1.Aprofundar as experiências e os conhecimentos desenvolvidos ao longo da graduação em processos de ensino-aprendizagem da arte para estudantes do Ensino Médio. 2. Exercer a criação didático-pedagógica na elaboração e regência de aulas. 3. Exercitar o uso das TICs disponíveis na sala ambiente, no processo educativo em arte.
Exercício e criação didáticopedagógicos voltados ao planejamento e à regência de processos educativos em artes com estudantes do Ensino Médio.
1 - Artes visuais para adolescentes e jovens: conceito 2 - Artes visuais para adolescentes e jovens: metodologias 3 - Artes visuais para adolescentes e jovens: avaliação 4 - Artes visuais para adolescentes e jovens: concepção de propostas 5 - Artes visuais para adolescentes e jovens: aplicação de propostas 6 - Artes visuais para adolescentes e jovens: avaliação das propostas realizadas 7 - Interdisciplinaridade propostas de inclusão. 8 - Análise e estudo aprofundados sobre os processos de aprendizagem artística nas artes visuais, para que os futuros professores possam desenvolver métodos para ensiná-la a crianças e adolescentes da Educação Básica.
BARBOSA, Ana Mae. A Imagem no Ensino da Arte: anos oitenta e novos tempos. São Paulo: Perspectiva, 2005. BARBOSA, Ana Mae. Arte/Educação contemporânea: consonâncias internacionais. São Paulo: Cortez, 2005. BARBOSA, Ana Mae, CUNHA, Fernanda Pereira da. Abordagem triangular no ensino das artes e culturas visuais. São Paulo: Cortez, 2010. BONDÍA, Jorge Larrosa. “Notas sobre a experiência e o saber de experiência”. Revista Brasileira de Educação nº 19, Rio de Janeiro: ANPED, 2002, pp. 20-28. HERNÁNDEZ, Fernando. Cultura Visual, mudança educativa e projetos de trabalho. Porto Alegre: Artmed, 2000. INSITITUTO TOMIE OHTAKE. História do Ensino da Arte: experiências singulares. São Paulo;; Instituto Tomie Ohtake, 2009. MACHADO, N. J. Epistemologia e didática: as concepções de conhecimento e inteligência e a prática docente. São Paulo: Cortez, 1995. MATTAR, Sumaya. Sobre arte e educação: entre a oficina artesanal e a sala de aula. Campinas: Papirus, 2010. 1/2 https://uspdigital.usp.br/jupiterweb/obterDisciplina?sgldis=CAP0299&verdis=3&print=true 29/04/2018 https://uspdigital.usp.br/jupiterweb/obterDisciplina?sgldis=CAP0299&verdis=3&print=true MORIN, Edgar. Educar para a Era Planetária. Lisboa: Instituto Piaget, 2003. NICOLESCU, Basarab. O manifesto da transdisciplinaridade. São Paulo: Triom, 1999. O’SULLIVAN, Edmund. Aprendizagem transformadora: uma visão educacional para o século XXI. São Paulo: Cortez, Instituto Paulo Freire, 2004. PIMENTA, Selma G. (Org.). Didática e formação de professores. 7. ed. São Paulo: Cortez, 2010. RIZZI, M. C. S. L. . Reflexões sobre a Abordagem Triangular do Ensino da Arte. In: Ana Mae Barbosa. (Org.). Ensino da Arte - memória e história. São Paulo: Perspectiva, 2008. ROSENTHAL, Dália. O elemento material na obra de Joseph Beuys. (Dissertação de mestrado, UNICAMP), 2002. WOODS, Peter. Investigar a arte de ensinar. Porto: Porto Editora, 1999. ZABALA, Antoni. A Prática Educativa: como ensinar. Porto Alegre, Artmed, 1998.