Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Comunicações e Artes
 
Artes Plásticas
 
Disciplina: CAP0302 - Estudos da Descolonização: Origem, Formação, Desmanche (do Século XV à Atualidade)

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2013 Desativação: 30/01/2023

Objetivos
Introduzir à problemática das estruturas culturais da América Portuguesa no período colonial, segundo a perspectiva em que foi situada pela pesquisa moderna, à luz da "Teoria da formação", constituída por A. Candido e outros, a partir da interpretação do Brasil como nação moderna, periférica e dependente.
 
 
 
Programa Resumido
Introduzir os alunos às primeiras manifestações das artes visuais no Brasil, desde seu descobrimento até o início do século XIX, através do estudo da articulação de seus caracteres, em relação às principais tendências artísticas do contexto internacional.
 
 
 
Programa
I. A questão da formação:

1. A origem do problema da formação, no quadro do sistema colonial; introdução às suas elaborações pelos primeiros autores (Caio Prado Jr., S. B. de Hollanda, G. Freyre ...);
2. A Semana de 22 como marco de um novo olhar retrospectivo; a revolução de 1930 e a cultura; a fundação do SPHAN;
3. A Teoria da Formação e a questão da constituição dos sistemas culturais nacionais: gênese, desdobramentos e sentido na contemporaneidade;
4. A consciência do subdesenvolvimento nas artes;
5. O sistema da arquitetura moderna brasileira: gênese e formação; seu papel na constituição de uma nova visão histórica do país;

II. A questão do Patrimônio:
1. Introdução: princípios gerais, retrospecto histórico, textos, temas e figuras principais;
2. A tradição e o Patrimônio à luz do subdesenvolvimento;
III. Panorama
Uma visão introdutória do acervo de bens construídos e tombados pelo IPHAN e das questões históricas correlatas, sob o prisma das questões referidas nos módulos I e II, e incluindo possivelmente os seguintes tópicos:
1. A pré-história no Brasil; "questões ameríndias";
2. O século XVI; arquitetura jesuítica;
3. O domínio holandês;
4. O barroco da restauração portuguesa;
5. A questão do escravismo; elementos da presença negra na cultura brasileira;
6. A arquitetura bandeirante em São Paulo; a questão da influência espanhola; arquitetura e arte nas missões jesuítico-guaranis;
7. O barroco mineiro;
8. Rio de Janeiro: a construção de uma capital colonial;
 
 
 
Avaliação
     
Método
O curso recorrerá à leitura de ensaios, sobre a problemática da formação, e a textos historiográficos. Proporá a visão, a análise e a discussão das obras de arquitetura e de arte da América portuguesa, à luz das questões levantadas pelos módulos I e II.
O programa será desenvolvido a partir de aulas expositivas e de seminários, que serão realizados optativamente pelos alunos. Em termos específicos, os módulos I e II serão tratados fundamentalmente mediante aulas expositivas, e, eventualmente, darão lugar a seminários. Os tópicos do módulo III serão cobertos principalmente por meio dos seminários, que serão apresentados pelos alunos, a partir de pesquisas conduzidas com a supervisão do professor.
Critério
Os estudantes farão seminários e/ ou (segundo consulta ao professor) deverão construir a proposta de um projeto de pesquisa.
Norma de Recuperação
O aluno deverá prestar uma prova que versará sobre o conteúdo do programa. A prova será realizada no final do semestre seguinte.
 
Bibliografia
     
Bibliografia		AGUILAR, Nelson (org.), Mostra do Redescobrimento: Negro de Corpo e Alma, catálogo Fundação Bienal de São Paulo, São Paulo, Associação Brasil 500 Anos Artes Visuais, 2000,
ALENCASTRO, Luiz Felipe de e outros, “Inventores do Brasil/ A pré-revolução de 30”, São Paulo, Novos Estudos Cebrap, 18, setembro de 1987, pp. 16-48;
ALENCASTRO, Luiz Felipe de, O Trato dos Viventes- Formação do Brasil no Atlântico Norte, São Paulo, Companhia das Letras, 2000;
AMARAL, Aracy, Artes Plásticas na Semana de 22, São Paulo, Editora 34, 1998;
AMARAL, Aracy, A Hispanidade em São Paulo/ da casa rural à Capela de Santo Antônio, São Paulo, Nobel/ Edusp, 1981;
AMARAL, Aracy A., Blaise Cendrars no Brasil e os Modernistas, São Paulo, Editora 34/FAPESP, 1997;
AMARAL, Aracy A., Tarsila: Anos 20, org. S. Salzstein, São Paulo, Página Viva, 1997;
ANDRADE, Mário de, “O Aleijadinho” (1928), in Aspectos das Artes Plásticas no Brasil, Belo Horizonte, Itatiaia, 1984, pp. 36-42.
ANDRADE, Mário de, “O Aleijadinho e sua posição nacional”, in O Aleijadinho e Álvares de Azevedo, Rio de Janeiro, R.A. Editora, 1935;
ANDRADE, Mário de, A Arte Religiosa no Brasil/ crônicas publicadas na Revista do Brasil em 1920, São Paulo, Experimento/ Giordano, 1993;
ANDRADE, Mário de, Aspectos da Literatura Brasileira, São Paulo, Martins, s/d;
ANDRADE, Mário de, “A Capela de Santo Antônio”, in Aspectos das Artes Plásticas no Brasil, Belo Horizonte, Itatiaia, 1984, pp. 73-92;
ANDREOLI, Elisabeta; FORTY, Adrian (orgs.), Arquitetura Moderna Brasileira, New York, Phaidon Press Limited, 2004;
ARANTES, Otília, Mário Pedrosa: itinerário crítico, São Paulo, Scritta editorial, 1991;
ARANTES, Otília, “Esquema de Lúcio Costa: um Milagre, muita arquitetura e uma última miragem”, in Lúcio Costa. Um modo de ser moderno. Org A.L. NOBRE; J.M. KAMITA, et Alli, São Paulo, Cosac&Naïfy, 2004;
ARANTES, Otília e Paulo, “O Sentido da Formação Hoje”, in Revista Praga, n. 4, 1997, São Paulo, HUCITEC;
ARANTES, Otília e Paulo Eduardo, Sentido da Formação/ Três Estudos sobre Antonio Candido, Gilda de Mello e Souza e Lucio Costa, São Paulo, Paz e Terra, 1998;
ARANTES, Paulo Eduardo, O Fio da Meada: uma Conversa e Quatro Entrevistas sobre Filosofia e Vida Nacional, Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1996;
ARANTES, Paulo Eduardo, Sentimento da Dialética na experiência intelectual brasileira, Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1992;
ARAUJO, Antonio Luiz d´, Arte no Brasil Colonial, Rio de Janeiro, Revan, 2000;
ARAUJO, Emanoel, “Arte Afro-Brasilidade”, in Arte e Religiosidade Afro-Brasileira, São Paulo, Câmara Brasileira do Livro, 1994, pp.43-6;
ARAUJO, Emanoel, A Mão Afro-Brasileira – Significado de sua Contribuição Artística e Histórica, São Paulo, Tenenge, 1988;
ARAUJO, Emanoel, “Negro de Corpo e Alma”, in AGUILAR, Nelson (org.), Mostra do Redescobrimento: Negro de Corpo e Alma, catálogo Fundação Bienal de São Paulo, São Paulo, Associação Brasil 500 Anos Artes Visuais, 2000.
ARAUJO, Emanoel, (curador), O Universo Mágico do Barroco Brasileiro, catálogo de exposição, São Paulo, SESI, 1998;
ARGAN, Giulio Carlo, La Europa de las Capitales/ 1600-1700, Genève, Albert Skira/Carroggio, 1964;
ÁVILA, Affonso, Barroco: Teoria e Análise, São Paulo, Perspectiva, 1997;

BANDEIRA, Manuel, Guia de Ouro Preto, fotos L. A. Bartolomei, Rio de Janeiro, Ediouro, 2000;
BARBOSA, Waldemar de Almeida, O Aleijadinho de Vila Rica, Belo Horizonte, Itatiaia, 1985;
BARDI, P. M., Mestres, Artífices, Oficiais e Aprendizes no Brasil, São Paulo, Coleção Arte e Cultura IV/ Banco Sudameris, 1981;
BARLÉU, Gaspar, História dos Feitos Recentemente Praticados durante Oito Anos no Brasil, trad. C. Brandão, pref. M. G. Ferri, Belo Horizonte, Itatiaia; São Paulo, Edusp, 1974;
BASTIDE, Roger, “A cozinha dos deuses candomblés e alimentação”, in N. Aguilar (org.), op. cit., pp. 470-1;
BAZIN, Germain, Barroco e Rococó, trad. Álvaro Cabral, São Paulo, Martins Fontes, 1993;
BAZIN, Germain, L’Architecture Religieuse Baroque au Brésil. Paris/São Paulo, Librairie Plon/Museu de Arte, 1958 (edição brasileira: Rio de Janeiro, Record, 1983);
BAZIN, Germain, A Arquitetura Religiosa Barroca no Brasil/ I-Volume: Estudo Histórico e Morfológico, trad. Glória Lúcia Nunes, Rio de Janeiro, Record;
BAZIN, Germain, O Aleijadinho e a escultura barroca no Brasil; Rio de Janeiro, Record, 1963;
BELLUZZO, Ana Maria e outros, Revista USP / Dossiê Brasil dos Viajantes. São Paulo, USP, Junho/Agosto 1996, nº 30;
BIDERMAN, Ciro, Conversas com Economistas Brasileiros, São Paulo, Editora 34, 1996;
BRANDÃO, Renato Pereira, “A espacialidade missioneira jesuítica no Brasil Colonial”, in Anna Maria F. M. CARVALHO e Margareth C. Silva PEREIRA et alii., A Forma e a Imagem/ Arte e Arquitetura Jesuítica no Rio de Janeiro Colonial, Rio de Janeiro, PUC-Rio, s. d., 147-80;
BRETAS, Rodrigo José Ferreira, Traços biográficos relativos ao finado Antonio Francisco Lisboa, mais conhecido como Aleijadinho, São Paulo, FAU, 1962; Antônio Francisco Lisboa/ O Aleijadinho, Belo Horizonte, Editora Itatiaia, 2002;
BRETAS, Rodrigo José Ferreira,
BRUAND, Yves, Arquitetura Contemporânea no Brasil, Ana M. Goldberger (trad.), São Paulo, Perspectiva, 2002;
BURY, John, Arquitetura e Arte no Brasil Colonial, org. Myriam Andrade Ribeiro de Oliveira, trad. Isa Mara Lando, São Paulo, Nobel, 1991;

CALIXTO, Benedito, Memória Histórica sobre a Igreja e o Convento da Imaculada Conceição de Itanhaem, Santos, 1915;
CAMPIGLIA, G. Oscar Oswaldo, Igrejas do Brasil. Fontes para a História da Igreja no Brasil. São Paulo, Melhoramentos, 1957 (?);
CAMPOS, Haroldo de, O Sequestro do Barroco na Formação da Literatura Brasileira : o Caso Gregório de Mattos, Salvador, Fundação Casa de Jorge Amado, 1989;
CANDIDO, Antonio, “Clima”, in Teresina etc., Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1980, pp. 153-71;
CANDIDO, Antonio, “Dialética da malandragem”; “De cortiço a cortiço”, in O Discurso e a Cidade, São Paulo, ed. Duas Cidades, 1993;
CANDIDO, Antonio, “Entrevista com Antônio Candido”, in Trans/Form/Ação: Revista de Filosofia, Assis, SP, Departamento de Filosofia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Assis, número 1, 1974, pp. 9-24;
CANDIDO, Antonio, “Entrevista com Antônio Candido”, in Praga: Estudos Marxistas, São Paulo, Boitempo Editorial, número 1, setembro-dezembro de 1996, pp. 5-26;
CANDIDO, Antonio, “Literatura e subdesenvolvimento”, in Idem, Educação pela Noite e outros Ensaios, São Paulo, Ática, 1989, pp. 140-162;
CANDIDO, Antonio, “Prefácios da 1a e da 2a edições”, in Formação da Literatura Brasileira: Momentos Decisivos, São Paulo, Livraria Martins Editora, 1962, pp. 9-18;
CANDIDO, Antonio, “A Revolução de 1930 e a cultura”, in A Educação pela Noite & Outros Ensaios, São Paulo, Ática, 1987, pp. 181-198;
CANDIDO, Antonio, “Variações sobre temas da ‘Formação’ (reunião de entrevistas)”, in Idem, Textos de Intervenção, Vinicius Dantas (selec., apres. e notas), São Paulo, Duas Cidades/Editora 34, 2002, pp. 93-120;
CANDIDO, Antonio, Educação pela Noite e outros Ensaios, São Paulo, Ática, 1989;
CANDIDO, Antonio, Formação da Literatura Brasileira: Momentos Decisivos, Belo Horizonte, Itatiaia, 2000;
CANDIDO, Antonio, Literatura e Sociedade, São Paulo, Cia. Editora Nacional, 1978;
CANDIDO, Antonio, Teresina etc., Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1980;
CANDIDO, Antonio, Textos de Intervenção, Vinicius Dantas (selec., apres. e notas), São Paulo, Duas Cidades/Editora 34, 2002;
CANDIDO, Antonio, Vários Escritos, São Paulo, Livraria Duas Cidades, 1970;
CARDIM, Fernão, Tratados da Terra e Gentes do Brasil. Rio de Janeiro/São Paulo, Companhia das Letras/Companhia Editora Nacional/MEC, 1978;
CARDOSO, Joaquim, “Observações em torno da história da Cidade do Recife, no período Holandês”, in Revista do Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, n. 4, Rio de Janeiro, SPHAN, 1940, p. 383- … ; Revista do Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - 60 anos: A Revista, n. 26, Rio de Janeiro, IPHAN/ Ministério da Cultura, 1997, pp. 89-99;
CARVALHO, Anna Maria Fausto Monteiro de, A Arte de Mestre Valentim na Capital do Vice-Reino, São Paulo, Cosac & Naify, 1999;
CAVALCANTI, Lauro (org.), Modernistas na Repartição,2ª ed. , Rio de Janeiro, Ed.UFRJ/ Minc - IPHAN, 2000;
CAVALCANTI, Lauro, Quando o Brasil era Moderno: Guia de Arquitetura 1928-1960, Rio de Janeiro, Aeroplano, 2001;
CAVALCANTI, Lauro, Modernistas na Repartição, Rio de Janeiro, Editora UFRJ/MinC - IPHAN, 2000;
CHIARELLI, Tadeu, De Almeida Jr. a Almeida Jr.: a Crítica de Arte de Mário de Andrade, tese de doutoramento, São Paulo, CAP/ ECA-USP, 1996;
CHIARELLI, Tadeu, Arte Internacional Brasileira, São Paulo, Lemos, 1999;
CHIARELLI, Tadeu, Um Jeca nos Vernissages: Monteiro Lobato e o Desejo de uma Arte Nacional no Brasil, São Paulo, Editora da Universidade de São Paulo, 1995;
CHOAY, Françoise, A Alegoria do Patrimônio, São Paulo, ed. UNESP, 2001;
COGGIOLA, Osvaldo, A revolução Francesa e seu impacto na América Latina, São Paulo, Nova Stella, 1990;
CORBISIER, Roland, Formação e Problema da Cultura Brasileira, Rio de Janeiro, Ed. MECA/ISEB, 1958;
COSTA, F. A. Pereira da, Anais Pernambucanos, Recife, Arquivo Público Estadual, 1951-1952, Vols. I-IV;
COSTA, Lúcio, Arquitetura, Rio de Janeiro, Bloch/ FENAME, 1980.
COSTA, Lúcio, “A arquitetura de Antônio Francisco Lisboa revelada no risco original da capela franciscana de São João del Rei”, in BRETAS, R.J.F..Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, Belo Horizonte, Itatiaia, 2002, pp. 11-34;
COSTA, Lúcio, “A Arquitetura dos jesuítas no Brasil, in Revista do Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, n. 5, Rio de Janeiro, SPHAN, 1941, pp. 9-104, (re-editado em Revista do Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - 60 anos: A Revista, n. 26, Rio de Janeiro, IPHAN/ Ministério da Cultura, 1997, pp. 104-169);
COSTA, Lúcio, “Notas sobre a evolução do mobiliário luso-brasileiro, in Arquitetura Civil III Mobiliário e Alfaias/ Textos Escolhidos da Revista do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, São Paulo/ Brasília, FAUUSP/ MEC-IPHAN, 1975, pp. 133-46;
COSTA, Lúcio, Registro de uma Vivência, São Paulo/ Brasília, Empresa das Artes/ UnB, 2006;
CZAJKOWSKI, Jorge (org.) Guia da Arquitetura Colonial, Neoclássica e Romântica no Rio de Janeiro/ Centro de Arquitetura e Urbanismo do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Casa da Palavra/ Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, 2000;

