Informações da Disciplina

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Comunicações e Artes
 
Artes Plásticas
 
Disciplina: CAP0291 - Metodologias do Ensino das Artes Visuais III com Estágios Supervisionados
Visual Arts Teaching Methodology with Supervised Traineeship III

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 3
Carga Horária Total: 150 h ( Estágio: 75 h , Práticas como Componentes Curriculares = 15 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2024 Desativação:

Objetivos
1.Aprofundar as experiências e os conhecimentos desenvolvidos ao longo da graduação em processos de ensino-aprendizagem da arte. 
2.Exercer a criação didático-pedagógica na elaboração e regência de aulas.
3.Exercitar o uso das TICs disponíveis na sala ambiente, no processo educativo em arte.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
6171402 - Dália Rosenthal
 
Programa Resumido
De acordo com o PFPUSP, o estágio supervisionado deve ter um papel de elemento integrador na formação do professor, oferecendo ao estudante de licenciatura oportunidades de ampliar e utilizar as habilidades e os conhecimentos adquiridos no curso para responder às necessidades e aos desafios das diferentes realidades de ensino e aprendizagem. 
No contexto do ensino e aprendizagem das artes visuais objetiva-se o desenvolvimento de um saber teórico-prático que exija uma postura investigativa e problematizadora para os processos artísticos pedagógicos. Os alunos da graduação acompanham diferentes etapas e processos de aprendizagem necessárias para a formação integral do professor de arte tais como: estudos sobre cada contexto institucional, leitura de textos, criação de planejamentos, produção de materiais didático pedagógicos, levantamento de materiais, regência supervisionada, registros de processos, avaliação final e reuniões com grupos comunitários e/ou famílias. 
 
 
 
Programa
1. Análise e estudo aprofundados sobre os processos de ensino e aprendizagem nas artes visuais e contextos de ensino e aprendizagem.
2. Planejamentos e desenvolvimento de métodos pedagógicos para Artes Visuais para contextos de Ensino Fundamental, Ensino Médio e EJA 
3. O professor/artista/pesquisador na contemporaneidade.
4. A formação e a profissionalização do educador de arte e os diferentes campos de e atuação. 
5 . Analises e estudos aprofundados sobre os processos de aprendizagem artística nas artes visuais
6. Metodologias para o ensino das Artes Visuais: Elaboração de planejamentos, participação e preparação de aulas de arte;  estudos e contextos artísticos em instituições educativas e artístico-culturais; atividades de campo; produção de materiais pedagógicos arte-educativos; registro e documentação memorial; participação em reuniões pedagógicas e elaboração de relatório de estágio final.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Serão utilizadas estratégias metodológicas que integrem investigação artística, análise contextual e práxis pedagógica.
Critério
Serão utilizados métodos de avaliação qualitativa estimulando a reflexão crítica e reflexiva.
Norma de Recuperação
Face à natureza do desenvolvimento da disciplina não há possibilidade de recuperação
 
Bibliografia
     
BARBOSA,  Ana  Mae.  A  Imagem  no  Ensino  da  Arte:  anos  oitenta  e  novos  tempos.  São  Paulo:  Perspectiva,  2005.
BARBOSA,  Ana  Mae,  CUNHA,  Fernanda  Pereira  da.  Abordagem  triangular  no  ensino  das  artes  e  culturas  visuais.
São  Paulo:  Cortez,  2010.
BONDÍA,  Jorge  Larrosa.  “Notas  sobre  a  experiência  e  o  saber  de  experiência”.  Revista  Brasileira  de  Educação  nº
19,  Rio  de  Janeiro:  ANPED,  2002,  pp.  20-­28.
HERNÁNDEZ,  Fernando.  Cultura  Visual,  mudança  educativa  e  projetos  de  trabalho.  Porto  Alegre:  Artmed,  2000.
INSTITUTO  TOMIE  OHTAKE.  História  do  Ensino  da  Arte:  experiências  singulares.  São  Paulo;;  Instituto  Tomie
Ohtake,  2009.
MACHADO, N. J. Epistemologia e didática: as concepções de conhecimento e inteligência e a prática docente. São Paulo: Cortez, 1995. 
MATTAR,  Sumaya.  Sobre  arte  e  educação:  entre  a  oficina  artesanal  e  a  sala  de  aula.  Campinas:  Papirus,  2010.
1/2
https://uspdgital.usp.br/jupiterweb/obterDisciplina?sgldis=CAP0291&verdis=3&print=true
 
29/04/2018
https://uspdigital.usp.br/jupiterweb/obterDisciplina?sgldis=CAP0291&verdis=3&print=true
MORIN,  Edgar.  Educar  para  a  Era  Planetária.  Lisboa:  Instituto  Piaget,  2003.
NICOLESCU,  Basarab.  O  manifesto  da  transdisciplinaridade.  São  Paulo:  Triom,  1999.
O’SULLIVAN,  Edmund.  Aprendizagem  transformadora:  uma  visão  educacional  para  o  século  XXI.  São  Paulo:
Cortez,  Instituto  Paulo  Freire,  2004.
PIMENTA, Selma G. (Org.). Didática e formação de professores. 7. ed. São Paulo: Cortez, 2010.
RIZZI,  M.  C.  S.  L.  .  Reflexões  sobre  a  Abordagem  Triangular  do  Ensino  da  Arte.  In:  Ana  Mae  Barbosa.  (Org.).
Ensino  da  Arte  -­  memória  e  história.  São  Paulo:  Perspectiva,  2008.
ROSENTHAL,  Dália.  O  elemento  material  na  obra  de  Joseph  Beuys.  (Dissertação  de  mestrado,  UNICAMP),  2002.
WOODS, Peter. Investigar a arte de ensinar. Porto: Porto Editora, 1999. 
ZABALA, Antoni. A Prática Educativa: como ensinar. Porto Alegre, Artmed, 1998.
 

Clique para consultar os requisitos para CAP0291

Clique para consultar o oferecimento para CAP0291

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP