota Press, 2000. SZEEMAN, Harald, (Ed.). Live in your head: When attitudes become form: words, concepts, processes, situations, information = Wenn Attitüden Form werden: Werke, Konzepte, Vorgänge, Situationen, Information: Kunsthalle Bern 22.3 –27.4.1969: catálogo. Bern: Kunsthalle, 1969. Catálogo de exposição. VIRILIO, Paul. O espaço crítico. São Paulo: Editora 34, 1993.. ZANINI, Walter (org). História Geral da Arte no Brasil. 2v. São Paulo, Instituto Walther Moreira Salles, 1983. BEUYS, Joseph, Böll, Heinrich. 1973 Manifesto. Free international University, 1973. Disponível em: https://sites.google.com/site/socialsculptureusa/freeinternationaluniversitymanifesto.
 

Clique para consultar os requisitos para CAP0282

Clique para consultar o oferecimento para CAP0282

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2020 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP