Introduzir à problemática das estruturas culturais da América Portuguesa no período colonial, segundo a perspectiva em que foi situada pela pesquisa moderna, à luz da "Teoria da formação", constituída por A. Candido e outros, a partir da interpretação do Brasil como nação moderna, periférica e dependente.
Introduzir os alunos às primeiras manifestações das artes visuais no Brasil, desde seu descobrimento até o início do século XIX, através do estudo da articulação de seus caracteres, em relação às principais tendências artísticas do contexto internacional.
I. A questão da formação:1. A origem do problema da formação, no quadro do sistema colonial; introdução às suas elaborações pelos primeiros autores (Caio Prado Jr., S. B. de Hollanda, G. Freyre ...);2. A Semana de 22 como marco de um novo olhar retrospectivo; a revolução de 1930 e a cultura; a fundação do SPHAN;3. A Teoria da Formação e a questão da constituição dos sistemas culturais nacionais: gênese, desdobramentos e sentido na contemporaneidade;4. A consciência do subdesenvolvimento nas artes;5. O sistema da arquitetura moderna brasileira: gênese e formação; seu papel na constituição de uma nova visão histórica do país;II. A questão do Patrimônio: 1. Introdução: princípios gerais, retrospecto histórico, textos, temas e figuras principais;2. A tradição e o Patrimônio à luz do subdesenvolvimento;III. PanoramaUma visão introdutória do acervo de bens construídos e tombados pelo IPHAN e das questões históricas correlatas, sob o prisma das questões referidas nos módulos I e II, e incluindo possivelmente os seguintes tópicos: 1. A pré-história no Brasil; "questões ameríndias";2. O século XVI; arquitetura jesuítica;3. O domínio holandês;4. O barroco da restauração portuguesa;5. A questão do escravismo; elementos da presença negra na cultura brasileira;6. A arquitetura bandeirante em São Paulo; a questão da influência espanhola; arquitetura e arte nas missões jesuítico-guaranis;7. O barroco mineiro;8. Rio de Janeiro: a construção de uma capital colonial;
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A construção histórica da “questão da formação”;2. A consciência do subdesenvolvimento;3. A questão da formação: o debate atual;4. A formação da arquitetura moderna brasileira;5. O SPHAN; 6. O universo simbólico do homem pré-histórico nordestino;7. Do ameríndio ao acaboclado;8. A arte corporal e outras artes dos ameríndios (do Brasil);9. A arquitetura religiosa;10. A arquitetura do engenho e a descrição da fabricação do açucar por Antonil;11. Pernambuco sob o domínio holandês;12. O barroco reinol do Nordeste;13. A arquitetura de São Paulo, séculos 16 e 17: a casa bandeirista e outras, e a influênciahispânica em São Paulo;14. A questão do escravismo;15. A presença negra; 16. O barroco mineiro;17. Rio de Janeiro: a construção de uma capital colonial;