Aprofundar e acompanhar a discussão a respeito da realização audiovisual, sobre a ótica das diferentes técnicas e tecnologias empregadas no decorrer de sua história, dando acesso ao conhecimento das ferramentas para a manipulação de conteúdos através das mídias digitais. Analisar os processos de pós-produção de um filme e dos efeitos especiais mecânicos, eletrônicos e óticos, nos seus aspectos práticos e criativos sobre o enfoque da composição da imagem.
Analisar os processos de pós-produção de um filme e dos efeitos especiais mecânicos, eletrônicos e óticos, nos seus aspectos práticos e criativos sobre o enfoque da composição da imagem.
1- Pós Produção e Finalização. 2- A imagem digital. Efeitos especiais eletrônicos: recursos disponíveis. Computação gráfica bi e tri-dimensional. 3- Efeitos especiais mecânicos, eletrônicos e óticos. 4- Captação de Som. Captação de Som Direto. Gravação de áudio. Tipos de microfones. Operação de áudio. Perspectiva Acústica. 5- Sonorização. 6- Produção Musical. A importância da Trilha Musical. Música Incidental. Música do personagem. 7- Sonoplastia. Efeitos Sonoros. Ruídos. Dublagem. Mixagem.
DEKEN, Joseph. "Computer Images: State of Art". London: Thames & Hudson, 1984.ENGLANDER, A. A. e Paulo Petzold. "Filming for Television". New York: Housting House, 1976.KONISBERG, Ira. "The Complete Film Dictionary". New York: New American Library, 1987.MACHADO, Arlindo. “Máquina e Imaginário: o desafio das poéticas Tecnológicas”. São Paulo: EDUSP, 1993.MARTIN, Marcel. “A Linguagem Cinematográfica”. São Paulo: Ed. Brasiliense, S/D. MITRI, Jean. “Historia del Cinema Experimental”. Valencia: Fernando Torres Editor, 1971.MANTOVANI, Ana. “Cenografia”. São Paulo, Ed. Atica, 1989.NERO, Cyro Del. “Com ou sem a Folha da Parreira: A Curiosa História da Moda”. São Paulo, Editora Anhembi Morumbi, 2007. RODRIGUES, Chris. “O Cinema e a Produção - Para Quem Gosta, Faz ou Quer Fazer Cinema”. Rio de Janeiro: Editora: Lamparina 3ª Ed. 2007SADOUL, George. "El Cinema: Sa Art, Sés Techniques, Son Economie". Paris: La Bibliotheque Française, 1948. SANTOS, Rudi. “Manual do Vídeo”. Rio de Janeiro: Ed. UFRJ, 1993.SMITH, Thomas G. "Industrial, Light & Magic: The Art of Special Effects", New York: Ballantine Books, 1986.STEPHENSON, Ralph e J. R. Debrix. "O Cinema Como Arte". Rio de Janeiro. Zahar Ed. 1969.WATTS, Harris. “On Câmera: O Curso de Produção de filme e vídeo da BBC”. São Paulo: Summus, 1990.PERIODICOS: Revistas “Tela Viva” e “American Cinematographer”