Compreender as diversas concepções de ensino e aprendizagem da arte no Brasil no período pós-moderno.
As diversas concepções de ensino e aprendizagem da arte no Brasil no período pós-moderno, estabelecendo relações com os movimentos artísticos ,com os programas educacionais e a legislação, analisando e avaliando a propriedade de suas diferentes fundamentações. Apresenta ao aluno a oportunidade da leitura crítica de textos em língua portuguesa nos gêneros : documentos históricos (originais e fac-símiles), livros teóricos, ensaios, artigos, reportagens, sites, blogs entre outros, além da oportunidade de criação de artigos acadêmicos.
A Educação Artística : a polivalência e o tecnicismo no ensino e aprendizagem da arte: LDB/71Arte-Educação: movimento de reflexão e resistência: LDB/96Edmund Feldman e a arte-educação humanista.A influência de Paulo Freire para a educação estética e o Projeto de Reorientação Curricular da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo.A Proposta Triangular para o Ensino da Arte de e o Pensamento Complexo.A contribuição de Elliot Eisner para o ensino e aprendizagem da arte.Aproximações entre a Arte Narrativa e a construção teórico-poética do ensino-aprendizagem da arte.Mudando perspectivas: Arte Infantil e Cultura da Infância.Perspectivas multiculturalistas do ensino da arte na contemporaneidade.Manifestações sócio-culturais indígenas.Presença da Arte Africana na cultura brasileira.Arte-Educação e Inclusão.Arte-Educação e meio-ambiente: histórico e desafios.Concepções e práticas arte-educativas fundadas nos Direitos HumanosO ensino da arte em museus e instituições culturais.Arte-Educação no Terceiro Setor
AQUINO, André (coord.). Diálogos entre arte e público. Recife, Fundação de Cultura Cidade do Recife, 2008.BORBA, Angela Meyer. Culturas da infância nos espaços-tempos do brincar: um estudo com crianças de 4-6 anos em instituição pública de educação infantil / Angela Meyer Borba. – 2005.BARBOSA, Ana Mae. A imagem no ensino de Arte. São Paulo, Perspectiva, 1991.________, Arte-educação: conflitos e acertos. São Paulo, Max Limonad, 1984.________, Arte-Educação: leitura no subsolo. São Paulo, Cortez, 1997.________, Arte/Educação Contemporânea: consonâncias internacionais. São Paulo, Cortez, 2006.________, Inquietações e mudanças no ensino da arte. São Paulo, Cortez, 2008.________, Tópicos Utópicos. Belo Horizonte, C/Arte, 1998.________e Fernanda Cunha (org.) A Abordagem Triangular no Ensino das Artes e Culturas visuais. São Paulo: Cortez, 2010.CASCINO, Fábio, Pedro Jacobi, José Flávio de Oliveira. Educação , Meio Ambiente e Cidadania. São Paulo, SMA/CEAM, 1998.CARVALHO, Lívia Marques. O Ensino da Arte em Ongs. São Paulo, Cortez, 2008.DALLARI, D.A. Direitos Humanos e Cidadania. Coleção Polêmica, Editora Moderna, São Paulo,1998.FARIA, Ana Lúcia G. de, DEMARTINI, Zeila de B. F., PRADO, P.D. (orgs). Por uma cultura da infância. Campinas, SP: Autores Associados, 2002.FREIRE, Ana Maria Araújo. Paulo Freire:uma história de Vida. Indaiatuba-SP, Villa das Letras. 2006.FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 2005.GUINSBURG, J. e Ana Mae Barbosa (org.), O Pós-modernismo. São Paulo, Perspectiva, 2005.MACHADO, Regina. Acordais: fundamentos teórico-poéticos da arte de contar histórias. São Paulo, DCL, 2004.MORIN, Edgar. O problema epistemológico da complexidade. Lisboa, Publicações Europa-América,1996.PARSONS, Michael J. . Compreender a Arte. Uma Abordagem à Experiência Estética do Ponto de Vista do Desenvolvimento Cognitivo. Lisboa, Presença, 1992.PILLAR, Analice Dutra. A Educação do Olhar no ensino das artes. Porto Alegre, Mediação, 1999.RICHTER, Ivone Mendes. Interculturalidade e estética do cotidiano no ensino das artes visuais. Campinas, Mercado de Letras, 2003.REIGOTA, M. O que é Educação Ambiental.São Paulo, Brasiliense, 1994.SANTOS, Maria Célia Teixeira Moura Santos. Encontros Museológicos – reflexões sobre a museologia, a educação e o museu. Rio de Janeiro, Minc/IPHAN/DEMU, 2008.