Compreender as diversas concepções de ensino e aprendizagem da arte no Brasil, das origens ao Modernismo.
A disciplina visa situar historicamente as diversas concepções de ensino e aprendizagem da arte no Brasil das origens ao Modernismo, estabelecendo relações com os movimentos artísticos e com programas educacionais, analisando e avaliando a propriedade de suas diferentes fundamentações. Apresenta ao aluno a oportunidade da leitura crítica de textos em língua portuguesa nos gêneros : documentos históricos (originais e fac-símiles), livros teóricos, ensaios, artigos, reportagens, sites, blogs entre outros.
O período colonial e a educação jesuíta.A Missão Francesa e o ideário neoclássico.A Pedagogia Tradicional e o ensino e aprendizagem da arteA contribuição de Viktor Lowenfeld para o ensino da arte.As idéias de Herbert Read e a importância da Educação pela Arte.A influência de John Dewey no ensino da arte no Brasil.A Pedagogia Renovada e o ensino e aprendizagem da arte.O Movimento Escolinhas de Arte do Brasil.
BARBOSA, Ana Mae. Arte educação no Brasil: das origens ao modernismo. São Paulo, Perspectiva, 1978._____ Recorte e colagem, influência de John Dewey no ensino de Arte no Brasil. São Paulo, Cortez, 1982._____ John Dewey e o ensino de arte no Brasil, São Paulo, Cortez, 2001.BARBOSA Ana Mae (org.). Ensino da arte : memória e história, São Paulo, Perspectiva, 2008.BARBOSA Ana Mae e SALES, Heloisa Margarido (orgs.). O ensino da arte e sua história, São Paulo, MAC/USP, 1990.BRITO, Jader de Medeiros (org). 60 anos de Arte-Educação, através da Escolinha de Arte do Brasil, Rio de Janeiro, Ed. do Livro, 2008.FERRAZ, Maria Heloisa C. de T. & REZENDE E FUSARI, Maria F. de. Arte na educação escolar. São Paulo, Cortez, 1991.FRANGE, Lucimar Bello P.. Noemia Varela e a Arte. Belo Horizonte, Editora C/ Arte, 2001. INEP. Escolinha de Arte do Brasil, Coordenação de Augusto Rodrigues, Brasília, 1980.LOWENFELD. Viktor. Brittain, W. Lambert . Desenvolvimento da Capacidade Criadora. São Paulo, Editora Mestre Jou, 1970.MIRANDA, Orlando (org.).Coletânea do jornal de arte e educação, Rio de Janeiro, Teatral, 2009.NASCIMENTO, Erinaldo Alves. Mudanças nos nomes da arte na educação: qual infância? que ensino? quem é o bom sujeito docente? Tese (Doutorado em Artes) – Escola de Comunicações e Artes – USP, São Paulo, 2005. PEVSNER, Nikolaus. Academias de arte: passado e presente. São Paulo, Companhia das Letras, 2005. READ, Herbert. A educação pela arte. São Paulo, Martins Fontes, 2001.VEIGA, Cynthia Greive, Eliane Maria Teixeira Lopes, Luciano Mendes Faria Filho (org.). 500 anos de educação no Brasil. Belo Horizonte, Autêntica,2007.