• Introduzir o aluno no universo da produção audiovisual, fundamentá-lo teoricamente e prepará-lo para a produção propriamente dita de projetos audiovisuais.• Ampliar a discussão a respeito da realização audiovisual, sobre a ótica das diferentes técnicas e tecnologias empregadas no decorrer de sua história, dando acesso ao conhecimento das ferramentas básicas para a manipulação de conteúdos através das mídias digitais.• Analisar os componentes básicos da produção de um filme, ou seja, cenário, figurinos, maquiagem, direção de arte, efeitos especiais mecânicos, eletrônicos, e os processos de pós-produção de imagem nos seus aspectos práticos e criativos sobre o enfoque da composição da Imagem.
Introduzir o aluno no universo da produção audiovisual, fundamentá-lo teoricamente e prepará-lo para a produção propriamente dita de projetos audiovisuais.
1. Pré-Produção; Produção propriamente dita (filmagens); Pós-Produção.2. Organograma das funções dentro de uma equipe de filmagem. 3. O papel do diretor no planejamento e na produção de filmes. 4. Análise Técnica. 5. Orçamento. Orçamento padrão. Elementos que afetam o orçamento de um filme.6. Responsabilidades do produtor na realização fílmica – Logística de Produção.7. Planejamento, pré-produção e cronograma de filmagem. Desenho de Produção. Plano de produção. Cronograma de Desembolso. Plano de Filmagem: considerações. 8. Preparando para Filmar. Ordem do Dia. Ficha de Continuidade. Boletim de Som. Boletim de Câmera.9. O Diretor de Arte e a idéia de acabamento – cenários, figurinos, maquiagem. 10. Qualidades do figurino. Informativo, Narrativo, Funcional. Qualidade plástica. A roupa como a pele do personagem. Vestir o ator ou vestir o personagem. Estilo de roupa. Figurino como elemento narrativo.11. Cenografia e Direção de Arte. A equipe. Qualidades da Cenografia. Cenários. Adereços.
DEKEN, Joseph. "Computer Images: State of Art". London: Thames & Hudson, 1984.ENGLANDER, A. A. e Paulo Petzold. "Filming for Television". New York: Housting House, 1976.KONISBERG, Ira. "The Complete Film Dictionary". New York: New American Library, 1987.MACHADO, Arlindo. “Máquina e Imaginário: o desafio das poéticas Tecnológicas”. São Paulo: EDUSP, 1993.MARTIN, Marcel. “A Linguagem Cinematográfica”. São Paulo: Ed. Brasiliense, S/D. MITRI, Jean. “Historia del Cinema Experimental”. Valencia: Fernando Torres Editor, 1971.MANTOVANI, Ana. “Cenografia”. São Paulo, Ed. Atica, 1989.NERO, Cyro Del. “Com ou sem a Folha da Parreira: A Curiosa História da Moda”. São Paulo, Editora Anhembi Morumbi, 2007. RODRIGUES, Chris. “O Cinema e a Produção - Para Quem Gosta, Faz ou Quer Fazer Cinema”. Rio de Janeiro: Editora: , 3ª Ed., 2007.SADOUL, George. "El Cinema: Sa Art, Sés Techniques, Son Economie". Paris: La Bibliotheque Française, 1948. SANTOS, Rudi. “Manual do Vídeo”. Rio de Janeiro: Ed. Universidade Federal do Rio de Janeiro, 1993.SMITH, Thomas G. "Industrial, Light & Magic: The Art of Special Effects", New York: Ballantine Books, 1986.STEPHENSON, Ralph e J. R. Debrix. "O Cinema Como Arte". Rio de Janeiro. Zahar Ed. 1969.WATTS, Harris. “On Câmera: O Curso de Produção de filme e vídeo da BBC”. São Paulo: Summus, 1990.