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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Comunicações e Artes
 
Artes Plásticas
 
Disciplina: CAP0285 - História do Ensino da Arte no Brasil II
History of Art Education in Brazil II

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h ( Práticas como Componentes Curriculares = 15 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2015 Desativação:

Objetivos
Compreender  as diversas concepções de ensino e aprendizagem da arte no Brasil no período pós-moderno.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2085792 - Maria Christina de Souza Lima Rizzi
 
Programa Resumido
As diversas concepções de ensino e aprendizagem da arte no Brasil no período pós-moderno, estabelecendo relações com os movimentos artísticos ,com os programas educacionais e a legislação,  analisando e avaliando a propriedade de suas diferentes fundamentações. Apresenta ao aluno a oportunidade da leitura crítica de textos em língua portuguesa nos gêneros : documentos históricos (originais e fac-símiles), livros teóricos, ensaios, artigos, reportagens, sites, blogs entre outros, além da oportunidade de criação de artigos acadêmicos.
 
 
 
Programa
A Educação Artística : a polivalência e o tecnicismo no ensino e aprendizagem da arte: LDB/71
Arte-Educação: movimento de reflexão e resistência: LDB/96
Edmund Feldman e a arte-educação humanista.
A influência de Paulo Freire para a educação estética e o Projeto de Reorientação Curricular da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo.
A Proposta Triangular para o Ensino da Arte de e o Pensamento Complexo.
A contribuição de Elliot Eisner para o ensino e aprendizagem da arte.
Aproximações entre a Arte Narrativa e a construção teórico-poética do ensino-aprendizagem da arte.
Mudando perspectivas: Arte Infantil e Cultura da Infância.
Perspectivas multiculturalistas do ensino da arte na contemporaneidade.
Manifestações sócio-culturais indígenas.
Presença da Arte Africana na cultura brasileira.
Arte-Educação e Inclusão.
Arte-Educação e meio-ambiente: histórico e desafios.
Concepções e práticas arte-educativas fundadas nos Direitos Humanos
O ensino da arte em museus e instituições culturais.
Arte-Educação no Terceiro Setor
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas, leituras, seminários, discussões em grupos e exercícios.
Critério
Análise da produção de trabalhos realizada pelos alunos durante o curso
Norma de Recuperação
O aluno deverá prestar uma prova que versará sobre o conteúdo do programa. A prova será realizada no início do semestre letivo.
 
Bibliografia
     
AQUINO, André (coord.). Diálogos entre arte e público. Recife, Fundação de Cultura Cidade do Recife, 2008.
BORBA, Angela Meyer. Culturas da infância nos espaços-tempos do brincar: um estudo com crianças de 4-6 anos em instituição pública de educação infantil / Angela Meyer Borba. – 2005.
BARBOSA, Ana Mae. A imagem no ensino de Arte. São Paulo, Perspectiva, 1991.
________, Arte-educação: conflitos e acertos. São Paulo, Max Limonad, 1984.
________, Arte-Educação: leitura no subsolo. São Paulo, Cortez, 1997.
________, Arte/Educação Contemporânea: consonâncias internacionais. São Paulo, Cortez, 2006.
________, Inquietações e mudanças no ensino da arte. São Paulo, Cortez, 2008.
________, Tópicos Utópicos. Belo Horizonte, C/Arte, 1998.
________e Fernanda Cunha (org.) A Abordagem Triangular no Ensino das Artes e Culturas visuais. São Paulo: Cortez, 2010.
CASCINO, Fábio, Pedro Jacobi, José Flávio de Oliveira. Educação , Meio Ambiente e Cidadania. São Paulo, SMA/CEAM, 1998.
CARVALHO, Lívia Marques. O Ensino da Arte em Ongs. São Paulo, Cortez, 2008.
DALLARI, D.A. Direitos Humanos e Cidadania. Coleção Polêmica, Editora Moderna, São Paulo,1998.
FARIA, Ana Lúcia G. de, DEMARTINI, Zeila de B. F., PRADO, P.D. (orgs). Por uma cultura da infância. Campinas, SP: Autores Associados, 2002.
FREIRE, Ana Maria Araújo. Paulo Freire:uma história de Vida. Indaiatuba-SP, Villa das Letras. 2006.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 2005.
GUINSBURG, J. e Ana Mae Barbosa (org.), O Pós-modernismo. São Paulo, Perspectiva, 2005.
MACHADO, Regina. Acordais: fundamentos teórico-poéticos da arte de contar histórias. São Paulo, DCL, 2004.
MORIN, Edgar. O problema epistemológico da complexidade. Lisboa, Publicações Europa-América,1996.
PARSONS, Michael J. . Compreender a Arte. Uma Abordagem à Experiência Estética do Ponto de Vista do Desenvolvimento Cognitivo. Lisboa, Presença, 1992.
PILLAR, Analice Dutra. A Educação do Olhar no ensino das artes. Porto Alegre, Mediação, 1999.
RICHTER, Ivone Mendes. Interculturalidade e estética do cotidiano no ensino das artes visuais. Campinas, Mercado de Letras, 2003.
REIGOTA, M. O que é Educação Ambiental.São Paulo, Brasiliense, 1994.
SANTOS, Maria Célia Teixeira Moura Santos. Encontros Museológicos – reflexões sobre a museologia, a educação e o museu. Rio de Janeiro, Minc/IPHAN/DEMU, 2008.
 

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