A disciplina trata de questões relativas ao processo de aprendizagem da arte, investigando características desse processo e contextualizando suas funções sociais, culturais e estéticas. Trata-se de uma reflexão que tem como objetivo instrumentar a prática artística e a inclusão, no processo formativo, da discussão sobre educação, arte e cultura. Mesmo que os estudantes não tenham a intenção de se tornarem professores de Arte, certas noções básicas relativas ao espaço da educação no grupo social e cultural a que pertencem podem alicerçar uma visão mais ampla da rede de relações das quais fazem parte como artistas. Referências teóricas e filosóficas sobre a função da educação no mundo de hoje podem também reorganizar o espaço imaginário que ocupa a mente dos estudantes, propiciando seu reposicionamento quanto às idéias e crenças sobre processos educativos. Ao mesmo tempo, pensar o processo de aprendizagem artística pode trazer uma reflexão crítica sobre o trajeto de conhecimento dos estudantes durante a graduação, tanto nas disciplinas práticas quanto teóricas
A disciplina abordará os fundamentos teórico-poéticos que embasam o processo de ensino-aprendizagem da arte em sua relação com a natureza do processo educativo e o fenômeno artístico, em uma perspectiva dialógica e vivencial. .
- Relações entre arte, experiência e aprendizagem artística;. - Dinâmicas dos processos de criação na arte e na educação;. - O artista e o educador como propositores de experiências;. - A Arte/educação como ação cultural; - Processos colaborativos na arte e na educação; . - Estudos, experimentações e criações artísticas e didáticas.
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