Informações da Disciplina

Júpiter - Sistema de Graduação

Escola de Comunicações e Artes
 
Artes Plásticas
 
Disciplina: CAP0284 - História do Ensino da Arte no Brasil I
History of Art Education in Brazil I

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h ( Práticas como Componentes Curriculares = 15 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2015 Desativação:

Objetivos
Compreender as diversas concepções de ensino e aprendizagem da arte no Brasil, das origens ao Modernismo.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2085792 - Maria Christina de Souza Lima Rizzi
 
Programa Resumido
A disciplina visa situar historicamente as diversas concepções de ensino e aprendizagem da arte no Brasil das origens ao Modernismo, estabelecendo relações com os movimentos artísticos e com programas educacionais, analisando e avaliando a propriedade de suas diferentes fundamentações. Apresenta ao aluno a oportunidade da leitura crítica de textos em língua portuguesa nos gêneros : documentos históricos (originais e fac-símiles), livros teóricos, ensaios, artigos, reportagens, sites, blogs entre outros.
 
 
 
Programa
O período colonial e a educação jesuíta.
A Missão Francesa e o ideário neoclássico.
A Pedagogia Tradicional e o ensino e aprendizagem da arte
A contribuição de Viktor Lowenfeld para o ensino da arte.
As idéias de Herbert Read e a importância da Educação pela Arte.
A influência de John Dewey no ensino da arte no Brasil.
A Pedagogia Renovada e o ensino e aprendizagem da arte.
O Movimento Escolinhas de Arte do Brasil.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas e discussões em grupos.
Critério
Análise da produção de trabalhos realizada pelos alunos durante o curso.
Norma de Recuperação
O aluno deverá prestar uma prova que versará sobre o conteúdo do programa. A prova será realizada no início do semestre letivo.
 
Bibliografia
     
BARBOSA, Ana Mae. Arte educação no Brasil: das origens ao modernismo. São Paulo, Perspectiva, 1978.

_____ Recorte e colagem, influência de John Dewey no ensino de Arte no Brasil. São Paulo, Cortez, 1982.

_____ John Dewey e o ensino de arte no Brasil, São Paulo, Cortez, 2001.
BARBOSA Ana Mae (org.). Ensino da arte : memória e história, São Paulo, Perspectiva, 2008.
BARBOSA Ana Mae e SALES, Heloisa Margarido (orgs.). O ensino da arte e sua história, São Paulo, MAC/USP, 1990.
BRITO, Jader de Medeiros (org). 60 anos de Arte-Educação, através da Escolinha de Arte do Brasil, Rio de Janeiro, Ed. do Livro, 2008.
FERRAZ, Maria Heloisa C. de T. & REZENDE E FUSARI, Maria F. de. Arte na educação escolar. São Paulo, Cortez, 1991.
FRANGE, Lucimar Bello P.. Noemia Varela e a Arte. Belo Horizonte, Editora C/ Arte, 2001.
INEP. Escolinha de Arte do Brasil, Coordenação de Augusto Rodrigues, Brasília, 1980.
LOWENFELD. Viktor. Brittain, W. Lambert . Desenvolvimento da Capacidade Criadora. São Paulo, Editora Mestre Jou, 1970.
MIRANDA, Orlando (org.).Coletânea do jornal de arte e educação, Rio de Janeiro, Teatral, 2009.
NASCIMENTO, Erinaldo Alves. Mudanças nos nomes da arte na educação: qual infância? que ensino? quem é o bom sujeito docente? Tese (Doutorado em Artes) – Escola de Comunicações e Artes – USP, São Paulo, 2005.
PEVSNER, Nikolaus. Academias de arte: passado e presente. São Paulo, Companhia das Letras, 2005.
READ, Herbert. A educação pela arte. São Paulo, Martins Fontes, 2001.
VEIGA, Cynthia Greive, Eliane Maria Teixeira Lopes, Luciano Mendes Faria Filho (org.). 500 anos de educação no Brasil. Belo Horizonte, Autêntica,2007.
 

Clique para consultar os requisitos para CAP0284

Clique para consultar o oferecimento para CAP0284

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2019 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP