A disciplina tem como objetivo estimular o desenvolvimento de poéticas visuais por meio da reflexão sobre o uso de imagens nos discursos contemporâneos e seus significados.
Por meio da discussão sobre a utilização de imagens na literatura e no cinema, estabelecer fundamentos para a utilização de imagens nas artes visuais.
1. Imagem e mercadoria.2. Imagem e tempo.3. Imagem e realidade. 4. Imagem e superfície.5. Imagem e negação.
AGAMBEN, Giorgio. O que é o contemporâneo? e outros ensaios. Chapecó, SC: Argos, 2009.____. Estâncias: A palavra e o fantasma na cultura ocidental. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2011.BADIOU, Alain. Pequeno manual de inestética. São Paulo: Estação Liberdade, 2002.BENJAMIN, Walter. A obra de arte na época de sua reprodutibilidade técnica. Porto Alegre: Editora Zouk, 2012.____. Passagens. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2006. ____. Sobre Arte, Técnica, Linguagem e Política. Lisboa: Relógio D’Água Editores, 1992.BEZERRA DE MENEZES, Ulpiano T. A crise da memória e as ambiguidades da amnésia social. In: Simpósio Internacional FIAT 30+ / São Paulo. Trabalho não publicado.BUCK-MORSS, Susan. Walter Benjamin: escritor revolucionário. Tradução: Mariano López Seoane. Buenos Aires: Interzona Editora S.A., 2005. CABBANE, Pierre. Marcel Duchamp: Engenheiro do Tempo Perdido. São Paulo: Editora Perspectiva, 1987.COTRIM, Cecília; FERREIRA, Glória. Escritos de artistas: Anos 60/70. Rio de janeiro: Jorge Zahar, 2006.DIDI_HUBERMAN, Georges. O que vemos, o que nos olha. São Paulo: Editora 34, 2013. DUBOIS, Philippe. O Ato Fotográfico. Campinas, SP: Papirus, 1993.FOSTER, Hal. The Return of the Real. Massachusetts: The MIT Press, 1996.FOUCAULT, Michel. As palavras e as coisas. São Paulo: Livraria Martins Fontes Editora, 1981.____. Of other spaces. In: Documenta X: The book. Ostfilden: Cantz-Verlag, 1997.GADAMER, Hans-Georg. A atualidade do belo: A arte como jogo, símbolo e festa. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1985.GADAMER, Hans-Georg. A atualidade do belo: a arte como jogo, símbolo e festa. Tradução: Celeste Aida Galvão. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1985.HARVEY, David. Condição pós-moderna: Uma pesquisa sobre as origens da mudança cultural. Tradução: Adail Ubirajara Sobral, Maria Stela Gonçalves. São Paulo: Edições Loyola, 1992.INTERNACIONAL Situacionista. Situacionista: Teoria e prática da revolução. São Paulo: Conrad Editora do Brasil, 2002. (Coleção Baderna).JACQUES, Paola Berenstein (Org.). Apologia da deriva: Escritos situacionistas sobre a cidade. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2003.JAPPE, Anselm. Guy Debord. Lisboa: Antígona, 2008.____. Fin de la révolution et fin de la fin de l’art? In: Desformas / Sessão Especial / A formação e a espada. São Paulo. Trabalho não publicado.KR¬AUSS, Rosalind. A voyage on the North Sea: art in the age of the post-medium condition. London: Thames and Hudson, 2000.____. O fotográfico. Tradução: Anne Marie Davée. Barcelona: Editorial Gustavo Gili SA, 2002.____. The Originality of the Avant-Garde and Other Modernist Myths. Cambridge / London: The MIT Press, 1985.LÖWY, Michael. Walter Benjamin - aviso de incêndio: Uma leitura das teses “Sobre o conceito de história”. São Paulo: Boitempo, 2005.MACHADO, Arlindo. O Quarto Iconoclasmo e Outros Ensaios Hereges. Rio de Janeiro: Marca d’Água Livraria e Editora Ltda, 2011.____. Os anos de chumbo: Mídia, poética e ideologia no período de resistência ao autoritarismo militar (1968 – 1985). Porto Alegre: Sulina, 2006.NESBIT, Molly; OBRIST, Hans Ulrich; TIRAVANIJA, Rirkrit. What is a station? In: BONAMI, Francesco; FRISA, Maria Luisa (Ed.). 50th International Art Exhibition - dreams and conflicts: the dictatorship of the viewer. Venezia: La Biennale di Venezia, 2003, pp. 327-336.OBRIST, Hans Ulrich (Ed.). Do it. New York: Independent Curators Incorporated, 1997.SONTAG, Susan. Diante da dor dos outros. São Paulo: Companhia das Letras, 2003.SZEEMAN, Harald, (Ed.). Live in your head: When attitudes become form: words, concepts, processes, situations, information = Wenn Attitüden Form werden: Werke, Konzepte, Vorgänge, Situationen, Information: Kunsthalle Bern 22.3 –27.4.1969: catálogo. Bern: Kunsthalle, 1969. Catálogo de exposição.WARBURG, Aby. Atlas Mnemosine. Madrid: Ediciones Akal S.A., 2010.ZIZEK, Slavoj. A visão em paralaxe. São Paulo: Boitempo, 2008.____. Bem-vindo ao deserto do real: cinco ensaios sobre o 11 de setembro e datas relacionadas. São Paulo: Boitempo, 2003.