ETZEL, Eduardo, Imagens Religiosas de São Paulo, São Paulo, Melhoramentos, 1971;
ETZEL, Eduardo, Arte Sacra Berço da arte brasileira, São Paulo, Melhoramentos, 1984;

FABRIS, Annateresa, “Mário de Andrade e o Aleijadinho/ O Barroco visto pelo Expressionismo”, in Dana Resistência, n° 23, ; Anhambi, 1987. p.51-3;
FERRAZ, Geraldo, “Arquitetura moderna no Brasil”, in Habitat: Arquitetura e Arte no Brasil, São Paulo, Habitat Editora, ano 7, número 43, Julho-agosto de 1957, pp. 30-34;
FERNANDES, Florestan (org.), Comunidade e Sociedade no Brasil/ Leituras Básicas de Introdução ao Estudo Macro-Sociológico do Brasil, São Paulo, Cia. Editora Nacional/ EDUSP, 1972, pp. 3-45, 273-308;
FRANCO, Maria Sylvis de Carvalho, “As idéias estão no lugar: entrevista com Maria Sylvia de Carvalho Franco”, in Cadernos de Debate, São Paulo, Brasiliense, 1976, pp. 61-64;
FREYRE, Gilberto, Interpretação do Brasil: Aspectos da Formação Social Brasileira como Processo de Amalgamento de Raças e Culturas, São Paulo, Companhia das Letras, 2001;
FREYRE, Gilberto, Casa-Grande e Senzala;
FREYRE, Gilberto, “Fronteiras e Plantações”, in Interpretação do Brasil, org. O. R. Thomaz, São Paulo, Cia das Letras, 2001, pp. 104-50;
FURTADO, Celso, A Construção Interrompida, São Paulo, Paz e Terra, 1992;
FURTADO, Celso (org.), Brasil: Tempos Modernos, Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1979;
FURTADO, Celso, O Longo Amanhecer: Reflexões sobre a Formação do Brasil, Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1999;
FURTADO, Celso, O Mito do Desenvolvimento Econômico, Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1974;
FURTADO, Celso, Obra Autobiográfica de Celso Furtado, vol I, II e III, Rio de Janeiro, 1997;

GOMES, Geraldo, Arquitetura e Engenho, Recife, Fundação Gilberto Freyre, 1998;
GOMES, Paulo Emílio Sales, Cinema: Trajetória no Subdesenvolvimento, São Paulo, Paz e Terra, 1996;
GORENDER, Jacob, O Escravismo Colonial, São Paulo, Ática, 1988;
GOROVITZ, Matheus, Brasília, uma Questão de Escala, São Paulo, Projeto, 1985;
GRUPIONI, Luís Donisete Benzi (org.), Brésil Indien/ Les Arts des Amérindiens du Brésil, catalogue (Paris, Galeries nationales du Grand Palais, 21/03 – 27/06/05), Paris, Réunion des Musées Nationaux, 2005.
GUTIERREZ, Ramón, As Missões Jesuíticas dos Guaranis/ Las Misione Jesuiticas de los Guaranies, Rio de Janeiro, UNESCO/ SPHAN/ Pró-Memória, 1987;

HATZFELD, Helmut. Estudos sobre o Barroco, São Paulo, Perspectiva, 1988;
HERKENHOFF, Paulo (org.), O Brasil e os Holandeses/ 1630-1654, textos de José Antonio Gonsalves de Mello … [ et. al.], Rio de Janeiro, Sextante Artes/ GMT Editores, 1999;
HOLANDA, Sérgio Buarque de, Caminhos e Fronteiras, São Paulo, Companhia das Letras, 2001;
HOLANDA, Sérgio Buarque de, Raízes do Brasil, pref. de Antonio Candido, Rio de Janeiro, José Olympio Editora, 1969;
HOLANDA, Sérgio Buarque de, Visão do Paraíso. São Paulo, Companhia Editora Nacional/Edusp, 1969;
HOLANDA, Sérgio Buarque de, (org.), História Geral da Civilização Brasileira, São Paulo, Difusão Européia do Livro, 1960 - …, vol. I e II;

IANNI, Otávio, “Escravidão e História”, in Debate & Crítica, S. Paulo, Hucitec, 1975; n.6;
IANNI, Otávio, As Metamorfoses do Escravo”, São Paulo, Hucitec, 1998;

JORGE, Fernando, Notas sobre o Aleijadinho, São Paulo, Sociedade de Imprensa Brasileira, 1951;

LACLETTE, Rene, O Aleijadinho e suas doenças, Rio de Janeiro, Catedra, 1976;
LAFETÁ, João Luiz, 1930: A Crítica e o Modernismo, pref. A. Candido, São Paulo, Duas Cidades/ 34, 2000;
LAFETÁ, João Luiz, “Estética e ideologia: o modernismo em 1930”, in Revista Argumento, Rio de Janeiro, Paz e Terra, número 2, ano 1, 1973, pp. 19-32;
LAGO, Pedro Corrêa do (coord.), Patrimônio Construído: as 100 mais Belas Edificações do Brasil, Cristiano Mascaro (fotografias), Alexei Bueno, Augusto da Silva Telles e Lauro Cavalcanti (textos), São Paulo, Capivara, 2002;
LAMEGO, Alberto, “Os Sete Povos das Missões, in Revista do Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, n. 4, Rio de Janeiro, SPHAN, 1940, pp. 55-82, (re-editado: Revista do Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - 60 anos: A Revista, n. 26, Rio de Janeiro, IPHAN/ Ministério da Cultura, 1997, pp. 74-86);
LEENHARDT, Jacques (org.), Nos Jardins de Burle Marx, São Paulo, Perspectiva, 1994;
LEFÈVRE, Renée e VASCONCELLOS, Sylvio, Minas: Cidades Barrôcas, São Paulo, Cia. Editora Nacional/ EdUSP, 1968;
LEITE, José Roberto Teixeira, Pintores Negros do Oitocentos, São Paulo, MWM Motores Diesel Ltda./ Indústria Freios Knorr Ltda., São Paulo, 1988;
LEMOS, Carlos A. C., Casa Paulista/ História das Moradias Anteriores ao Ecletismo Trazido pelo Café, São Paulo, Edusp, 1999, pp. 19-71;
LEMOS, Carlos A. C., A Imaginária Paulista, exp. "Imaginária Paulista: Esculturas", São Paulo, Pinacoteca do Estado, 15/12/1999 - 13/02/2000, São Paulo, Edições Pinacoteca, 1999;
LEMOS, Carlos A. C. e TEIXEIRA LEITE, José Roberto, “Os primeiros cem anos”, em Pedro Manuel (Supervisor Geral): Arte no Brasil. São Paulo, Abril Cultural, 1979, Vol. 1;
LEVY, Hannah e JARDIM, Luiz, Pintura e Escultura I/ Textos Escolhidos da Revista do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, São Paulo/ Brasília, FAUUSP/ MEC-IPHAN, 1978;
LOPEZ, Telê Porto Ancona, “‘A arte tem de servir’: transcriação de uma entrevista de Mário de Andrade”, in Almanaque: Cadernos de Literatura e Ensaio, São Paulo, Brasiliense, número 8, 1978, pp. 35-39;

MACHADO, Lourival Gomes, “Arquitetura e Artes Plásticas”, in HOLANDA, Sérgio Buarque de, História Geral da Civilização Brasileira/ A Época Colonial, T. 1, V. 2, São Paulo, Difusão Cultural, 1982.
MACHADO, Lourival Gomes, Barroco Mineiro, apres. Rodrigo M. F. de Andrade, int. e org. Francisco Iglésias, São Paulo, Perspectiva, 1969;
MACHADO, Lourival Gomes, Reconquista de Congonhas, fotografias de Eduardo Ayrosa, Rio de Janeiro, Instituto Nacional do Livro, 1960;
MACHADO, Lourival Gomes, Viagem à Ouro Preto; São Paulo, Dep. de Cultura, 1949;
MAURO, Eugênio Luís, A anatomia na obra do Aleijadinho, São Paulo, Anhambi, 1960;
MARTINS, Gabriela, Pré-história do Nordestes do Brasil, prefácio Niède Guidon, Recife, Editora Universitária UFPE, 1999;
MELLO, Evaldo Cabral de, Imagens do Brasil Holandês 1630 - 1654, Rio de Janeiro, Fundação Nacional pró Memória, 1987;
MELLO, Evaldo Cabral de, Olinda Restaurada/ Guerra e Açúcar no Nordeste, 1630-1654, Rio de Janeiro, Forense Universitária; São Paulo, Edusp, 1975;
MELO FRANCO, Afonso Arinos de, Desenvolvimento da Civilização Material no Brasil. Rio de Janeiro, Ministério da Educação e Saúde, Diretoria do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, 1944;
MENEZES, José Luiz da Mota e RODRIGUES, Maria do Rosário Rosa, Fortificações Portuguesas no Nordeste do Brasil: Séculos XVI, XVII e XVIII. Recife, Pool Editorial, 1986;
MONTEIRO DE CARVALHO, Anna Maria Fausto (Coordenadora), A Forma e a Imagem. Arte e Arquitetura Jesuítica no Rio de Janeiro Colonial. Rio de Janeiro, Pontifícia Universidade Católica, s/d;
MONTEZUMA, Roberto (org.), Arquitetura Brasil 500 Anos, Recife, Editora Universidade Federal de Pernambuco, 2002;
MORAES, Geraldo Dutra. O Aleijadinho de Vila Rica, São Paulo, Canton, 1977;
MOREAU, Pierre e BARO, Roulox, História das Últimas Lutas no Brasil entre Holandeses e Portugueses e Relação da Viagem ao País dos Tapuias, intr. José Honório Rodrigues, trad. e notas Léda B. Rodrigues, Belo Horizonte, Itatiaia; São Paulo, Edusp, 1979;
MOTA, Carlos Guilherme (org.), Brasil em Perspectiva, São Paulo, Difel, 1977;
MOTA, Carlos Guilherme, A Ideologia da Cultura Brasileira (1933-1974), São Paulo, Ática, 1977;
MOURA, Carlos E. Marcondes de, “Religiosidade Africana no Brasil” in ARAUJO, E., Arte e Religiosidade Afro-Brasileira, op. cit., pp. 35-42; repub. in ARAUJO, E., Arte e Religiosidade no Brasil/ Heranças Africanas/ II Encontro Nacional de Cultura, catálogo, São Paulo, Pinacoteca do Estado, 1997, pp. s.n.;

NAVES, Rodrigo, “Debret, o Neoclassicismo e a Escravidão”, in idem, A Forma Difícil, São Paulo, Atica, 1996;
NIEMAYER, Oscar, Minha Arquitetura, Rio de Janeiro, Revan, 2000;
NIEMAYER, Oscar, Minha Experiência em Brasília, Módulo - arquitetura LTDA, s/d;
NIEMEYER, Oscar, Niemeyer par Lui-Même/ L’Architecte de Brasilia Parle à Edouard Bailby, (entrevista), Paris, Balland, 1993;
NOBRE, Ana Luiza; KAMITA, João Masao; LEONÍDIO, Otavio; e CONDURU, Roberto (orgs.), Um Modo de Ser Moderno: Lucio Costa e a Crítica Contemporânea, São Paulo, Cosac & Naify, 2004;
NOVAIS, Fernando A., Aproximações/ Estudos de História e Historiografia, apr. P. Puntoni, São Paulo, Cosac & Naify, 2005;
NOVAIS, Fernando A., Estrutura e Dinâmica do Antigo Sistema Colonial, São Paulo, Brasiliense, 1990;

OLIVEIRA, Francisco de, A Navegação Venturosa: Ensaios sobre Celso Furtado, São Paulo, Boitempo Editorial, 2003;
OLIVEIRA, Myriam Andrade Ribeiro de, O Aleijadinho: Passos e Profetas; São Paulo, Edusp, 1985;
OLIVEIRA, Myriam Andrade Ribeiro de, O Rococó Religioso no Brasil e Seus Antecedentes Europeus, São Paulo, Cosac & Naïfy, 2003;

PEDROSA, Mário, Acadêmicos e Modernos, vol. 3, org. Otílio Arantes, São Paulo EDUSP, 1998;
PEDROSA, Mário, Dos Murais de Portinari aos Espaços de Brasília, Aracy A Amaral (org.), São Paulo, Perspectiva, 1981;
PEDROSA, Mário, Mário Pedrosa: Textos Escolhidos I a IV, Otília Arantes (org. e apres.), São Paulo, Edusp, 1995-2000;
PEDROSA, Mário, Mundo, Homem, Arte em Crise, Aracy A. Amaral (org.), São Paulo, Perspectiva, 1986;
PIO, Fernando, Roteiro de Arte Sacra, Rio de Janeiro, Serviço de Documentação do Ministério da Educação e Cultura, 1961;
PIRES, Heliodoro. Mestre Aleijadinho: Vida e obra de Antônio Francisco Lisboa, Gigante da Arte no Brasil, Rio de Janeiro, Livraria São Jorge, 1961;
PRADO JÚNIOR, Caio, Formação do Brasil Contemporâneo, col. Grandes Nomes do Pensamento Brasileiro, São Paulo, Publifolha, 2000;
PRADO JÚNIOR, Caio, História Econômica do Brasil, São Paulo, Brasiliense, 1969;
PRADO, Paulo, Província e Nação Paulística: Retrato do Brasil, Rio de Janeiro, Livraria José Olympio Editora, 1972;

QUERINO, Manoel, “O africano como colonizador”, in N. Aguilar (org.), op. cit., pp. 272-5;

REIS, João Jose, Rebelião Escrava no Brasil : a História do Levante dos Malês em 1835, São Paulo, Companhia das Letras, 2004;
REIS Filho, Nestor Goulart, Quadro da Arquitetura no Brasil, São Paulo, Perspectiva, 2002;
REIS Filho, Nestor Goulart e BRUNA, Paulo, Catálogo de Iconografia das Vilas e Cidades do Brasil Colonial 1500-1720. São Paulo, Universidade de São Paulo, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, 1964;
RIBEIRO, Darcy, O Povo Brasileiro, São Paulo, Companhia das Letras, 2003;
ROCHA, Glauber, A Revolução do Cinema Novo, Rio de Janeiro, Alhambra/Embrafilme, 1980;
ROCHA, Mateus Ramalho, O Mosteiro de São Bento do Rio de Janeiro 1590/ 1990, fotos H. Franceschi, N. R. Monteiro, Rio de Janeiro, Studio HMF, 1991;

SAIA, Luís, “A Casa Bandeirista”. Habitat, 5(25):7-10. Dez., 1955;
SALZSTEIN, Sõnia, A questão moderna : impasses e perspectivas na arte brasileira, 1910 a 1950, tese de doutoramento, Depto. de Filosofia, FFLCH-USP, 2000;
SCHWARTZ, Jorge (org.), Da Antropofagia a Brasília: Brasil 1920-1950, São Paulo, FAAP - Fundação Armando Álvares Penteado e Cosac & Naify, 2002;
SCHWARZ, Roberto, Duas Meninas, São Paulo, Companhia das Letras, 1997;
SCHWARZ, Roberto, Que Horas São?; São Paulo, Cia das Letras, 1989;
SCHWARZ, Roberto, Um Mestre na Periferia do Capitalismo: Machado de Assis, São Paulo, Duas Cidades, 1990;
SCHWARZ, Roberto, O Pai de Família e outros Estudos; Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1978;
SCHWARZ, Roberto, “Saudação honoris causa” (p. 9-16), “Sobre a Formação da literatura brasileira” (p. 17-23), “Adequação nacional e originalidade crítica” (p. 24-45), “Os sete fôlegos de um livro”(p. 46-58), in Seqüências Brasileiras: Ensaios, São Paulo, Companhia das Letras, 1999;
SCHWARZ, Roberto, Sequências Brasileiras: Ensaios, São Paulo, Companhia das Letras, 1999;
SCHWARZ, Roberto, A Sereia e o Desconfiado: Ensaios Críticos, Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1981;
SCHWARZ, Roberto, Ao Vencedor as Batatas: Forma Literária e Processo Social nos Inícios do Romance Brasileiro,
São Paulo, Duas Cidades/Editora 34, 2000;
SIQUEIRA, Vera Beatriz, Burle Marx, São Paulo, Cosac & Naify, 2001;
SILVA, Eduardo, As Camélias do Leblon e a Abolição da Escravatura/ Uma Investigação da História Cultural, São Paulo, Cia das Letras, 2003;
SILVA, Leonardo Dantas, Pernambuco Preservado/ Histórico dos Bens Tombados no Estado de Pernambuco, Recife, L. Dantas Silva, 2002;
SILVA-NIGRA, Dom Clemente Maria da, Construtores e Artistas do Mosteiro de São Bento do Rio de Janeiro. Salvador, Tipografia Beneditina, 1950;
SMITH, Robert C., “Arquitetura Civil no Período Colonial”. Revista do Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, Rio de Janeiro, 17:27-125, 1969;
SMITH, Robert C., Igrejas, Casas e Móveis: Aspectos da Arte Colonial Brasileira. Recife, Ministério da Educação e Cultura/Universidade Federal de Pernambuco/Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, 1979;
SOUZA, Gilda de Mello e, O Tupi e o Alaúde/ uma Interpretação de Macunaíma, São Paulo, Duas Cidades/ 34, 2003;
SOUZA, Sara Regina de, Antônio Francisco Lisboa: O gênio mulato da Terra do Ouro; Florianópolis, Universidade Federal de Santa Catarina, 1974;
SOUZA, Sara Regina de, Antônio Francisco Lisboa: Estudo sobre o Barroco; Florianópolis, Universidade Federal de Santa Catarina, 1973;

TIRAPELI, Percival (org.), Arte Sacra Colonial/ Barroco Memória Viva, São Paulo, UNESP, 2001;
TODOROV, Tzvetan, A Conquista da América/ A Questão do Outro, trad. B. Perrone-Moisés, São Paulo, Martins Fontes, 2003;
TOLEDO, Benedito Lima de, “Do séc. XVI ao início do séc. XIX: maneirismo, barroco e rococó”, em ZANINI, Walter (coordenador): História Geral da Arte no Brasil. São Paulo, Instituto Walther Moreira Sales e Fundação Djalma Guimarães, 1983, Vol. I, Cap. 3, págs. 89 e segs;
TOLEDO, Caio Navarro de, ISEB: Fábrica de Ideologias, São Paulo, Ática, 1977;

VALLADARES, Clarival do Prado, “O negro brasileiro nas artes plásticas” e “A iconologia africana no Brasil”, in N. Aguilar (org.), op. cit., pp. 426-9; 448-50; “A iconologia africana no Brasil”(repub.) in ARAUJO, E., Arte e Religiosidade no Brasil/ Heranças Africanas/ II Encontro Nacional de Cultura, catálogo, São Paulo, Pinacoteca do Estado, 1997, pp. s.n.;
VASCONCELOS, Sylvio de, Vida e obra de Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho; Companhia Editorial nacional, 1979;
VIDAL, Lux (et alii), Arte e Corpo: Pintura sobre a Pele e Adornos de Povos Indígenas Brasileiros, catálogo de Sala Especial do 8. Salão Nacional de Artes Plásticas/ A Arte e seus Materiais, Rio de Janeiro, Ministério da Cultura/ Funarte, 1985;
Vv. Aa., Arte no Brasil, São Paulo, Abril Cultural, 1979;
Vv. Aa., Revista do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, vol. 18, Rio de Janeiro, Ministério da Educação e Cultura, 1978;
Vv. Aa, Revista USP / Dossiê Brasil dos Viajantes, São Paulo, USP, Junho/Agosto 1996, nº 30 (ensaios e artigos de Ana Maria Belluzzo, Eddy Stols, José Roberto Teixeira Leite, Leyla Perrone-Moisés, Martin Boeseman e outros);

WISNICK, Guilherme, Lucio Costa, São Paulo, Cosac & Naify, 2001;
WISNICK, Guilherme (org.), O Risco: Lucio Costa e a Utopia Moderna: depoimentos do filme de Geraldo Motta Filho, Rio de Janeiro, Bang Bang Filmes Produções, 2003;

XAVIER, Alberto (org.), Depoimento de uma Geração - Arquitetura Moderna Brasileira, São Paulo, Cosac & Naify, 2003;
XAVIER, Ismail, Alegorias do Subdesenvolvimento: Cinema Novo, Tropicalismo, Cinema Marginal, São Paulo, Brasileinse, 1993;

ZANINI, Walter (Editor), História Geral da Arte no Brasil, São Paulo, Instituto Walther Moreira Salles e Fundação Djalma Guimarães, 1983;
ZÍLIO, Carlos (ed.resp.), Gávea/ Revista de História da Arte e Arquitetura, Numero Especial/ 7, Rio de Janeiro, Departamento de História-PUC/RJ, dezembro de 1989;
ZÍLIO, Carlos, A Querela do Brasil: a Questão da Identidade da Arte Brasileira: a Obra de Tarsila, Di Cavalcanti e Portinari, Rio de Janeiro, Relume-Dumará, 1997;


**


O BARROCO NO BRASIL

Lista de temas para seminários

1. A construção histórica da “questão da formação”;
2. A consciência do subdesenvolvimento;
3. A questão da formação: o debate atual;
4. A formação da arquitetura moderna brasileira;
5. O SPHAN;
6. O universo simbólico do homem pré-histórico nordestino;
7. Do ameríndio ao acaboclado;
8. A arte corporal e outras artes dos ameríndios (do Brasil);
9. A arquitetura religiosa;
10. A arquitetura do engenho e a descrição da fabricação do açucar por Antonil;
11. Pernambuco sob o domínio holandês;
12. O barroco reinol do Nordeste;
13. A arquitetura de São Paulo, séculos 16 e 17: a casa bandeirista e outras, e a influência
hispânica em São Paulo;
14. A questão do escravismo;
15. A presença negra;
16. O barroco mineiro;
17. Rio de Janeiro: a construção de uma capital colonial;
 

Clique para consultar os requisitos para CAP0302

Clique para consultar o oferecimento para CAP0302

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP