O curso aborda a colagem em suas diversas manifestações artísticas. A utilização de vários materiais não convencionais ampliou os horizontes pictóricos ao incorporar objetos da vida cotidiana. Através da colagem a pintura moderna rompe com a composição clássica e abre novas possibilidades construtivas para a arte.
Serão objetos de estudo os principais movimentos artísticos sec. XX e XI que utilizam a colagem, do Cubismo Sintético à Arte Contemporânea. Aulas teóricas abordam os diferentes movimentos artísticos que utilizam a colagem. Nas aulas praticas há uma abordagem das diferentes técnicas e materiais utilizados como colas, tintas, jornal, tecidos, fotografias, suportes distintos
I. Genealogia da colagem II. Cubismo analítico III. Cubismo sintético IV. Futurismo V. Dadaismo, Merz VI. Readymade VII.Surrealismo VIII. Construtivismo IX. Neo-concretismo X. Expressionismo abstrato XI. Arte pop XII. Minimalismo XIII. Europa pós II guerra 22. XVI. Arte Contemporânea 29. XVII. Arte Contemporânea Brasileira Dezembro 6. XVIII. Avaliação das obras realizadas durante o curso Obs. O aluno deve apresentar uma análise escrita sobre o tema com 3 páginas
ARGAN.G.C. A Arte Moderna,Companhia das Letras,1998, S.paulo BATTCOK, G. A Nova Arte. Editora Perspectiva, 1986. S.paulo BENJAMIN. W. Magia e Técnica, Brasiliense, 1985 Passagens, Imprensa Oficial, 2007, São Paulo BOIS.Y. A Painting as a Model, MIT.1998 Art Press-Où est passée la peinture? 1995 BRITO, Ronaldo. Neoconcretismo. Cosac& naify, 2005 CHIPP.H.B. Teorias da Arte Moderna. Martins Fontes, São Paulo, 1996 CROW, Thomas. Modern Art in the Common Culture,Yale Press, 1998 DANTO. A transfiguração do lugar comum- Cosac & naify ,2006 Após o fim da arte. EDUSP, 2006 FAVARETTO, C. A invenção de Hélio Oiticica. Edusp, 1992. FRIED M. Art and Objecthood . T University of Chicago Press, 1998. FOSTER, H. the return of the real. M.I.T Press, 1996 FRANCASTEL. P. Imagem, Visão e Imaginação. Martins Fontes, 1983 GREENBERG, C. Art and Culture, Beacon Press, Boston, 1961. Clement Greenberg e o Debate Crítico, Zahar.,1997. HALPERN, D. Writers on Artists, North Point Press, New York, 1988. JOHNS, J. Writings. Museum of Modern Art, 1996. KRAUSS,R..The Originality of the Avant-Garde and other Modernist Myths, 1986. A Voyage on the North Sea- Post Medium Condition, Thames and Hudson, 1999. Picasso Papers. MIt Press, 1999 MATISSE, H. Escritos e reflexões sobre arte. Ulissea, Lisboa , 1972. OITICICA, H. Aspiro ao Grande Labirinto. Rocco, 1986. PERLOFF, M. O Momento Futurista, Edusp, São Paulo, 1993. TASSINARI, A. O espaço moderno, Cosac & Naify, São Paulo, 2001. SHAPIRO, M. A Arte Moderna. Edusp,1996. Taylor. Collage The making of modern art, Thames and Hudson. 2004 TOMKINS – Duchamp, 2004 CosacNaify , São Paulo Off the Wall. A Portrait of Raushenberg. Picador, 2005, New York ROSENBERG.H. Objeto ansioso. Cosac & Naify, 2005 The de–definition of ART Chicago Press, 1983 The Tradition of the New. Da Capo Press, New York, , 1994 SELZ, P. Contemporary Art - a sourcebook of artists’ writings, California Press, 1998. STEINBERG. Encounters with Raushenberg SAPIRO, M. A Arte Moderna. Edusp,1996. A Unidade da arte de Picasso, Cosac & Naify, 2002 WARHOL, A., October files 2, 2001 M.I.T.