Informações da Disciplina

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Comunicações e Artes
 
Artes Plásticas
 
Disciplina: CAP0290 - Pintura e Colagem
Painting and Collage

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2019 Desativação:

Objetivos
O curso aborda a colagem em suas diversas manifestações artísticas. A utilização de vários materiais não convencionais ampliou os horizontes pictóricos ao incorporar objetos da vida cotidiana. Através da colagem a pintura moderna rompe com a composição clássica e abre novas  possibilidades construtivas para a arte.

 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
1477391 - Marco Garaude Giannotti
 
Programa Resumido
Serão objetos de estudo os principais movimentos artísticos sec. XX e XI que utilizam a colagem,  do Cubismo Sintético à Arte Contemporânea. Aulas teóricas abordam os diferentes movimentos artísticos que utilizam a colagem.  Nas aulas praticas há uma abordagem das diferentes técnicas e materiais utilizados como colas, tintas, jornal, tecidos, fotografias, suportes distintos
 
 
 
Programa
I. Genealogia da colagem 
II.  Cubismo analítico
III. Cubismo sintético  
IV. Futurismo
V. Dadaismo, Merz 
VI. Readymade
VII.Surrealismo
VIII. Construtivismo 
IX. Neo-concretismo
X. Expressionismo abstrato
XI. Arte pop
XII. Minimalismo
XIII. Europa pós II guerra
22. XVI. Arte Contemporânea
29. XVII. Arte Contemporânea Brasileira
Dezembro
6. XVIII. Avaliação das obras realizadas durante o curso
 Obs. O  aluno deve apresentar uma análise  escrita sobre o tema com 3 páginas  
 
 
 
Avaliação
     
Método
Avaliação das colagens realizadas durante o curso. O aluno deve apresentar uma análise escrita sobre uma colagem vista ao vivo com duas à três páginas.
Critério
Uso das possibilidades inerentes aos materiais utilizados., qualidade da execução técnica., criatividade
Norma de Recuperação
O aluno deve apresentar uma série de colagens bem como um texto escrito na data programada pelo professor
 
Bibliografia
     
ARGAN.G.C. A Arte Moderna,Companhia das Letras,1998, S.paulo
BATTCOK, G. A Nova Arte. Editora Perspectiva, 1986.  S.paulo 
 BENJAMIN. W. Magia e Técnica, Brasiliense, 1985
                      Passagens, Imprensa Oficial, 2007, São Paulo
BOIS.Y. A Painting as a Model,  MIT.1998
              Art Press-Où est passée la peinture? 1995
 BRITO, Ronaldo. Neoconcretismo. Cosac& naify, 2005
CHIPP.H.B. Teorias da Arte Moderna. Martins Fontes,
                 São Paulo, 1996
 CROW, Thomas. Modern Art in the Common Culture,Yale Press, 1998
 DANTO. A transfiguração do lugar comum-  Cosac & naify ,2006 
                       Após o fim da arte. EDUSP, 2006                
 FAVARETTO, C. A invenção de Hélio Oiticica. Edusp, 1992.
FRIED M.  Art and Objecthood . T
               University of Chicago Press, 1998.
  FOSTER, H. the return of the real. M.I.T Press, 1996
FRANCASTEL. P. Imagem, Visão e Imaginação. Martins Fontes, 1983
GREENBERG, C. Art and Culture, Beacon Press, Boston, 1961.
                          Clement Greenberg e o Debate Crítico, Zahar.,1997.
HALPERN, D. Writers on Artists, North Point Press, New York, 1988.
 JOHNS, J. Writings. Museum of Modern Art, 1996.
 KRAUSS,R..The Originality of the Avant-Garde and other Modernist Myths,    1986. A Voyage on the North Sea- Post Medium Condition, Thames and Hudson,    1999. Picasso Papers. MIt Press, 1999
 MATISSE, H. Escritos e reflexões sobre arte. Ulissea, Lisboa , 1972.
OITICICA, H. Aspiro ao Grande Labirinto. Rocco, 1986.
 PERLOFF, M. O Momento Futurista, Edusp, São Paulo, 1993.
 TASSINARI, A. O espaço moderno, Cosac & Naify, São Paulo, 2001.
 SHAPIRO, M. A Arte Moderna. Edusp,1996.
Taylor. Collage The making of modern art, Thames and Hudson. 2004
TOMKINS – Duchamp, 2004 CosacNaify , São Paulo
                  Off the Wall. A Portrait of Raushenberg. Picador, 2005, New York
 ROSENBERG.H. Objeto ansioso. Cosac & Naify, 2005
                          The de–definition of ART Chicago Press, 1983
                          The Tradition of the New. Da Capo Press, New York, , 1994
SELZ, P. Contemporary Art - a sourcebook of artists’ writings, California Press,  1998.
STEINBERG. Encounters with Raushenberg
SAPIRO, M. A Arte Moderna. Edusp,1996.
                         A Unidade da arte de Picasso, Cosac & Naify, 2002
WARHOL, A., October files 2, 2001 M.I.T.




 

Clique para consultar os requisitos para CAP0290

Clique para consultar o oferecimento para CAP0290

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2022 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP